CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisadora com experiências no campo abrirá o 13º Enaext

Vivências de extensão em nível de ministério federal englobam a realidade da região do Pontal do Paranapanema


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Antonio Scarpinetti – Ascom/Unicamp Pesquisadora com experiências no campo abrirá o 13º Enaext
Dra. Sonia Bergamasco discorrerá sobre a extensão do conhecimento que transforma


Inserido no Enepe 2015 – Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão –, o 13º Encontro Anual de Extensão (Enaext) será aberto com a conferência da Dra. Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco. A pesquisadora vinculada à Unicamp discorrerá sobre o tema “A Extensão do Conhecimento que Transforma”. Suas experiências com atividades no campo causam proximidade com a realidade da região de impacto das ações extensivas da Unoeste: o Pontal do Paranapanema, que abriga o maior número de famílias assentadas (5,8 mil) pela reforma agrária no Brasil.

Em suas vivências de extensão, a engenheira agrônoma prestou serviços ao Ministério do Desenvolvimento Agrário; do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) – organismo internacional especializado em agricultura e bem-estar rural vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA); e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Realizou trabalhos de formação de extensionistas e de avaliação da Política de Assistência Técnica e Extensão Rural brasileira.

A conferência no Enepe/Enaext será às 8h30 do dia 20 de outubro, no auditório Azaleia, no bloco B3, no campus II da Unoeste. A atuação como debatedora caberá à pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária Dra. Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima. A participação da Dra. Sonia Bergamasco é esperada com as melhores expectativas, por conta de sua formação e vasta experiência. Graduada pela USP em 1969, fez mestrado em extensão rural pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em agronomia, com ênfase em agricultura, pela Unesp.

Possui pós-doutorado pela Unicamp; especialização em extensão rural para o desenvolvimento socioeconômico pela Agricultural University Wageningen, da Holanda; pós-doutorado pela École de Hautés Études em Sciences Sociales, da França. É professora titular da Unicamp, atuando na Faculdade de Engenharia Agrícola na área de planejamento e desenvolvimento rural.  Nas áreas de extensão rural tem atuado especialmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural sustentável, reforma agrária e assentamentos rurais. É autora de 16 livros, dentre eles: O que são Assentamentos Rurais.
 
Serviço: O Enepe será realizado de 19 a 22 de outubro. A abertura geral ocorrerá na noite do primeiro dia, ficando o segundo dia reservado ao 13º Enaext, seguindo o 20º Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (Enapi) no dia 21 e o 12º Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens) no dia 22. Inscrições no site.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem