CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Rádio Clube Atalaia oferece espaço diário ao Projeto Rondon

Diariamente, rondonistas tem meia hora para divulgar a programação e fazer balanço do dia anterior


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Rádio Clube Atalaia oferece espaço diário ao Projeto Rondon
Fernanda, falando na rádio, entre Jorel e João Figueiredo
Foto: João Paulo Barbosa Rádio Clube Atalaia oferece espaço diário ao Projeto Rondon
Atividade física com moradores e o padre Oliveira
Foto: João Paulo Barbosa Rádio Clube Atalaia oferece espaço diário ao Projeto Rondon
Odila Santos; cozinheira cedida pela prefeitura


A atuação do Projeto Rondon em Acorizal (MT) ganhou uma importante aliada: a Rádio Clube Atalaia. A emissora de grande audiência local e regional, diariamente cede meia hora em sua grade de programação. Os rondonistas divulgam a programação e fazem balanço das atividades realizadas no dia anterior. Das 11h30 às 12h, o produtor e apresentador do programa esportivo João Figueiredo entrevista uma dupla de rondonistas, formada por representantes da Unoeste e da PUC de Curitiba (PR).

A cessão do espaço foi feita com a aprovação do diretor da emissora, Claudomiro Gomes do Nascimento, como forma de contribuir com o projeto realizado pelo governo federal e que envolve nove ministérios, tendo à frente o Ministério da Defesa. A comunicação, via rádio, proporcionou visibilidade ao projeto e às duas instituições envolvidas, que se tornaram conhecidas pela população de mais de 5 mil habitantes e por moradores da circunvizinhança.

Além de radialista, Figueiredo é líder comunitário com atuação no segmento esportivo. Presta assessoria de divulgação à Coordenadoria Municipal de Esportes. Filho de família pioneira de Acorizal, também é comerciante: dono de sorveteria. O seu programa no rádio permite a participação por telefone e teve até ouvintes oferecendo música aos rondonistas, numa manifestação de gratidão pelos serviços prestados e pela convivência da operação que acontece de 10 a 26 deste mês.

Num dos programas desta semana, falaram na rádio os universitários, que prestam serviços voluntários no Rondon, Fernanda Takabatake e Matheus Jorel, respectivamente dos cursos de Enfermagem e Ciências Biológicas da Unoeste e da PUC. Na fala de Fernanda, além de divulgar as atividades, houve apelo à participação da comunidade nas oficinas, como as de higiene bucal para crianças, atividade com a voz e prevenção à violência.
 
Atividade física – Na área de lazer próxima à vila que deu origem a Acorizal, à margem do rio Cuiabá, o estudante de Educação Física Thiago Constantino Barbosa orientou moradores sobre a prática de atividade física, oferecendo atividade prática de alongamento e ginástica. Também instruiu sobre o uso da academia popular, nos mesmos moldes das que existem em Presidente Prudente, instaladas no Parque do Povo e outros espaços públicos. Na noite de domingo (19), logo após a missa na Igreja Nossa Senhora de Brotas, até o padre Wellyngthon Jonny de Oliveira participou dos exercícios físicos, paramentado com sua batina.
 
Alimentação – As delegações da Unoeste e da PUC, cada uma formada por dois professores e oito  estudantes – diariamente acompanhadas pelo subtenente do Exército, José Roberto de Paula Santos – estão alojadas na Escola Estadual Pio Machado, no centro de Acorizal. A alimentação é preparada pela cozinheira cedida pela prefeitura, Odila Santos. “Cozinho 2,5 kg de arroz por dia, mas ainda sobra. Eles comem mais verduras. Quando têm tempo, alguns estudantes me ajudam na cozinha. São criativos e fazem alguns pratos diferentes, além de pizza e bolo. Também são muito educados, pois tratam a gente por igual, embora sejam estudados”, disse Odila.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem