CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Rondon realiza atendimentos no espaço da Feira Municipal

Foram prestados cerca de 300 atendimentos durante a manhã de domingo, com a realização de sete serviços


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Rondon realiza atendimentos no espaço da Feira Municipal
Realização da feira da saúde, no espaço Feira Municipal
Foto: João Paulo Barbosa Rondon realiza atendimentos no espaço da Feira Municipal
Manézinho da viola de cocho aprova a feira da saúde
Foto: João Paulo Barbosa Rondon realiza atendimentos no espaço da Feira Municipal
Rondonistas com os jovens e a coordenação da Missão Caleb


No 9º de 16 dias da operação Bororos em Acorizal (MT), no domingo (19) o Projeto Rondon instalou feira de saúde no espaço da Feira Municipal. Durante a manhã foram prestados cerca de 300 atendimentos, com a oferta de sete serviços realizados por rondonistas da Unoeste e da PUC de Curitiba (PR). Foi uma das maiores mobilizações de moradores locais em uma única ação, entre as dezenas do amplo programa previamente elaborado.

Moradores e visitantes de Acorizal foram contemplados com aferição de pressão arterial, teste de glicemia (diabetes), avaliação de voz e audição na área de fonoaudiologia, orientação para detecção e prevenção do câncer de mama, avaliação do índice de Massa Corporal (IMC), orientação nutricional e acuidade visual. Coincidentemente, outra ação no mesmo local ofereceu serviços como corte de cabelo e recreação, pela Missão Caleb, da Igreja Adventista do 7º Dia.

Parte dos cerca de 50 jovens da Caleb passou pelos serviços do Rondon. Conforme o coordenador regional da missão Edimir Folha, acabou ocorrendo uma parceria muito positiva para os jovens que são estimulados para o serviço voluntário. Procedentes do município de Nobres, 30 jovens se uniram a outros 20 de Acorizal, ofertando serviços à comunidade de 10 a 24 deste mês. Por estarem inseridos no público-alvo do ensino universitário, foram convidados pelo Rondon para a feira das profissões, quarta-feira (22) desta semana.

Entre personagens expressivos da cidade, esteve na feira de saúde Manoel Ferreira da Silva, de 84 anos de idade, o único a fabricar artesanalmente viola de cocho na região da Baixada Cuiabana. Fez teste de glicemia e aferição de pressão arterial. O secretário municipal de saúde, Diego Figueiredo Taques, acompanhou os serviços e disse que o trabalho feito pelos rondonistas representa grande contribuição para Acorizal, não somente nessa área específica, mas também em outras áreas como a da assistência social.

Engenheiro sanitarista pela Universidade de Cuiabá (Unic), Taques possui referências sobre a Unoeste enquanto instituição que contribuiu para que a capital do Mato Grosso tivesse uma grande escola de ensino superior. É que o fundador da Unic, Altamiro Belo Galindo, trabalhou por alguns anos na Unoeste, recebendo de Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima – hoje Chanceler e Reitora – apoio para criar e instalar a Universidade de Cuiabá.

Avó de dois médicos, Glória Martins Ignácio apresentou alto índice de colesterol (308). Moradora de Cuiabá, contou que estava de visita na propriedade rural de sua cunhada e ao chegarem à feira se surpreenderam com a ação de saúde. Aproveitou para fazer o teste de glicemia, despois de ter comido doce caseiro. “Meus netos brigam comigo, mas não resisto a doces. Foi bom fazer o teste, pois achava que o índice não estava tão alto”, comentou e elogiou a feira de saúde.

A operação Bororos, realizada em 30 municípios mato-grossenses – com envolvimento de 31 instituições de ensino superior e mais de 300 universitários – começou no dia 10 e prossegue até 26 deste mês, incluindo dois dias iniciais e dois finais com reuniões no 44º Batalhão de Infantaria, unidade do Exército Brasileiro em Cuiabá. Cada Instituição enviou oito estudantes e dois professores como coordenador e adjunto, sendo os da Unoeste, Raquel Camargo e Willys Tristão. O Projeto Rondon é realizado pelo Ministério da Defesa

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem