CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste conclui treinamento com brigadistas

Última atividade ocorreu durante esta semana com a equipe de vigilantes da universidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Unoeste conclui treinamento com brigadistas
Treinamento teve momentos teóricos e práticos


Nesta quinta-feira (16), o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Seesmt) da Unoeste concluiu a última etapa do treinamento com a equipe de brigadistas da universidade. Desta vez foi a equipe de vigilantes que passou por atividades teóricas e práticas transmitidas pelo bombeiro aposentado Osvaldo Natal Ramos, que integra o quadro de docentes da instituição.
 
“Já fizemos esse treinamento com funcionários de outros setores que se dispuseram a fazer parte da brigada de incêndio. Agora estamos reciclando os vigilantes”, comenta Ramos. Segundo ele, esses funcionários estão 24 horas na universidade, presentes em locais estratégicos, como nas saídas de emergência, portarias, guaritas, e, por isso, precisam estar sempre bem orientados para que se houver qualquer situação de urgência e emergência possam atuar rapidamente.
 
Trata-se de uma capacitação que visa orientar todos no sentido de prevenir, seja no trabalho ou em casa, “pois a prevenção evita qualquer acidente”. Além do treinamento teórico de combate a incêndio, os seguranças passaram pela prática, usando extintores e hidrantes; e com boneco treinaram técnicas de primeiros socorros, como em casos de paradas respiratórias, ataques epiléticos, entre outras situações.
 
Durante a apresentação teórica, o docente mostrou atitudes comuns do dia a dia, mas que são extremamente perigosas, como sobrecarregar uma tomada, instalações elétricas expostas, deixar um ventilador de teto ligado sem que ninguém esteja no local, entre outras. “Todo cidadão deve se preocupar com medidas que possam prevenir incêndios e/ou facilitar seu combate, na empresa onde trabalha e também em sua residência”.
 
O vigilante Laudelino do Nascimento Leite diz que é sempre importante retomar tais conhecimentos. “É um serviço de prevenção e temos que estar preparados e confiantes para atitudes certas, mesmo sabendo que nos campi da Unoeste é pouco provável que ocorra qualquer princípio de incêndio, já que a instituição segue as normas e prioriza a segurança de todos”.

Mais segurança – Já estão em circulação as duas novas viaturas com giroflex, adquiridas recentemente pela universidade, e que está inserida no patrulhamento motorizado da Unoeste que inclui também quatro motos. Conforme o supervisor de segurança da universidade, major Hélio Ferreira de Melo, esses novos carros amplia também a segurança da comunidade acadêmica.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem