CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Música participa do projeto DiverSampa em São Paulo

Docentes, alunos e egressos do curso realizaram visita monitorada a vários pontos históricos da capital paulista


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Música participa do projeto DiverSampa em São Paulo
Participantes da atividade visualizam belezas de diversos espaços e suas relações históricas com a sociedade
Foto: Cedida Música participa do projeto DiverSampa em São Paulo
Alunos da Unoeste experimentam acústica de igrejas dos séculos 18 e 19 cantando repertório do período imperial
Foto: Cedida Música participa do projeto DiverSampa em São Paulo
Viagem encerrou-se com apresentações na Sala São Paulo

Idealizado em 2013, o DiverSampa é uma caminhada cultural cronometrada por São Paulo (SP), monitorada por membros do Núcleo de Musicologia Social da Unesp. O mote central da iniciativa é compreender a cidade como múltipla e complexa em seus aspectos arquitetônico, musical, religioso e social. Diante de tal importância, o curso de Música da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp/Unoeste) promoveu uma viagem à capital paulista para a participação no projeto. Alunos e egressos da graduação integraram a atividade sob o acompanhamento das docentes Patrícia Lakchmi Leite Mertzig Gonçalves de Oliveira, Sabrina Laurelee Schulz Toffolo e Sheila Regiane Franceschini.
 
Sabrina explica que o DiverSampa foi concretizado pelo professor do Instituto de Artes da Unesp e pesquisador na área de musicologia, Dr. Paulo Castagna. “O passeio começou na capela do mosteiro de São Bento. Na ocasião, Fernando Lacerda, doutorando de Castagna, falou sobre a arquitetura, vida e a música desse ambiente, que ainda é praticada em latim. Posteriormente, passamos por outros locais, como o Parque do Anhangabaú, Avenida São João, Praça Ramos, Praça da Sé, Pátio do Colégio, Solar da Marquesa de Santo, Praça João Mendes e Largo da Pólvora”, explica.
 
Ela comenta que os orientandos de Castagna, Alexandre Abreu e Alexandre Röhi, explicaram aos visitantes sobre os monumentos e teatros visualizados durante o trajeto, destacando a importância histórico-cultural desses locais para São Paulo. “Camila Bomfim, musicista do Jazz Sinfônica e professora da Escola de Música do Estado de São Paulo (Empes) Tom Jobim abrilhantou a nossa caminhada ressaltando os problemas e as belezas das instituições e as suas relações históricas com a sociedade paulistana”.
 
A professora relata que nas visitas às igrejas construídas nos séculos 18 e 19, os participantes experimentaram a acústica dos ambientes, cantando a quatro vozes partes do repertório da época imperial sob acompanhamento instrumental de órgãos tubulares do século 19. “Nunca tinha passado por uma experiência desse tipo. O resultado ficou muito bom e foi surpreendente. Aliás, toda a viagem foi maravilhosa”, destaca a acadêmica do 5º termo de Música da Unoeste, Karen Rodrigues da Rocha.
 
Após o passeio, a turma da Unoeste se dirigiu à Sala São Paulo para assistir a um concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo regido pelo maestro Giancarlo Guerrero e uma apresentação do grupo mexicano de percussão Tambuco.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem