CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Professores são estimulados a ofertarem ensino com pesquisa

Proposta está focada em promover o desenvolvimento da autonomia intelectual e habilidades do estudante


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Professores são estimulados a ofertarem ensino com pesquisa
Olga Maria: oficina ofertada em clima de descontração
Foto: Homéro Ferreira Professores são estimulados a ofertarem ensino com pesquisa
Manhã de estudos para professores recém-contratados
Foto: Homéro Ferreira Professores são estimulados a ofertarem ensino com pesquisa
Participantes da oficina sobre didática no ensino superior


A cada início de semestre a Pró-reitoria Acadêmica (Proacad) da Unoeste promove a oficina sobre didática no ensino superior, destinada aos professores recém-contratados e ministrada pela pedagoga Olga Maria de Andrade Pereira Boscoli. A deste período ocorreu sábado (1) durante a manhã no auditório Jasmim, no campus I. Participaram 30 profissionais de diferentes áreas. Dentre vários assuntos tratados, houve estímulo aos professores para praticar ensino com a utilização de pesquisa; seguindo a proposta do filósofo e sociólogo Pedro Demo, estudioso da educação, de desenvolver a autonomia intelectual e habilidades do estudante.

Conforme vídeo exibido aos novos professores da Unoeste, Demo disse que quem gosta de aula é professor, enquanto o estudante gosta de se desafiar para desenvolver habilidades. Classificou o papel do professor como fundamental para orientar e avaliar, tendo na avalição o cuidado em conduzir o aprendizado e não somente o de classificar.

Olga também tratou a avaliação e seus instrumentos, com a ótica de que avaliação é também momento de aprendizagem e não de acerto de contas. Falou ainda sobre metodologias ativas e do relacionamento aluno e professor. Abriu a oficina discorrendo sobre a missão da Unoeste, do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e da proposta pedagógica dos cursos.

O professor do curso de Design de Interiores, Paulo Roberto Gonçalves Oliveira, procedente de Londrina (PR), disse que ingressou na Unoeste no começo deste ano, mas somente agora pode participar da oficina. Para ele, é essencial estimular o estudante a pesquisar em sua área de atividade. Seu pensamento é que design de interiores precisa de bibliografia própria e não a produzida por profissionais de outras áreas, como tem ocorrido. “Para nossa área, pesquisar é urgente e necessário. Nosso aluno precisa ser motivado a pesquisar juntamente com a gente, para construirmos conhecimentos específicos”, pontuou.

Além dele, participaram da oficina professores de Odontologia, Engenharia Civil, Medicina, Agronomia, Psicologia, Fisioterapia, Química, Engenharia Elétrica, Recursos Humanos, Nutrição, Enfermagem, Medicina Veterinária, Zootecnia, Pedagogia, Direito, Biomedicina, Publicidade, Gastronomia, Educação Física, Jogos Digitais e Jornalismo; professores que passam a atuar nos cursos ofertados pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) e nos mestrados em Educação, além de Fisiopatologia e Saúde Animal.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem