CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto ambiental planeja estratégias para educar ribeirinho

Morador da área de influência do reservatório de hidrelétrica será instruído para proteger a flora e a fauna


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Projeto ambiental planeja estratégias para educar ribeirinho
Delegado Magalhães: educação como meio para proteger o meio ambiente
Foto: João Paulo Barbosa Projeto ambiental planeja estratégias para educar ribeirinho
Cunha, Magalhães, Menezes, Leila e Celso Campos
Foto: João Paulo Barbosa Projeto ambiental planeja estratégias para educar ribeirinho
Participantes do workshop realizado na Delegacia da Polícia Federal

São iniciadas as ações práticas do Projeto de Preservação, Repressão e Educação Ambiental (Prea), com a realização nesta sexta-feira (28) do workshop de construção de estratégias para a educomunicação e a gestão ambiental das comunidades ribeirinhas da área de influência do reservatório de 225 mil hectares da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, no rio Paraná. O evento ocorreu na Delegacia da Polícia Federal em Presidente Prudente, que desenvolve o projeto juntamente com o Ministério Público Federal e com a parceria institucional da Unoeste, por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e com o envolvimento de vários cursos.

Participaram representantes das prefeituras de Rosana, Teodoro Sampaio, Mirante do Paranapanema, Presidente Epitácio, Panorama e Paulicéia, os quais agirão como agentes multiplicadores. Na abertura, o delegado chefe da Polícia Federal na região do oeste paulista, Eder Rosa de Magalhães, deu as boas-vindas e agradeceu aos parceiros, citando a Unoeste. O prefeito de Panorama Luís Carlos Henrique da Cunha classificou o Prea como iniciativa fantástica e considerou que somente através da educação será possível obter resultados no combate a todo tipo de agressão ao meio ambiente.

O capitão de corveta Hélio Sancher Santos de Menezes, que responde pela Capitania dos Portos em Presidente Epitácio, enalteceu a iniciativa do projeto e disse que a Marinha mantém sua parcela de contribuição fiscalizando a navegação, promovendo a salvaguarda humana e realizando prevenção sobre as agressões ambientais. Em nome da Unoeste, a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Leila Maria Sotocorno e Silva considerou o workshop como dia de celebrar a parceria e fez um apelo aos representantes dos municípios para assumirem o compromisso de agentes multiplicadores do conteúdo teórico e prático proporcionado pelo Prea.

Feita a abertura, incluindo a execução do Hino Nacional Brasileiro e as falas dos integrantes da mesa, o delegado Magalhães falou sobre proposta do Prea, numa apresentação ilustrada com imagens da usina, do lago e dos impactos ambientais. A programação seguiu com debate em grupos; palestra do procurador do Ministério Público Federal na região de Presidente Prudente, Luís Roberto Gomes; escolha do interlocutor de cada município; plenária com apresentações de painéis de cada município; identificação de pontos comuns dos cinco municípios; e socialização dos resultados alcançados para a formalização de projetos.

As atividades começaram pela manhã e foram além das 17h, com as participações dos envolvidos na realização, dos representantes dos municípios e com a Proext representada pela coordenadora de ações extensivas gerais Cidinha Martines. Assim que definidos os projetos, serão desenvolvidas nos municípios ações do programa educacional sustentado nos princípios da sensibilização, compreensão, competência, responsabilidade e cidadania. Todas as estratégias estarão voltadas à preservação e ao desenvolvimento sustentável.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem