CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Secretário estadual de Agricultura integra evento sobre ILPF

Mais de 800 pessoas estiveram envolvidas na Reunião Técnica e Dia de Campo sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Secretário estadual de Agricultura integra evento sobre ILPF
“Iniciativa diminui distância entre o conhecimento técnico e o cotidiano do produtor rural”, Arnaldo Jardim
Foto: Gabriela Oliveira Secretário estadual de Agricultura integra evento sobre ILPF
Cerca de 500 pessoas compareceram ao Espaço Solarium da Unoeste, para a reunião sobre ILPF
Foto: Gabriela Oliveira Secretário estadual de Agricultura integra evento sobre ILPF
Em estação do Dia de Campo, professores Paulo Claudeir Gomes da Silva e Edemar Moro apresentaram o Sistema Santa Ana (SSA)

“Durante muito tempo, o Estado de São Paulo foi o maior polo de produção agropecuária do Brasil. Hoje, apesar disso não ser mais uma realidade, o Estado continua na vanguarda da difusão de tecnologias como os sistemas integrados, por meio de institutos de pesquisa e de ensino, públicos e particulares”. Com essa afirmação, o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, participou, na noite desta quarta-feira (26), da Reunião Técnica sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), no Espaço Solarium, campus II da Unoeste. Promovido pela universidade, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Cooperativa Agroindustrial (Cocamar), com o apoio do Grupo Carlos Viacava (CV), o evento reuniu cerca de 500 pessoas, entre pesquisadores, produtores rurais e acadêmicos.

A solenidade de abertura contou, além do secretário, com a presença dos pró-reitores Dr. José Eduardo Creste (Acadêmico) e Dr. Adilson Guelfi (Pesquisa e Pós-graduação), do presidente da Rede de Fomento à ILPF e da John Deere Brasil, Paulo Hermann, do presidente do conselho administrativo da Cocamar, Luiz Lourenço, do presidente executivo da Cocamar, José Fernandes Jardim Junior, do coordenador do curso de Agronomia da Unoeste, Dr. Carlos Sérgio Tiritan, do proprietário da Fazenda Campina e do Grupo CV, Carlos Viacava, do chefe adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa, Sebastião Pedro da Silva, do presidente da Schaeffler Brasil, Antonio Marcondes de Almeida Filho e do chefe geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Rui Machado.

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento destacou que dentre uma série de desafios do setor, a questão chave é a diminuição da distância entre o conhecimento técnico e o cotidiano do produtor rural. “Eventos assim têm potencial de atingir esse objetivo. Só de observar a quantidade de pessoas, visualizo uma grande receptividade. Gostaria de cumprimentar a Unoeste, por receber uma iniciativa de qualidade e consistência, que poderá trazer resultados positivos para a região”.

O presidente da Rede de Fomento à ILPF e da John Deere Brasil, Paulo Hermann, aproveitou a ocasião para lembrar que os sistemas de produção integrados fazem parte da terceira grande revolução da agricultura tropical. Para os acadêmicos ele lembrou que a Unoeste é a única instituição do Brasil a oferecer a ILPF como disciplina na graduação em Agronomia e como especialização. “É uma abordagem muito importante, já que essa produção é uma realidade e precisa ser aplicada nas propriedades rurais. Em breve, os estudantes estarão no mercado e devem ter uma visão de sistemas integrados para uma atuação efetiva”.

Após a abertura oficial da reunião foram abordados diversos assuntos aos participantes: Dr. Edemar Moro falou sobre a relação entre o clima e a produtividade do ILPF; Luiz Lourenço relatou a experiência da Cocamar com a ILPF em solos arenosos; Luiz Adriano Maia Cordeiro, da Embrapa Cerrados, discorreu sobre a Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e ILPF como alternativas de sustentabilidade agropecuária nos solos arenosos; Ricardo Viacava, agropecuarista e diretor do Grupo CV, apresentou os resultados e perspectivas com a ILP nas fazendas Campina e Santa Gina; e, por fim, o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Dr. José Bento Sterman Ferraz, tratou o tema “O melhoramento genético de bovinos de corte: ILPF e expressão genética”.

Os assuntos contemplados na teoria foram visualizados na prática por 370 pessoas, que mesmo com chuva e o frio, compareceram na quinta-feira (27), ao Dia de Campo sobre ILPF, realizado na Fazenda Campina, em Caiuá (SP).

Moro, que é um dos organizadores da iniciativa, explicou que foram apresentadas seis estações. “A Cocamar teve como foco o potencial da soja para a região; já a Embrapa, por meio de dois momentos, abordou o Sistema São Matheus – lançado no Mato Grosso do Sul (MS), o potencial e os cuidados com os solos arenosos; outras duas estações foram conduzidas pelo Grupo CV, apresentando os animais da propriedade e os resultados obtidos pelo sistema ILPF; a última esteve sob a responsabilidade da Unoeste que apresentou os resultados do Sistema Santa Ana (SSA)”.

Sobre o Dia de Campo, Ricardo Viacava lembrou que a Unoeste foi fundamental para a implantação da ILPF na Fazenda Campina. “Com 3 mil hectares, destinamos 20% da área total da fazenda para a agricultura e, mesmo com uma área menor para pecuária, conseguimos aumentar o nosso rebanho em 30%. Se antes gastávamos aproximadamente R$ 300 mil com adubação, hoje reduzimos o custo a zero, pois utilizamos o residual da soja para a formação de pastagem. Outra consideração é que no manejo antigo, realizava-se a suplementação por meio de silagem para 1,5 mil cabeças de gado por 90 dias; atualmente esses animais têm um desempenho quatro vezes maior se alimentando somente da pastagem gerada pela integração”. Ele acrescenta que desde o início da adesão ao sistema, a universidade esteve junto ao Grupo CV. “Ficamos felizes em promover essa ação para dividir com outras pessoas a nossa experiência com uma prática que nos trouxe muitos benefícios”.

Marize Porto Costa, proprietária da Fazenda Santa Brígida, em Ipameri (GO), conta que aderiu à ILP em 2006. “Sou dentista e morei a vida toda na cidade, mas com a morte do meu marido, me vi numa situação totalmente nova que era cuidar da propriedade. A grande necessidade de adotar esse sistema foi por causa da sua viabilidade econômica. Após 8 anos, consegui tornar a fazenda sustentável economicamente e recuperei em 100% as minhas áreas degradadas, além de introduzir o sistema ILPF”. Ela destacou ainda, que foi uma grande satisfação participar do evento. “Fiquei muito feliz em constatar que a integração está dando certo no oeste paulista, especialmente na propriedade Carlos Viacava, que é pecuarista referência em todo o Brasil”.

Envolvimento acadêmico – Os universitários do 7º termo do curso de Agronomia da Unoeste tiveram uma participação especial, pois ajudaram na organização de todas as atividades. “Essa experiência foi uma complementação à disciplina Extensão e Comunicação Rural, que proporcionou um aprendizado prático e um contato dos estudantes com os produtores rurais”, finaliza Neimar Rotta Nagano, docente responsável pela disciplina.

Vídeo - Confira o vídeo do evento produzido pela equipe da Matsuda.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem