CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Colocar sonho em prática pode mudar o mundo diz pesquisadora

Profissional referência na espécie arara azul compartilha suas experiências como bióloga conservadorista


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Colocar sonho em prática pode mudar o mundo diz pesquisadora
Semana de estudos auxilia no direcionamento profissional por meio de reflexões sobre os diferentes campos de atuação
Foto: Débora André Colocar sonho em prática pode mudar o mundo diz pesquisadora
Neiva Guedes deixou uma mensagem aos futuros biólogos: “Não desistam nunca, tenham persistência, com vontade superamos tudo”
Foto: Débora André Colocar sonho em prática pode mudar o mundo diz pesquisadora
Comissão organizadora que faz a semana acontecer

A história de amor dos protagonistas da animação Rio pela ararinha azul e todo seu empenho para a preservação da espécie não é obra de ficção do cinema. No filme, Linda protegeu Blue, após ele ficar sozinho no frio de Minnsesota, Estados Unidos. Na vida real, a personagem principal é a bióloga Neiva Maria Robaldo Guedes, que trabalha no Mato Grosso do Sul e é a presidente do Instituto Arara Azul.

A pesquisadora foi convidada para integrar o time de palestrantes da 4ª Semana da Biologia e 3º Encontro de egressos do curso de Ciências Biológicas, da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste, que acontece essa semana, dos dias 31 de agosto a 3 de setembro, na Torre de Cristal, campus II. Na terça (1), antes da palestra, foi apresentada a logomarca do curso.

De uma experiência pessoal, iniciada há 25 anos, o projeto ganhou vários prêmios e é reconhecido como o maior na conservação dessa espécie. Em sua palestra, Neiva compartilhou sua pesquisa de longo prazo e resultados efetivos para a conservação. Para ela, esse projeto começou como um sonho e transformou-se num projeto de vida.
De acordo com Neiva, em 1987, a população estimada era de 2,5 mil araras azuis na natureza e estava ameaçada de extinção pelo tráfico, descaracterização do ambiente e coleta de penas pelos índios.

“No fim de 2005, essa população chegou a 5 mil indivíduos e se expandiu para outras regiões. Outro dado positivo é que o tráfico no Pantanal Sul quase acabou. Atualmente, as araras azuis são encontradas em várias cidades de Mato Grosso do Sul, como Aquidauana, Miranda, Rio Negro e Terenos”, resume Neiva.

Para a aluna Berta Lúcia Valera Ono, do 8º termo do bacharelado em Ciências Biológicas da Unoeste, a semana de estudos é uma oportunidade de conhecer vários profissionais conceituados em diferentes áreas de atuação. “São pessoas dispostas a nos mostrar o caminho para seguirmos nessa profissão tão linda”.

Nesta quarta (2), estão programadas duas palestras, conforme o coordenador da graduação Silvério Takao Hossomi. Na primeira, a bióloga Letícia Larcher de Carvalho, da Universidade Federal do Paraná traz o tema “Aspectos da ecologia de espécies arbóreas de manguezais”. Em seguida, o assunto abordado será “Tópicos em biotecnologia: aplicação de materiais na regeneração de tecidos”, com o biólogo convidado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Na quinta (3) e último dia, ocorre uma programação especial com o Encontro de Egressos e uma confraternização para comemorar o Dia do Biólogo. Durante o encontro, o ponto central é a mesa redonda, que vai mostrar a atuação dos egressos dessa graduação nas áreas de ensino, saúde, de meio ambiente e biotecnologia.

Participam três egressos que atuam em Presidente Prudente, sendo eles: André Gonçalves Vieira, biólogo da Secretaria do Meio Ambiente; professor Frederico Gustavo dos Santos da Silva Moreira, da Escola Estadual de Ensino Integral Professor Joel Antônio de Lima Genésio; e Lourdes Aparecida Zampieri D’Andrea, pesquisadora científica do Instituto Adolfo Lutz, supervisora e orientadora de bolsistas do PAP/Fundap da área de Vigilância Epidemiológica e membra do Conselho de Ética do IAL (Cepial). Conta ainda com a presença da Dra. Luana Mieko Darben, com pós-doutorado em Iowa State University, nos Estados Unidos, e que atua na Embrapa de Londrina (PR).

Palestras da abertura – Na segunda (31), os assuntos das palestras foram: “A biologia e a pesquisa científica na área da saúde: pontos essenciais”, ministrada pelo biólogo Dr. Roger Luís Henschel Pobbe, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto; “Lab Managing: uma interface entre a pesquisa e o gerenciamento” pela bióloga Dra. Tatiana Caroline Silveira Corrêa, do Departamento de Botânica da Universidade de São Paulo (USP).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem