CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Em jornada, alunos veem fisioterapia esportiva e ortopédica

Essas áreas são mostradas por Alexandre Nowotny, presidente da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Em jornada, alunos veem fisioterapia esportiva e ortopédica
Estudantes em minicurso de terapia manual, indicada para dor na lombar
Foto: Matheus Teixeira Em jornada, alunos veem fisioterapia esportiva e ortopédica
Nowotny, doutorando em ciências da reabilitação, já deu aulas na Unoeste
Foto: Matheus Teixeira Em jornada, alunos veem fisioterapia esportiva e ortopédica
Na 23ª Jornada são realizadas dez palestras, todas no Teatro César Cava

Nos últimos anos, a fisioterapia esportiva está desenvolvendo-se bastante no Brasil, especialmente em razão dos holofotes estarem voltados às Olimpíadas Rio-2016 e à Copa do Mundo (2014), megaeventos que com certeza demandam profissionais da área da saúde. Para falar aos acadêmicos do curso de Fisioterapia da Unoeste sobre as grandes oportunidades que esse ramo de atuação profissional proporciona, a universidade convidou, para uma palestra especial, Alexandre Henrique Nowotny, presidente da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (Sonafe). Ele também foi responsável por uma oficina sobre lombalgias.
 
O fisioterapeuta, que já foi professor da Unoeste e é doutorando em ciências da reabilitação, foi o palestrante na abertura da 23ª Jornada de Fisioterapia da Unoeste – realizada no Teatro César Cava, campus I, na noite de quarta-feira (2). O interesse dele pela fisioterapia esportiva começou para unir o útil ao agradável, já que por um tempo jogou basquete profissionalmente, logo, sabia da necessidade em saúde que todos os atletas têm. Como ele diz que “o fisioterapeuta está envolvido em equipes de esporte bem estruturadas desde o início de cada temporada”, o trabalho não é, portanto, somente em quadra, campo ou piscina. “Quando iniciam os treinamentos, a parte de prevenção feita com qualidade já é desenvolvida. Também atende-se dúvidas do técnico e do preparador físico e, depois disso, há acompanhamentos nos treinamentos, nas competições e em viagens”, declara Nowotny.
 
Além de ser especialista esportivo, Nowotny tem especialização em fisioterapia ortopédica e traumatológica, por isso na manhã de hoje (3) continuou na universidade para ministrar um minicurso de terapia manual do tratamento das lombalgias, que são disfunções na coluna lombar – região mais baixa das costas, próxima ao quadril. Elas podem ser aguda, subaguda ou crônica, conforme descreve, e “a grande maioria é crônica, 90% da população uma vez na vida vão ter uma crise de lombalgia, mais leve ou mais intensa, de maior ou menor risco”. A terapia manual é para lombalgias crônicas e deve ser executada após avaliação específica, sendo que o presidente da Sonafe explica que “o fisioterapeuta utiliza as mãos e desempenha força necessária para gerar um movimento no organismo do paciente, geralmente articulação, músculo ou ligamento, no intuito de devolver a função de movimento”.
 
Em estágios pelos quais passou na Clínica Escola de Fisioterapia da Unoeste, Paula Barros, 28, do 8º termo, já atendeu pacientes com lombalgia, por isso mesmo quis participar do minicurso com Nowotny, para aprender mais sobre o tratamento. “A oficina contribui pelo fato de ter uma grande parte da população que tem lombalgia, sempre recebemos pacientes com dores na lombar”, declara Paula.
 
Programação – A 23ª Jornada de Fisioterapia da Unoeste ocorre de 2 a 4 de setembro no campus I e envolve dez palestras, todas realizadas no Teatro César Cava, e seis minicursos, no bloco I. Os assuntos abrangem diversos campos profissionais, ética, ciência e ensino, incluindo intercâmbio internacional e residência multiprofissional.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem