CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mestrado em Meio Ambiente abre inscrições para aluno regular

Caráter interdisciplinar proporciona oportunidade de estudo para profissionais formados em várias áreas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Mestrado em Meio Ambiente abre inscrições para aluno regular
Dra. Alba Arana anuncia inscrições para aluno regular
Foto: João Paulo Barbosa Mestrado em Meio Ambiente abre inscrições para aluno regular
Leila Esturaro recomenda o mestrado em Meio Ambiente

Estão abertas inscrições do processo seletivo para aluno regular do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, ofertado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste. São 15 vagas, destinadas à profissionais das mais diferentes formações. As inscrições irão até 13 de novembro, com a seleção em cinco fases.  Leila Maria Couto Esturaro Bizarro – graduada em direito e hotelaria e que recebeu o título de mestre na primeira turma (2013/14) – recomenda o programa, pelo vasto e risco conteúdo, pela capacidade do corpo docente e devido à ampla estrutura disponibilizada pela universidade.
 
“Simplesmente adorei ter feito o mestrado em Meio Ambiente. Achei muito válido. Tive a oportunidade de agregar muitos outros conhecimentos em minhas formações e atuação profissional. Cresci no meu trabalho como professora universitária, comprometida em contribuir com a formação profissional de muita gente. Posso assegurar que o mestrado me fez ver a vida diferente, como pessoa e como profissional. Foi uma mudança de paradigma”, disse Leila que desenvolveu sua pesquisa sobre a logística ambiental: destinação correta de lixo, estímulo à coleta seletiva e ações de educação ambiental.
 
Graduada em direito pelas Faculdades Integradas de Curitiba (PR) e em hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul (RS), com especializações em magistério do ensino superior e violência doméstica contra a criança e adolescente, respectivamente pela Unoeste e USP, Leila tem lecionado em cursos de graduação da Unoeste desde 2002: Turismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Design de Interiores, nas seguintes disciplinas: filosofia e ética, meios de hospedagem I e II, fundamentos de turismo e hotelaria, práticas hoteleiras, educação ambiental, legislação ambiental e legislação aplicada à engenharia, legislação e ética.
 
“O mestrado em Meio Ambiente, devido sua amplitude e complexidade, me trouxe muita bagagem e mudou minha forma de pensar, para melhor”, afirma a mestre e reafirma recomendar para outros profissionais que estejam em busca da primeira oportunidade ou de novas oportunidades dentro ou fora de sua atuação no mercado de trabalho. A coordenadora do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Dra. Alba Regina Azevedo Arana, ao anunciar a publicação do edital para novo processo seletivo de alunos regulares, diz que publicação está disponível no site da Pós Unoeste.
 
As duas primeiras fases serão eliminatórias, que consistem na avaliação do pré-projeto, por pesquisadores inseridos no corpo docente do programa, e posterior apresentação para banca examinadora, dias 23 e 25 de novembro. Na primeira fase a avaliação compreenderá exequibilidade, clareza das informações e pertinência com a linha de pesquisa pretendida e inserção da proposta no caráter interdisciplinar do mestrado. Na segunda fase, o candidato terá até 15 minutos para apresentação e igual tempo para arguições. A terceira será no dia 1º de dezembro, com aplicação da prova escrita, das 14h às 18h, para a qual será sorteado, 24 horas antes, um de dez temas cuja bibliografia já está disponibilizada no edital.
 
A quarta fase será a prova de suficiência na língua inglesa, com tradução literal de um texto e análise e interpretação de texto. A quinta e última etapa será a da análise de currículo cadastrado na Plataforma Lattes, com avaliação dos quesitos produção técnico científica, participação em eventos científicos e experiência em pesquisa (iniciação científica). Serão aprovados os candidatos com média igual ou superior a 7,0 (sete). Podem se candidatar profissionais das ciências da terra, ciências da vida, ciências humanas, ciências exatas e ciências aplicadas; que estejam dispostos ao exercício da interdisplinaridade e na busca de compreender a complexidade dos problemas originários das relações sociais e suas relações com o meio ambiente.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem