CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Simulação de incêndio envolve cerca de 700 pessoas

1º Simulado de Desocupação Predial e Primeiros Socorros da Unoeste foi organizado pelo Seesmt


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Simulação de incêndio envolve cerca de 700 pessoas
Brigadistas e funcionários realizaram o salvamento de vítima na simulação
Foto: Gabriela Oliveira Simulação de incêndio envolve cerca de 700 pessoas
Evacuação do prédio foi realizada em seis minutos
Foto: Gabriela Oliveira Simulação de incêndio envolve cerca de 700 pessoas
Equipe do Seesmt fez algumas considerações no Ponto de Encontro Emergência estabelecido para a simulação

Se nos países de primeiro mundo os simulados de situações de risco são comuns, no Brasil essas iniciativas são menos constantes, já que muitas pessoas têm o pensamento equivocado de que “isso nunca vai acontecer comigo”. Contrária a essa ideia, a Unoeste se mantém atenta e busca desenvolver ações que preparem todos, da melhor forma possível, para momentos inusitados. Uma dessas atividades foi o 1º Simulado de Desocupação Predial e Primeiros Socorros da universidade, realizado na manhã desta terça-feira (2) no bloco H, campus I. Desenvolvida pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Seesmt), a atividade contou com a participação de cerca de 700 pessoas.
 
O coordenador do Seesmt e engenheiro do trabalho, Paulo Henrique Teixeira, conta que essa atividade proporcionou um treinamento prático aos brigadistas e funcionários da instituição. “Seguimos todos os procedimentos utilizados em uma ocorrência real de incêndio e salvamento de vítima. Dessa forma, conseguimos evacuar todos os ocupantes do prédio, entre alunos e professores, em apenas seis minutos”, comenta. Acrescenta, ainda, que no momento da ação houve deslocamento de um estudante cadeirante. “Os nossos funcionários estão aptos a lidar com esse público e, por isso, o procedimento foi realizado com rapidez e eficácia”.
 
Teixeira comenta que já estão sendo programadas outras ações desse tipo no período noturno, nos demais blocos do campus I e também no campus II. “Além de preparar a nossa equipe para situações adversas, consideramos esse trabalho importante para orientar e mostrar à nossa comunidade acadêmica que a universidade possui estrutura para emergência, como sistemas de alarme, bem como pessoas capacitadas para esses momentos”, finaliza o engenheiro.
 
Osvaldo Natal Ramos, 2º tenente reformado do Corpo de Bombeiros e docente da Unoeste, é o responsável pelo treinamento da equipe de brigadistas da universidade. Segundo ele, a postura da Unoeste é de vanguarda e demonstra o comprometimento da instituição com a segurança do público que abrange. “Essa primeira simulação foi muito positiva e ocorreu conforme o planejado. Acredito que a cada ação iremos preparar ainda mais os nossos brigadistas para que eles possam agir em qualquer tipo de eventualidade”.
 
Para o funcionário Zosimo Rodrigues Pereira, a ação possibilitou um aprendizado ímpar. “Tive a oportunidade de desempenhar o meu papel de brigadista, pois ajudei na evacuação do prédio e no salvamento da vítima. Foi uma experiência importante e enriquecedora”, diz. A acadêmica Carolina Zeineddine Naue, do 5º termo de Medicina, estava em aula no momento da simulação. “Recebemos orientações e conseguimos sair do prédio rapidamente! Acredito que esse tipo de ação é relevante, pois além de nos dar mais segurança, prepara-nos para momentos de risco”, conclui.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem