Você está em: Unoeste » Pesquisa » NIPEM

Núcleo Institucional de Pesquisas Multidisciplinares


Logo NIPEM

O NIPEM é um Núcleo de Pesquisa Institucional de natureza multi e interdisciplinar, vinculado academicamente às Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e Acadêmica (PROACAD) da UNOESTE. Dentre seus principais objetivos estão:


I - Estimular atividades de pesquisa no âmbito dos cursos de graduação da UNOESTE, visando ao envolvimento de professores para orientação e de alunos com potencial para esta atividade, abrangendo o domínio dos processos e dos métodos gerais e específicos de investigação científica em diferentes áreas do conhecimento;

II - Contribuir para a emergência de novas linhas e/ou grupos de pesquisa visando ao incremento da Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico na UNOESTE, sobretudo nos cursos de graduação.

III - Proporcionar um ambiente de reflexão multidisciplinar que contribua de maneira efetiva para formação profissional cidadã dos alunos dos diferentes cursos de graduação da UNOESTE.

A proposta do NIPEM, como iniciativa de ação para cumprimento de algumas metas da pesquisa indicadas no Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2008 a 2012, surgiu da necessidade de incrementar, quantitativamente e qualitativamente, a pesquisa científica nos cursos de graduação da UNOESTE. Dada a impossibilidade de atender individualmente, em um primeiro momento, cada um dos 46 cursos existente, surgiu a proposta de criação de um núcleo de pesquisa de âmbito multidisciplinar que pudesse atender um grande número de cursos em projetos com participação coletiva de docentes e discentes de diferentes áreas do conhecimento. Inicialmente, o núcleo foi constituído com treze docentes doutores de diferentes áreas de conhecimento, indicados pelos coordenadores e diretores dos cursos de graduação, em concordância com as Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e Acadêmica, com aprovação da Reitoria da UNOESTE.

Como atividades iniciais, o grupo de docentes do NIPEM está trabalhando na articulação de projetos que serão desenvolvidos em parcerias com os docentes que se dispuserem a participar das pesquisas propostas e orientação de alunos de iniciação científica. Além disso, o núcleo desenvolverá atividades de divulgação científica, bem como atividades que visem à contínua evolução qualitativa da pesquisa institucional na graduação.

Nesse sentido, entre outras atividades a serem propostas, o NIPEM lançará semanalmente a série “Pérolas da Redação Científica”, baseada na obra de mesmo título do Prof. Dr. Gilson Volpato (UNESP, Botucatu). Trate-se de uma bem humorada e objetiva coletânea de “regrinhas” e mitos que povoam nosso arcabouço de técnicas de redação científica que, eventualmente e inadvertidamente, lançamos mão quando estamos elaborando um texto científico. O autor da obra é um renomado escritor e professor de metodologia da pesquisa científica, com 23 anos de experiência na área de análise de textos científicos. São 101 pérolas, cujas origens, implicações para a redação científica e propostas de correções serão sumarizadas, sem nenhum tipo de interpretação do texto escrito pelo autor, e enviadas eletronicamente aos docentes e discentes da UNOESTE. O Objetivo desse programa é promover uma autorreflexão crítica sobre as técnicas que utilizamos para redação de nossos projetos de pesquisa e diversos tipos de textos de divulgação científica.

O NIPEM está aberto a sugestões e colaborações de qualquer membro da comunidade acadêmica pelo e.mail: nipem@unoeste.br.

Esperamos que mais essa iniciativa institucional possa contribuir para a evolução contínua da formação universitária de nossos alunos de graduação por meio de atividades de pesquisa científica.