ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste
Normas e instruções para inscrição
» Normas
» Instruções para Elaboração de Resumo Simples
» Instruções para Elaboração de Resumo Expandido
» Estrutura do Resumo Expandido
» Instruções para Elaboração de Relatos de Experiências
» Instruções para Elaboração de Painéis

As normas a seguir são referentes às inscrições no ENEPE – Encontro Anual de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNOESTE - 2008.

1. Serão duas as categorias de inscrição: com apresentação de trabalho e sem apresentação de trabalho.

2. As inscrições sem apresentação de trabalho estão abertas a todos os interessados, bastando que preencham a ficha de inscrição e efetuem o pagamento da taxa de inscrição.

• Os inscritos receberão material do evento e certificado de participação (mediante pagamento e controle de freqüência)

3. As inscrições com apresentação de trabalho estão abertas à alunos, professores e outros profissionais de Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas, que desenvolvam projetos de ensino, pesquisa ou extensão.

• Para a inscrição de trabalhos será obrigatório o preenchimento de ficha de inscrição de participante e formulário de inscrição do trabalho a ser apresentado.

• Os bolsistas do PROBIC-UNOESTE estão obrigados a apresentar seus trabalhos (na forma de comunicação oral ou painel), conforme Regulamento do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC), com supervisão de seus orientadores. O mesmo se aplica aos envolvidos com PEIC, PPD e PPG.

• Em trabalhos de co-autoria ou grupos, somente os inscritos que tiverem efetuado o pagamento da taxa de inscrição receberão material do evento e certificado de participação (mediante controle de freqüência).

• Haverá desconto especial no valor para as inscrições antecipadas ( Valores do investimento ). A taxa de inscrição não será devolvida, mesmo com a desistência do interessado e independentemente do aceite do trabalho.

• O prazo para inscrição com a apresentação de trabalhos é até dia 31/08/2009. Se a taxa de inscrição não for paga até 03/09/2009, a inscrição do trabalho será automaticamente cancelada.

• O prazo para inscrição sem a apresentação de trabalhos é até dia 29/09/2009 e pagamento do boleto até o dia 30/09/2009.


Os resumos simples serão publicados em números suplementares das revistas Colloquium Agrariae, Colloquium Exactarum, Colloquium Humanarum e Colloquium Vitae de acordo com as áreas.

Serão aceitos trabalhos com resultados e conclusões parciais ou finais. Também serão aceitos projetos de pesquisa que estejam cadastrados na Coordenadoria Central de Pesquisa da UNOESTE ou em setores equivalentes de outras instituições. O resumo simples caracteriza-se como uma descrição concisa da pesquisa em parágrafo único, devendo conter até 3000 caracteres com espaço ou 300 palavras. Quanto à apresentação no evento, após aprovação, resumos com resultados (parciais ou finais) poderão ser apresentados na forma de pôster ou comunicação oral (a opção deve ser feita quando do envio do resumo), porém resumos de projetos poderão ser apresentados apenas na forma de comunicação oral.

O resumo deverá apresentar:

* Dispensáveis para projetos

Serão aceitos apenas trabalhos com resultados e conclusões.

Os resumos expandidos serão publicados em números suplementares das revistas Colloquium Agrariae, Colloquium Exactarum, Colloquium Humanarum e Colloquium Vitae de acordo com as áreas.

O texto do resumo expandido deverá conter: título do trabalho, autores (nome e sobrenome), instituições as quais pertencem e e-mail do autor principal, órgão de fomento (se houver), introdução, justificativa, objetivo, material e métodos, resultados, discussão, conclusão e referências bibliográficas (normas de Vancouver para áreas de Saúde e Biológicas e normas da ABNT para todas as demais áreas). Sugere-se que os resumos expandidos sejam redigidos de forma concisa e clara, com uma breve introdução do tema de estudo, destacando-se o objetivo do trabalho. A metodologia deve se ater às informações essenciais para o entendimento do trabalho. Maior destaque deve ser dado aos resultados e sua interpretação, finalizando o texto com uma conclusão. Este tipo de resumo é mais detalhado do que o resumo simples, por isto pode ser considerado como publicação de trabalho completo. Quanto à apresentação no evento, após aprovação, resumos expandidos poderão ser apresentados na forma de pôster ou comunicação oral (a opção deve ser feita quando do envio do resumo).

Deve ter o máximo de quatro páginas em formato A4, digitadas com 2,5 cm em todas as margens, fonte Times New Roman 12, cor preta, com espaçamento entre linhas de 1,5 no texto e simples no título, na autoria, na bibliografia, nos títulos de figuras e de tabelas, quando for o caso.

O título (em letras maiúsculas e em negrito) e os autores devem ser centralizados. As informações sobre os autores (instituições e e-mail do autor principal) e agência financiadora do projeto deverão estar localizadas logo abaixo dos nomes dos autores, devendo estar dispostas em alinhamento justificado. O nome do autor apresentador deverá estar sublinhado. Abaixo da identificação dos autores, deverão ser mencionadas três palavras-chave, que permitam a identificação do trabalho.

Deverá ser adotado o Sistema Internacional de Unidades e recomenda-se evitar o uso de abreviaturas. Os parágrafos devem receber alinhamento justificado, com primeira linha apresentando recuo de 1,25 cm. Figuras e tabelas devem ser elaboradas em preto e branco, o tamanho da fonte pode ser reduzido até 9 e devem ser colocadas na parte de resultados. Os títulos devem ser em fonte Times New Roman 12 e colocados acima das tabelas e abaixo das figuras.

O autor que encaminhar resumo expandido automaticamente se responsabiliza pela autorização dos demais autores (quando houver) e pelo conteúdo científico do trabalho.


Os resumos de relatos de experiências serão publicados em números suplementares das revistas Colloquium Agrariae, Colloquium Exactarum, Colloquium Humanarum e Colloquium Vitae de acordo com as áreas.

O relato de experiência caracteriza-se como uma descrição de atividade desenvolvida em parágrafo único, devendo conter até 3000 caracteres com espaços ou 300 palavras. Quanto à apresentação no evento, após aprovação, resumos de relatos de experiências poderão ser apresentados apenas na forma de comunicação oral.

O relato de experiência deverá apresentar:


INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PAINÉIS

Os painéis devem ser confeccionados em tamanho de 90 cm de largura e 120 cm de altura, em fonte Verdana 24 (mínimo para o texto). O Título (fonte 54) deve ser destacado em negrito e os nomes dos autores (fonte 44) e as instituições de origem (fonte 44) devem vir logo abaixo do título ( Modelo de Painel ).

O texto é apresentado de forma resumida e deve conter: introdução, objetivos, material e métodos, resultados, discussões, conclusões e referências bibliográficas. Os resultados devem ser apresentados preferencialmente na forma de tabelas, gráficos ou figuras, com seus respectivos títulos e legendas.

 
ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste