INSCRIÇÕES: NORMAS E INSTRUÇÕES




NORMAS

As normas a seguir são referentes às inscrições no Encontro Anual de Ensino, Pesquisa e Extensão 2010 (ENEPE) da UNOESTE.

1. São duas as categorias de inscrição: com apresentação de trabalho e sem apresentação de trabalho.

2. As inscrições sem apresentação de trabalho estão abertas a todos os interessados, bastando que preencham a ficha de inscrição e efetuem o pagamento da taxa de inscrição.

  • Os inscritos receberão material do evento e certificado de participação (mediante pagamento e controle de freqüência)

3. As inscrições com apresentação de trabalho estão abertas aos alunos, professores e outros profissionais de Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas, que desenvolvam projetos de ensino, pesquisa ou extensão. O prazo limite é 08/09/2010.
  • Para a inscrição de trabalhos será obrigatório o preenchimento de ficha de inscrição de participante e formulário de inscrição do trabalho a ser apresentado.
  • O autor que encaminhar trabalhos para apresentação no ENEPE automaticamente se responsabiliza pela autorização dos demais autores (quando houver), pelo conteúdo científico do trabalho e pela correção ortográfica e gramatical. Também assume que, no caso de pesquisas com seres humanos ou animais, houve avaliação e aprovação prévia pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) de sua instituição.
  • Em trabalhos de co-autoria ou grupos, somente os inscritos que tiverem efetuado o pagamento da taxa de inscrição receberão material do evento e certificado de participação (mediante controle de freqüência).
  • O recebimento do certificado de apresentação de trabalho (comunicação oral ou painel) está condicionado à apresentação do mesmo no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos co-autores.
  • Os bolsistas do PROBIC-UNOESTE estão obrigados a apresentar seus trabalhos (na forma de comunicação oral ou painel), conforme Regulamento do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC), com supervisão de seus orientadores. O mesmo se aplica aos envolvidos com PEIC, PPG e PPD.

4. Haverá desconto especial no valor para as inscrições antecipadas (Valores do investimento). A taxa de inscrição não será devolvida, mesmo com a desistência do interessado e independentemente do aceite do trabalho.

  • O prazo para inscrição com a apresentação de trabalhos é até dia 08/09/2010. A taxa de inscrição deve ser paga até 11/09/2010, caso contrário a inscrição do trabalho será automaticamente cancelada.
  • O prazo para inscrição sem a apresentação de trabalhos é até dia 07/10/2010 e pagamento do boleto até o dia 10/10/2010.

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RESUMO SIMPLES

Os resumos simples serão publicados em números suplementares das revistas Colloquium Agrariae, Colloquium Exactarum, Colloquium Humanarum e Colloquium Vitae de acordo com as áreas.

Serão aceitos trabalhos com resultados e conclusões parciais ou finais. Também serão aceitos projetos de pesquisa que estejam cadastrados na Coordenadoria Central de Pesquisa da UNOESTE ou em setores equivalentes de outras instituições. O resumo simples caracteriza-se como uma descrição concisa da pesquisa em parágrafo único, devendo conter até 3000 caracteres com espaço ou 300 palavras. Após aprovação pela Comissão Científica do evento, resumos com resultados (parciais ou finais) poderão ser apresentados na forma de pôster ou comunicação oral (a opção deve ser feita quando do envio do resumo), porém resumos de projetos poderão ser apresentados apenas na forma de comunicação oral.

O resumo deverá apresentar:

  • Título do Trabalho
  • Autores (devem ter preenchido ficha de inscrição para inserção no formulário de inscrição de trabalho por meio do número do CPF)
  • Instituição de fomento
  • Introdução e justificativa
  • Objetivos
  • Metodologia
  • Resultados*
  • Discussão*
  • Conclusões*
*Dispensáveis para projetos


INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO COMPLETO

Na edição 2010 do ENEPE, a categoria de ARTIGOS COMPLETOS (6-8 páginas) substituirá a categoria de resumos expandidos. Serão aceitos apenas trabalhos com resultados e conclusões.

Os ARTIGOS COMPLETOS serão publicados em números suplementares das revistas Colloquium Agrariae, Colloquium Exactarum, Colloquium Humanarum e Colloquium Vitae de acordo com as áreas.

O texto do Artigo Completo deverá conter:

  • Título do trabalho
  • Autores (nome e sobrenome. Devem ter preenchido ficha de inscrição para inserção no formulário de inscrição de trabalho por meio do número do CPF)
  • Instituições (curso, departamento etc e universidade) as quais pertencem e e-mail do autor principal
  • Órgão de fomento (se houver)
  • Resumo (100 a 150 palavras)
  • Palavras-chave (três)
  • Introdução e justificativa
  • Objetivo
  • Metodologia
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusão
  • Referências (normas de Vancouver para áreas de Saúde e Biológicas e normas da ABNT para áreas de Agrárias, Exatas e Engenharias e Humanas e Sociais Aplicadas.
    Sugere-se que os Artigos Completos sejam redigidos de forma concisa e clara, com uma breve introdução do tema de estudo, destacando-se o objetivo do trabalho. A metodologia deve se ater às informações essenciais para o entendimento do trabalho. Maior destaque deve ser dado aos resultados e sua interpretação, finalizando o texto com uma conclusão. Este tipo de trabalho, em razão de seu detalhamento e número de páginas (mínimo de 6), pode ser considerado como publicação de trabalho completo. Após aprovação pela Comissão Científica do evento, Artigos Completos poderão ser apresentados na forma de pôster ou comunicação oral (a opção deve ser feita quando do envio do trabalho).

NORMAS PARA PREPARAÇÃO DO ARTIGO COMPLETO

Deve ter o mínimo de 6 e o máximo de 8 páginas em formato A4, digitadas com 2,5 cm em todas as margens, fonte Arial 12, cor preta, com espaçamento entre linhas de 1,5 no texto e 1,0 (simples) no título, na autoria, no resumo, na bibliografia, nos títulos de figuras e de tabelas, quando for o caso.

O título (em letras maiúsculas e em negrito) e os autores devem ser centralizados. As informações sobre os autores (instituições e e-mail do autor principal) e agência financiadora do projeto deverão estar localizadas logo abaixo dos nomes dos autores, devendo estar dispostas em alinhamento justificado. Abaixo da identificação dos autores, deve ser colocado o resumo (100 a 150 palavras) e mencionadas três palavras-chave, que permitam a identificação do trabalho.

Deverá ser adotado o Sistema Internacional de Unidades e recomenda-se evitar o uso de abreviaturas. Os parágrafos devem receber alinhamento justificado, com primeira linha apresentando recuo de 1,25 cm (tabulação). Figuras e tabelas devem ser elaboradas em preto e branco, o tamanho da fonte pode ser reduzido até 9 e devem ser colocadas na parte de resultados. Os títulos devem ser em fonte Arial 12 e colocados acima das tabelas e abaixo das figuras.


INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Os resumos de relatos de experiências serão publicados em números suplementares das revistas Colloquium Agrariae, Colloquium Exactarum, Colloquium Humanarum e Colloquium Vitae de acordo com as áreas.

O relato de experiência de atividade desenvolvida caracteriza-se como uma descrição em parágrafo único, devendo conter até 3000 caracteres com espaços ou 300 palavras. Após aprovação pela Comissão Científica do evento, resumos de relatos de experiências poderão ser apresentados apenas na forma de comunicação oral.

O relato de experiência deverá apresentar:


INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATOS DE CASOS CLÍNICOS

Os resumos de relatos de casos clínicos serão publicados em números suplementares das revistas Colloquium Agrariae, Colloquium Exactarum, Colloquium Humanarum e Colloquium Vitae de acordo com as áreas.

O relato de caso clínico caracteriza-se como uma descrição de aspectos originais, curiosos ou não convencionais. Deve ser redigido em parágrafo único, descrevendo os aspectos clínicos, laboratoriais e evolutivos de interesse, os quais devem estar suficientemente documentados. A extensão máxima é de 300 palavras ou 3000 caracteres com espaços. Após aprovação pela Comissão Científica do evento, resumos de relatos de casos clínicos poderão ser apresentados apenas na forma de comunicação oral.

O relato de caso clínico deverá apresentar:

  • Título do caso clínico
  • Autores (deverão ter preenchido ficha de inscrição para inserção no formulário de inscrição de trabalho por meio do número do CPF)
  • Instituição de fomento (se houver)
  • Descrição do caso (características, resultados de avaliações e exames, evolução)
  • Observações ou conclusões

INSTRUÇÕES PARA COMUNICAÇÕES ORAIS

As sessões de comunicações orais serão realizadas no campus 2 da Unoeste nos horários das 10h15 as 12h30, das 14h00 as 16h00 e das 19h00 as 22h00. O horário e a sala de cada trabalho serão definidos e divulgados no site e na secretaria do evento.

Será disponibilizado equipamento (projetor multimídia e notebook ou PC) em todas as salas de apresentação.

O tempo máximo para cada apresentação será de 15 minutos, incluindo cinco minutos para debate do tema com a platéia. É importante que os apresentadores estejam na sala com dez minutos de antecedência ao horário de início da sessão para copiarem e testarem rapidamente suas apresentações. A ordem de apresentação é a ordem de chegada na sala.

Recomendamos que, no primeiro slide conste, além do título e nome do apresentador, também nomes dos co-autores, instituição e o tipo de trabalho (Ensino, Pesquisa, Extensão).

Solicitamos que os apresentadores portem seus crachás de identificação e que, inicialmente, informem para platéia sua condição de pesquisador (professor/aluno) e a categoria do trabalho (Ensino, Pesquisa, Extensão).

Ao final da apresentação, o coordenador da sessão entregará ao apresentador os certificados do trabalho (inclusive dos co-autores inscritos e que tenham efetuado o pagamento).

O recebimento do certificado de apresentação de comunicação oral está condicionado à apresentação do mesmo no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos co-autores.

Em caso de dúvidas, procure pela Secretaria do ENEPE.


INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE PAINÉIS

As sessões de painéis serão realizadas no Salão Limoeiro no campus 2 da Unoeste no horário das 16h00 as 18h00. Os painéis deverão ser afixados nos dias 18/10 a partir das 16h00 e 19/10 das 9h00 as 12h00, onde deverão permanecer até o dia 21/10 as 18h00. No próprio Salão Limoeiro haverá uma lista com a numeração indicativa do local de colocação dos painéis.

Os autores deverão permanecer ao lado de seus painéis nos dias e horários definidos pela organização do evento, divulgados no site e no local da apresentação. Os painéis serão visitados e avaliados por integrantes da Comissão Científica do evento que também entregarão ao autor os certificados do trabalho (inclusive dos co-autores inscritos e que tenham efetuado o pagamento).

O recebimento do certificado de apresentação de painel está condicionado à presença do autor no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa estar presente, poderá ser substituído por um dos co-autores.

Os painéis devem ser confeccionados em tamanho de 90 cm de largura e 120 cm de altura, em fonte Verdana 24 (mínimo para o texto). O Título (fonte 54) deve ser destacado em negrito e os nomes dos autores (fonte 44) e as instituições de origem (fonte 44) devem vir logo abaixo do título (Modelo de Painel).

O texto é apresentado de forma resumida e deve conter: introdução, objetivos, material e métodos, resultados, discussões, conclusões e referências. Os resultados devem ser apresentados preferencialmente na forma de tabelas, gráficos ou figuras, com seus respectivos títulos e legendas.

O recebimento do certificado de apresentação de comunicação oral está condicionado à apresentação do mesmo no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos co-autores.

Em caso de dúvidas, procure pela Secretaria do ENEPE.







 

Agência Facopp