DIA 26 – SEXTA- FEIRA


“UM MUNDO DEBAIXO DO MEU CHAPÉU” – MOSTRA INFANTIL
A Cia. Abração, inspirada pela genialidade do silêncio de Chaplin, oferece às crianças de todas as idades Um mundo debaixo do meu chapéu, peça de sombras, objetos e atores que procuram através da simplicidade e da poesia, reavivar o universo chapliniano preto-e-branco, mais colorido que o cinema já presenciou.
Os filmes O Garoto, Luzes na Cidade, Em Busca do Ouro, Tempos Modernos, O Grande Ditador e Luzes da Ribalta servem como referência para a elaboração do roteiro do espetáculo. A fonte de inspiração principal é o personagem Carlitos, e cenas como a do Ballet dos Pãezinhos são citadas e recriadas.
A idéia central do Cia é proporcionar aos pequenos e grandes, um resgate da produção cinematográfica de Charles Chaplin, trazendo às cenas ícones do universo deste grande criador, como o inesquecível Carlitos, partindo dos princípios da arte-educação, onde todos os artistas que estão envolvidos no projeto são conscientes do importante papel que representam como formadores de opinião.
No espetáculo, três contra-regras sonhadores, brincam com a imagem de Carlitos, abordando temas como: generosidade e responsabilidade social.
Apresentar este ícone para crianças de hoje, é como abrir portas para um novo jeito de caminhar, um jeito meio desengonçado, ingênuo, verdadeiro e cheio de esperança, combatendo o que não nos faz bem, com o que mais simples existe: Ser Humano!
- Companhia: do Abração
Cidade: Curitiba-PR
Espetáculo: “Um mundo debaixo do meu Chapéu”
Autor: Criação coletiva
Direção: David Mafra
Som: Paulo de Tarso e Fabiana Ferreira
Luz: Nádia Luciani
Figurino: Simone Pontes
Maquiagem: Simone Pontes e Grupo
Cenário: Simone Pontes
Adereços: Simone Pontes e Elenco
Elenco: Sergio Ramos, Ângelo Cruz, Ismael Ochner


“OS FILHOS DO REI” - MOSTRA FOMENTO - GRATUITO
10h – EMEIF Pe. Emilio Becker - Vl. Verinha


15h – EMEIF Prof. João Bohac – Jd. Planaltina

“O espetáculo narra a história de uma aldeia onde vivem crianças órfãs que querem ser adotadas pelo Rei. Para isso, elas acreditam que tem que trabalhar para merecem a adoção, mas o rei nada exige, quer apenas a amizade das mesmas.
- Companhia: Expressão de vida
Cidade: Presidente Prudente-SP
Autor: Max Lucado
Direção: Danylo Spolador
Som (criação): Michele Santos
Som (operação): Inácio Gomes
Luz (criação): Erick Morano
Luz (operação): Luiz Antonio Progetti
Figurino/maquiagem/adereços/Danylo Spolador
Cenário: Fabiano José
Elenco: Junior Nenê, Luciane Paz, Lidiane Paz, Yara Siqueira, Sâmara Marques, José Carlos Marques, Adalberto Florêncio, Jéssica Campos.
MOSTRA SESC DE ARTES – MEDITERRÂNEO – GRATUITO
14h – 17h30 – 18h30 – 19h10 – 20h – 20h30 – Praça 09 de Julho
- 14h- Performance litero-teatral

“Intervenções de rua, numa comunicação direta e através de signos de reconhecimento imediato, utilizando duas personagens marcante da literatura universal criadas pelo espanhol Miguel de Cervantes: D.Quixote e Sancho Pança.
- 14h-Artes Visuais
Grande Linha (horizontes marítimos)Jornais em PB tamabho tablóide que funde imagens de horizontes marítimos de difrentes cidades da costa mediterrânea e brasileira.
Sapatinhos (Débora Bolsoni )- A itinerância dos “sapatinhos de cerâmica à procura de seus pares” se dará em 3 camadas: nas viagens intermunicipais; na errância pelas ruas das cidades; e na postagem das fotos/registros dos encontros entre os sapatinhos .
- 17h30- Teatro
Os poetas do Mar ”-Caixa de Imagem-SP
É uma metáfora da constante integração entre povos e culturas do Mar Mediterrâneo. Espetáculo itinerante que convida o público a sentar em roda, formando uma arena, cujo centro representa o mar mediterrâneo, o palco. O mote principal do espetáculo é falar sobre o impulso que deseja sair em busca do desconhecido e da sua tendência a querer transformá-lo no que já conhece, de dominá-lo.
- 18h30- Cinema-Curta
Cousines/Primas (Argélia/França)
“Rapaz está em férias na transformada Aregl, onde visita sua família. Lá ele encontra uma prima tímida e reservada, que logo vai expressar seu desejo de independência, apesar de estar prometida para outro.
- 19h10- Dança
Escambo-Cia Mário Nascimento
“É um espetáculo de dança contemporânea que, em sua estrutura, utiliza-se de conceitos da pós-modernidade tais como: simultaneidade, pluralidade de linguagens, retratação do homem em relação á sua época e observação dos mecanismos de ação/reação diante de elementos externos com que dividem o mesmo tempo e espaço. Escambo é atroca em todos os sentidos, material, sentimental, sexual, porque troca é regra, é a base da sociedade.
- 20h -Cinema-Curta
Cock Fight/Briga de Galo (Israel)
“Em seu caminho para o mercado, um criador e galinhas e seu empregado romeno são parados em um bloqueio palestino. Ele enfrenta o oficial encarregado, que já foi seu funcionário.
- 20h30 - Show Musical
Abdullah Chhadeh (Síria)
“É o músico mais inovador tocando “qanun” (harpa árabe) no mundo árabe. Redesenhou o instrumento oriental tradicional pela adição de uma oitava, o que o permitisse tocar uma variedade extensa de música clássica do Oriente Médio, do repertório turco, persa, árabe e andaluz.
“O REALEJO” - MOSTRA COMPETITVA
20h – Teatro César Cava
Concepção:

O realejo é mais uma ousadia do grupo Bagaceira que, opta por um espetáculo de extrema delicadeza e poesia. O clima pode ser traduzido pelos elementos que permeiam a estória: cidade pequena, pracinha, pôr-do-sol, amor proibido, mar e, claro: realejo.
A bela Marina é prometida em casamento, por seus pais ao homem mais afortunado e poderoso da região. Vê, porém crescer sua paixão por um jovem rapaz, gerando assim a aflição e o início de uma íntima desordem que poderá tirar a quietude daquela cidade pacata. Todos os fatos são nostalgicamente enlaçados pelo homem do realejo que, presenciou essa bela história de amor.
O realejo é enchente de beleza e delicadeza versando sobre o desejo, mostrando quem é que decide, quem tem a última palavra nesta casa bagunçada que é o corpo. Um desejo que é capaz de romper com compromissos ou conformidade.
Trata-se também de mais um aprofundamento na parceria do autor(Rafael Martins) com o diretor(Yuri Yamamoto), resultando num espetáculo rico em imagens poéticas, trazidas pela condução minuciosa de cada ator, revelando organicidade dos sentimentos mais sutis e dos corpos que se fundem a bonecos. Saltam à vista o domínio da rima, a concepção cênica, a fluidez, e a sutiliza das atuações. Tudo isso no grande propósito de unir graça e gravidade, e sempre com imensa poesia, utilizando-se de elementos da tragédia, do épico e do teatro bunraku, aliados ao frescor da liberdade e ao auto-didatismo que acompanham a trajetória do grupo. O realejo reafirma e amadurece a tabula de rigor que o grupo construiu para si.
Sinopse:
Marina e Cássio, um vendedor de maças, vivem a magia do primeiro amor. O problema é que a moça foi criada pra se casar com o Coronel Adamâncio. A trágica história desse amor proibido é contada através da magia do som de um enigmático tocador de realejo que decifra o destino de todos.
- Companhia: Grupo Bagaceira de teatro
Cidade: Fortaleza-CE
Autor: Rafael Martins
Direção: Yuri Yamamoto
Som (criação e operação): Yuri Yamamoto
Luz (criação): Démick Lopes, Rogério Mesquita e Yuri Yamamoto
Luz (operação): Démick Lopes
Figurino: Yuri Yamamoto
Maquiagem/Cenário/Adereços/Figurino: Yuri Yamamoto
Elenco: Samya De Lavok, Ricardo Tabosa, Rafael Martins, Edivaldo Batista, Paula Yemanjá, Rogério Mesquita, Tatiana Amorin.