14ª Festa Linux

Festa Linux

O que é o Linux?

Linux é um sistema operacional alternativo ao Windows. Ele é estável, seguro e confiável. Existem várias aplicações gráficas disponíveis para o Linux, incluindo jogos, editores de texto, reprodutores de mp3, programas de mensagens instantâneas, editores de imagens, navegadores Web, entre outros, podendo ser utilizados dependendo da capacidade da sua máquina. O Linux possui também uma grande seleção de programas para servidores, incluindo servidores Web, sistemas de banco de dados, linguagens de script e ferramentas para administração remota, servidores de e-mail, etc.

Porque eu Deveria Usar Linux?

O Linux é um sistema operacional muito estável, ou seja, ele dificilmente trava. Muitas máquinas que tem o Linux instalado permanecem ligadas por semanas ou meses sem reiniciar uma única vez. Sua distribuição é gratuita podendo ser baixado pela Internet. Atualmente o Linux possui um número estimado de 20 milhões de usuários em todo mundo. Linux é sinônimo de liberdade. Além de você ser livre para copiar e compartilhar cópias dele, você também tem a liberdade de ver, modificar e redistribuir seu código fonte. Em outras palavras, você não precisa se adaptar ao software, pois ele poderá ser adaptado às suas necessidades.

Objetivos da Festa Linux

Os objetivos da Festa Linux são a desmistificação dá ideia de que o Linux é difícil de usar e complicado de instalar e mostrar que existem alternativas em software livre de altíssima qualidade e confiabilidade, bem como ajudar quem quer instalar, mas não sabe por onde começar. Este objetivo é algo da Festa Linux para Principiantes. Além disso, o Desafio Linux, evento integrante da Festa Linux, irá proporcionar oportunidades e incentivar o treinamento do estudante universitário quanto à sua capacidade para a resolução de problemas referente a instalação e configuração de sistemas operacionais Linux e serviços de rede em tempo limitado. Com este fim, criam-se mecanismos para a premiação de tais habilidades, estimulando seu aperfeiçoamento. Na primeira versão do desafio, em 2012, a temática foi “Servidores Linux”. No ano de 2013, em sua segunda edição, o Desafio Linux contou com nove equipes resolvendo problemas com o temática “Segurança em Linux”. No ano de 2014, em sua terceira edição e com 9 equipes, a temática foi “Ambientes Corporativos”. No de 2015 a temática foi “Serviços Integrados”. A partir de 2016 o desafio não terá mais temáticas.

Eventos Integrantes

14º Linux para Principiantes: ocorrerá na quinta-feira, dia 17/05, das 08:00 hs as 12:00 hs e das 14:00 as 18:00hs e está direcionada para os alunos que tenham interesse em conhecer ou se aprofundar em sistemas operacionais Linux. Durante este evento será realizada a instalação do sistema operacional Linux em computadores disponibilizados pela faculdade. Além da instalação, os alunos terão a chance e atualizar, configurar e utilizar o sistema operacional. Por fim, a troca de experiências entre os participantes e a divulgação do Linux entre a comunidade FIPP.

Para participar desse evento, por favor, leia o regulamento geral e selecione a opção "Festa Linux (Linux para Principiantes)" na lista de atividades disponíveis na ficha de inscrição no site da Infoeste.

» [Download do REGULAMENTO GERAL]

7º Desafio Linux: ocorre no dia 17/05, as 19:00hs as 22:30 hs e está direcionando aos alunos que já possuem um conhecimento básico e avançado de Linux. Durante o Desafio Linux será distribuído aos grupos uma lista de serviços que deverão ser instalados e configurados e seus respectivos pontos. A equipe que obtiver o maior número de pontos recebidos será o grande vencedor do 7º Desafio Linux.

Para participar desse evento, por favor, leia o regulamento geral e preencha a fica de inscrição disponível no link abaixo com o seu grupo e enviei por e-mail para robson@unoeste.br (todos os integrantes devem estar inscritos na Infoeste). O número de vagas é limitado a 10 equipes de 3 alunos cada (não será permitida a participação de equipes com mais ou menos integrantes). Teremos uma lista de espera tb.

» [Download da FICHA DE INSCRIÇÃO DO 7º DESAFIO]
» [Download do REGULAMENTO GERAL]

Composição da Comissão Julgadora

A comissão Julgadora será formada por integrante devidamente nomeada pela comissão organizadora da 13ª Festa Linux da FIPP.

Local da Festa Linux
» 14º Linux para Principiantes: dia 17/05 - Laboratório 103 e 105 das 08:00 as 12:00hs e das 14:00 as 18:00hs
» 7º Desafio Linux: Laboratório: dia 17/05 - 103 das 19:00 as 22:30 hs.


Comissão Organizadora
Helton Sapia (FIPP)
Luis Isique (FIPP)
Robson Siscoutto (FIPP)
Ronaldo Oikawa (FIPP)

Aguardamos Vocês!!!!!

 Unoeste