Matrícula

  • Todos os cursos de graduação da UNOESTE têm estrutura curricular semestral;
  • Os candidatos aprovados nos Processos Seletivos I e II terão prazo de até três dias úteis para efetivação da matrícula, a contar do dia da publicação do resultado.
  • Havendo vagas remanescentes, haverá novas chamadas aos candidatos com prazo de até 2 dias úteis para efetivação da matrícula, a contar do dia da comunicação pela Secretaria da UNOESTE.
  • As matrículas dos candidatos classificados nos Processos Seletivos I e II serão recebidas na Secretaria da Universidade no Campus I, localizado na Rua José Bongiovani, 700 – Cidade Universitária, de 2ª a 6ª feira, no horário das 8 às 22 horas e aos sábados das 8 às 12 horas.
  • As chamadas para matrícula obedecerão a ordem de classificação dos candidatos. Os candidatos que não efetivarem a matrícula no prazo estabelecido serão considerados desistentes, perdendo direito à vaga, podendo ocorrer chamada para nova lista de aprovados.
  • A 1ª opção tem preferência total sobre a 2ª opção nas chamadas para a matrícula.
  • Sempre a 1ª opção dará ao candidato prioridade na convocação, mesmo que haja outro candidato ao mesmo curso com maior número de pontos em 2ª opção.
  • O candidato atendido em 2ª opção, surgindo vaga no curso de sua 1ª opção, concorrerá à vaga, obedecida rigorosamente à ordem de sua classificação, desde que esteja matriculado em outro curso da Universidade.
  • Havendo vagas remanescentes, estas poderão ser oferecidas a candidatos portadores de diploma(s) de curso(s) superior(es) afins, devidamente registrados, bem como remanejamentos entre cursos afins.

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA

Serão exigidas cópias legíveis dos seguintes documentos (quando possível, tirar cópia de dois documentos em uma única folha de tamanho A4, sem utilizar o verso):

Obs. O candidato deverá apresentar no ato da matrícula os documentos originais referente à conclusão do Ensino Médio ou equivalente.

  1. 01 foto 3x4 recente.
  2. 01 cópia da Cédula de Identidade (RG) atualizada, ou Registro Nacional de Estrangeiros - RNE (que comprove sua condição temporária ou permanente no país), ou protocolo atualizado do RNE.
  3. 01 cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
  4. 01 cópia do Título de Eleitor com comprovante de voto na última eleição, para maiores de 18 anos.
  5. 01 cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
  6. 01 cópia do documento atualizado de quitação com as obrigações militares ou alistamento (com digital ou carimbo de atualização).
  7. 01 comprovante de residência (IPTU, contas de luz, água ou telefone).
  8. 01 cópia autenticada do Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente.
  9. 01 cópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, onde deve constar que o aluno concluiu o Ensino Médio e “está apto a prosseguir seus estudos em nível superior”, com assinatura e carimbo do Secretário e Diretor.

    Obs. Os documentos referentes às alíneas “h” e “i”, o candidato poderá apresentar cópias autenticadas ou cópias com o documento original para autenticação da secretaria.

  10. Os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, no todo ou em parte no exterior, deverão também apresentar fotocópia autenticada do documento de revalidação e/ou equivalência de estudos no Brasil – informe-se na Diretoria de Ensino da sua região.
  11. O candidato portador de Curso Superior deverá apresentar diploma registrado e o histórico escolar correspondente em 1 (uma) cópia autenticada de cada.
  12. Os documentos apresentados no ato da matrícula serão objeto de verificação de autenticidade, através do Visto Confere pelas Diretorias de Ensino ou outros órgãos competentes dos Estados da Federação.
  13. A Matrícula e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais poderão ser assinados somente pelo próprio candidato, se maior de 18 anos e, se menor, deverão ser obrigatoriamente assinados também pelo responsável legal.
  14. A matrícula por procuração deverá ser mediante mandato por instrumento de procuração com firma reconhecida, devendo constar, obrigatoriamente, poder específico para fazer a matrícula e assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
  15. Os documentos complementares que não foram apresentados no ato da matrícula deverão ser apresentados antes do início das aulas; caso contrário, poderá ocorrer o cancelamento da matrícula.
  16. Sempre que necessário, poderão ser divulgadas normas complementares ao presente Edital.