CAMPUS:
Telefone 0800 771 5533
Você está em: Graduação | Engenharia de Produção | Pesquisa Científica

Engenharia de Produção

Bacharelado | 10 semestres letivos | Noturno

Pesquisa Científica


Buscar projeto por

Resumo:
Nos processos de industrialização de farinha de mandioca, cujo nome científico é Minihot esculenta, há a geração de um efluente, nomeado como manipueira, líquido resultante da prensagem da massa ralada, utilizada para a produção de farinha, e do processo de extração e purificação da fécula. Esse efluente resulta em vários problemas ambientais, em função da sua alta carga orgânica e dos níveis elevados de ácido cianídrico, podendo causar alterações no corpo hídrico e na morte de organismos aquáticos. Sendo assim, esse efluente necessita de um tratamento prévio antes de ser lançado no corpo hídrico. O objetivo deste projeto será avaliar a eficiência da degradação da manipueira por um reator anaeróbio. Para isso, será utilizado, como substrato, a manipueira de uma indústria produtora de farinha, e, como inóculo, dois lodos distintos, um oriundo de um reator anaeróbio de fluxo ascendente (RAFA) de estação de tratamento de esgoto doméstico, e outro oriundo do sistema de lodos ativados do tratamento de efluentes de uma indústria produtora de grãos. O monitoramento do processo anaeróbio será realizado pelas análises de pH e demanda química de oxigênio (DQO) do efluente. A eficiência do processo será avaliada pelos parâmetros físico-químicos: DQO, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), sólidos totais (ST), sólidos totais voláteis (STV), sólidos totais fixos (STF), pH, turbidez e cianeto, determinados no efluente antes e após o tratamento anaeróbio. As concentrações de cianeto depois do processo de digestão será um importante parâmetro, examinando se o mesmo interfere positiva ou negativamente no processo microbiológico. Espera-se que o uso desse processo de tratamento simples e de baixo custo, resulte em um efluente final com características menos agressivas ao meio ambiente, possibilitando o seu descarte no corpo hídrico sem causar danos à fauna e a flora de sua circunvizinhança.

Protocolo: 5033 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2019 - 11/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DANIELLE FLORINDO PEREIRA
JULIO KAZUYA ITIMURA OMORI
DEBORA YUKIE PEREIRA ISHIDA
Professor(es): ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA

Resumo:
A frequente ocorrência de fármacos nos corpos hídricos pode ocasionar em impactos nos sistemas aquáticos, devido a sua persistência e difícil remoção pelos tratamentos convencionais de água. Os antibióticos têm sido amplamente encontrados nas águas naturais, sendo introduzidos no meio ambiente através de ações antrópicas, e, embora seja identificados em valores extremamente baixos, sua acumulação pode acarretar na resistência de bactérias. Sendo assim, torna-se de suma importância o estudo de técnicas de remoção destes contaminantes da água. Neste trabalho, será analisada a ocorrência de amoxicilina, ampicilina e cefalexicina em água superficial e tratada, com o intuito de avaliar a eficiência do tratamento de água na eliminação destes fármacos, e, estudar a remoção dos mesmos por adsorção em carvão ativado e PET ativado, através de experimento em filtros de tratamento, comparando ao final a capacidade para eliminar os compostos farmacológicos destes adsorventes.

Protocolo: 4737 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 2/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VINICIUS HENRIQUE DE OLIVEIRA
Professor(es): ANDRE TURIN SANTANA
ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA

Resumo:
A segurança do trabalho está se tornando uma área de cada vez mais importante e explorada dentro das organizações, não apenas pela obrigação legal, mas também como um investimento capaz de proporcionar melhorias para os seus processos, além de minimizar custos. Portanto, torna-se fundamental para as empresas identificar e controlar os riscos ambientais existentes em suas atividades através da gestão de riscos. A presente pesquisa tem como objetivo principal identificar e classificar os riscos ambientais presentes nas atividades de uma serralheria de pequeno porte, abordando em sua revisão de literatura os conceitos de segurança do trabalho, gestão de riscos, classificação dos riscos e técnicas de levantamento de riscos, onde será desenvolvido na prática através de um estudo de caso em uma serralheria da região. Por meio de uma abordagem qualitativa, serão apresentados os riscos ambientais encontrados nas atividades diárias e no ambiente laboral, onde serão classificados de acordo com suas categorias. Juntamente com o resultado, serão elaboradoras propostas de medidas de controle dos riscos levantados na empresa.

Protocolo: 4635 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2018 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SERGIO AUGUSTO DE MELO SOUZA
ARTHUR PEREIRA DOS SANTOS
Professor(es): ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
Com o decorrer dos anos, a população mundial se mostra cada vez mais dependente da utilização de energia elétrica para suas atividades, o uso desse recurso causa inúmeros impactos ambientais através de sua geração, citando como principais as inundações de áreas para a construção de hidrelétricas e também a poluição atmosférica pela liberação de gases como o gás carbônico, por isso medidas e ações que promovam uma melhor utilização da energia devem ser tomadas. Diante disso, o presente trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados que um supermercado poderá obter diante da proposta de substituição de lâmpadas fluorescentes já existentes no local por lâmpadas de LED. A metodologia utilizada se baseará na comparação entre os tipos de lâmpadas citados com uma abordagem quantitativa pautada na pesquisa bibliográfica e observação para coleta de dados que serão úteis para verificar o consumo energético e a quantidade emitida indiretamente de gás carbônico de cada tipo de lâmpada e posteriormente para calcular a viabilidade e o retorno do investimento através dos métodos do valor presente líquido, custo uniforme equivalente e Payback. Os resultados esperados são confirmar que a utilização de lâmpadas LED diminui o consumo de energia elétrica e consequentemente a emissão de gás carbônico em comparação a lâmpadas fluorescentes, contribuindo assim financeiramente para o supermercado e ambientalmente para a sociedade.

Protocolo: 4521 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2018 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VICTOR RISSOLI DOS SANTOS
ARTHUR PEREIRA DOS SANTOS
Professor(es): ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
O presente trabalho terá como finalidade a realização de análise de viabilidade da construção de um aterro sanitário no município de RanchariaSP, visando atender às normas estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), reduzir custos com a destinação adequada do lixo, erradicar a poluição ambiental e evitar possíveis penalidades impostas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).Para que o estudo possa se concretizar, será necessária, através de uma abordagem quantitativa, a análise de viabilidade econômica das alternativas de investimento, com a aplicação de métodos de Engenharia Econômica, como o método do Valor Presente Líquido (VPL). As informações necessárias para a análise,relativas as projeções de geração de resíduos sólidos pelo município de Rancharia-SP, aos custos com a terceirização da destinação adequada do lixo, aos custos com as etapas do ciclo de vida de um aterro sanitário, serão levantadas através de pesquisa bibliográfica e documental. Dessa forma, pretende-se avaliar se se a construção de um aterro sanitário no município de Rancharia-SP seria a alternativa mais rentável economicamente em comparação a realidade atual do município

Protocolo: 4200 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2017 - 10/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCELO SABINO ALVES
ARTHUR PEREIRA DOS SANTOS
Professor(es): ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
A segurança do trabalho está ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas, não só pela obrigação legal, mas como um investimento capaz de trazer melhorias para o processo, além de evitar custos. A identificação e controle dos riscos existentes nas atividades através da gestão de riscos trazem benefícios como redução de custos e desperdícios, evita acidentes de trabalho, promove bem estar dos funcionários, trazem melhores condições de trabalho refletindo diretamente na produtividade. A presente pesquisa objetiva identificar e classificar os riscos ambientais presentes nas atividades de funilaria e pintura, trazendo os conceitos de segurança do trabalho, gestão de riscos, classificação dos riscos e técnicas de levantamento de riscos em sua revisão de literatura, onde será desenvolvido na prática por meio de um estudo de caso em uma oficina da região de Presidente Pudente. Por meio de uma abordagem qualitativa, serão apresentados os riscos encontrados nos ambientes de trabalho e suas atividades da oficina. Os riscos serão classificados de acordo com as categorias. Juntamente com o resultado, serão propostas medidas de controle dos riscos levantados na empresa.

Protocolo: 4130 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2017 - 8/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ALISSON CRUZ MARTINS
ARTHUR PEREIRA DOS SANTOS
Professor(es): ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
O projeto de pesquisa abordará o uso e a aplicação de conceitos e ferramentas que envolvem a ergonomia e a segurança do trabalho, ambas áreas da Engenharia de Produção, em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental. O objetivo da pesquisa é diagnosticar a situação atual da escola em relação a ergonomia e segurança do trabalho e propor medidas a serem adotadas para proteger a saúde e segurança dos funcionários e alunos. A metodologia se dará através da abordagem de pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, adotando o estudo de caso como procedimento para a pesquisa a ser realizada no ambiente escolar. A coleta de dados terá início com uma pesquisa bibliográfica, com a intenção de reunir o maior número de informações possíveis sobre a ergonomia e a segurança do trabalho, seguido pela observação dos patrimônios pertencentes à escola para a execução das atividades e funções trabalhistas. Em seguida, será possível elaborar propostas de ajustes ou melhorias no mobiliário e na execução das atividades, objetivando sempre o maior conforto para o trabalhadores e alunos. Com a conclusão do presente estudo, espera-se que todos os conceitos e aplicações possíveis da ergonomia e da segurança do trabalho tenham sido bem apresentados e explicados, revelando a sua importância, não só em setores de grandes fábricas e empresas, mas para todos na sociedade, usando suas aplicações para um maior bem-estar e uma melhoria na saúde.

Protocolo: 3781 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2017 - 9/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCAS POLEGATTI PACHECO
CAROLINA GOMES DE MELO
Professor(es): ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
A necessidade das indústrias em se adequarem a novas práticas produtivas visando os benefícios ambientais tem feito com que muitos pesquisadores se interessem em propor novas formas de produção e preocupação, principalmente, com o destinação de resíduos gerados por uma empresa que acabam diretamente depositados no meio ambiente, desconsiderando as legislações vigentes no país e as metodologias ambientais aplicadas à prática de produção mais limpa. Assim, o objetivo dessa pesquisa consiste em utilizar a estratégia da produção mais limpa como instrumento de gestão ambiental visando aumentar à vantagem econômica e competitiva. A execução da pesquisa emprega a metodologia quantitativo e exploratório, onde foram definidos 5 passos metodológicos. As informações serão obtidas por intermédio de visitas realizadas em uma empresa fabricante de lajes pré-moldadas, localizada no extremo oeste do estado de São Paulo. A coleta de dados ocorrerá através de informações obtidas mediante visitas técnicas e reuniões com os supervisores e gerentes da empresa sobre o processo produtivo, resíduos gerados, utilização de matérias primas e impactos ambientais causados.

Protocolo: 3525 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2016 - 6/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIEL DA SILVA VILAS BOAS
ARTHUR PEREIRA DOS SANTOS
Professor(es): ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo propor um projeto de processo visando à padronização de operações e a otimização da produção em uma empresa do segmento de alimentos, mais especificamente de paçoca, de uma empresa de pequeno porte, no interior do estado de São Paulo. A metodologia adotada é de abordagem quanti-qualitativa, tendo como procedimento metodológico o estudo de caso. A coleta de dados conta com insturmentos como a observação e, principalmente, a cronoanálise, método proveniente dos estudos de tempos e métodos. No que se refere à análise de resultados, os dados obtidos na cronoanálise serão manipulados matematicamente para a obtenção do tempo padrão. Posteriormente serão relacionados graficamente com o intúito de facilitar sua análise. O resultado esperado, de acordo com a problematização geral deste estudo, refere-se a buscar uma respota para a seguinte questão: quanto uma definição detalhada de todas as etapas do processo produtivo pode ajudar em um melhor controle e aprimoramento das capacidades produtivas de uma empresa do ramo alimentício?

Protocolo: 3280 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2016 - 11/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDO SALEM DE OLIVEIRA
ISABELLA DE OLIVEIRA DIAS
Professor(es): ANDREIA DE MENEZES OLIVO

Resumo:
A presente investigação tem como objetivo propor métodos de controle baseado nos princípios da qualidade, em busca de diminuir as perdas e minimizar custos para o segmento varejista de hortifrúti e de restaurante do supermercado. Para alcançar esse objetivo será realizado um levantamento das perdas em ambos os setores, aplicado as ferramentas estatísticas para diagnóstico da origem do problema e tomada de decisão, e por fim realizará uma análise dos dados com o intuito de propor a metodologia adequada para a solução do problema. A pesquisa será de natureza quali-quantitativa com caráter explanatório, terá como método de investigação o estudo de caso. A pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação serão utilizadas como instrumentos da coleta de dados. Com o desenvolvimento dessa pesquisa, espera-se identificar por meio das ferramentas da qualidade as origens das causas que acarretam as quebras nos setores de hortifrúti e restaurante de um supermercado e propor formas de solucionar o problema.

Protocolo: 3279 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2016 - 10/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GRACIELE PRISCILA DE OLIVEIRA BRAVIN
BEATRIZ MARTINS PEREIRA
Professor(es): ANDREIA DE MENEZES OLIVO

Resumo:
A necessidade das indústrias em se adequar a novas práticas produtivas visando os benefícios ambientais tem feito com que muitos pesquisadores se interessem em propor novas formas de produção e preocupação principalmente com o despojamento de resíduos gerados por uma empresa que acabam sendo diretamente depositados no meio ambiente desconsiderando as legislações vigentes no país e a metodologias ambientais aplicadas a prática de produção mais limpa. Objetivo: Propor estratégias para melhoria do processo produtivo com base nos princípios de produção mais limpa visando à minimização de resíduos em uma empresa de maquinas agrícola. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, prospectivo e transversal. As informações serão obtidas por intermédio a visitas realizadas em uma empresa presente há 65 anos no mercado do agronegócio brasileiro fornecedora de equipamentos ao setor pecuário e agrícola, localizada na cidade de Alvares Machado interior do estado de São Paulo. A coleta de dados ocorrerá através de questionário e informações obtidas mediante entrevista com os supervisores e gerentes da empresa sobre o processo produtivo, resíduos gerados e utilização de matérias primas.

Protocolo: 2935 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2016 - 6/2016 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIEL SIMOES
JAMILE SILVEIRA TOMIAZZI
Professor(es): ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
Nos tempos atuais a competitividade e a globalização tornaram-se palavras chaves no desenvolvimento das empresas, a administração da produção passou a ser vital no que tange a longevidade das companhias. Em auxilio a essa administração da produção o DMAIC vem para criar um padrão de crescimento sustentável, tempo é uma matéria prima escassa, e o DMAIC é um apoio para reduzir o tempo de resposta para as necessidades do mercado onde as oportunidades são trabalhadas de maneira estruturada, definindo, medindo, analisando, melhorando e controlando. Diante do exposto, este trabalho tem como por objetivo estudar as variações de produção dos últimos seis meses de um setor produtivo em uma empresa localizada na cidade de Pirapozinho do segmento alimentício e avaliar as ações que possam controlar as variações durante o processo produtivo aumentado a produtividade média diária. Este trabalho se justifica por oferecer suporte à gerencia da empresa afim de entender as principais razões das variações de produtividade e rendimento produtivo, bem como. A metodologia a ser empregada se dará a partir de um estudo aprofundado da ferramenta DMAIC utilizando a análise quantitativa, exploratória e Pesquisa-Ação a partir de levantamento de dados em campo que serão trabalhados com o auxilio de tabelas geradas no programa Microsoft Excel 2010 e estudo estatístico no Minitab versão 17.

Protocolo: 2705 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2015 - 8/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): WELLINGTON LIMA MARTINS
MURILO SILVA MIRANDA
DONILSON PEREIRA BELIZARIO
Professor(es): ANDREIA DE MENEZES OLIVO

Resumo:
A competitividade do mercado está cada vez maior e o estudo da gestão de estoque direcionado à análise da curva ABC, vem de encontro com a necessidade de criar alternativas para que as empresas tornem-se mais competitivas e preparadas para enfrentar as oscilações econômicas e gerencie melhor seus estoques, buscando reduzir seus custos de produção a fim de repassar esta desoneração de seus produtos aos clientes. Percebe-se que os investimentos em itens de estoque que ficam parados por períodos de tempo muito longos retêm um alto investimento de capital das empresas. Com isso as empresas necessitam de um maior controle de estoque e armazenagem de seus materiais para diminuir os danos e consequentemente os prejuízos causados pela má administração. Diante disso, realizar a organização dos produtos estocados de acordo com a classificação ABC e encontrar o ponto de equilíbrio pela sistemática de Lote Econômico de compra nos permitirá identificar a representatividade de cada item no estoque, obtendo diferentes níveis de controle com base na importância de cada item. Assim, o objetivo principal deste estudo é analisar o gerenciamento de estoque de um supermercado varejista Bandeira, localizado no município de Osvaldo Cruz, auxiliando a gerência a analisar as condições e necessidades do estoque em relação aos itens que demandam maior consumo. A metodologia empregada será um levantamento de dados por meio de relatório originados do sistema informatizado da empresa, sendo assim utilizada a pesquisa exploratória, analítica em vista de auxiliar a montagem de um modelo de gerenciamento de estoques para a referida empresa, onde os resultados serão analisados e apresentados sob a forma de gráficos e tabelas gerados no Excel 2010 e suplemento estatístico deste mesmo.

Protocolo: 2674 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): TAYNA DOS SANTOS MARTINS
MARLON SEOLIN CORREA
TAMIRES MAZARO CANDEIAS
LETICIA BATOQUI MUNHOZ
Professor(es): ANDREIA DE MENEZES OLIVO

Resumo:
O atual Código Florestal, Lei 12.651/12 e suas respectivas alterações, vêm sofrendo críticas quanto sua real função na proteção das florestas e demais formas de vegetação nativa, da biodiversidade, do solo, dos recursos hídricos e do sistema climático, como proposto no Inciso I do Art. 1ºA. Diante desta discussão, este trabalho objetiva a comparação entre as Áreas de Preservação Permanente (APP) identificadas a partir da interpretação do atual e antigo Código Florestal (Lei 4.771/65), discutindo a problemática da redução das APP´s diante da dinâmica natural da alta bacia do ribeirão Areia Dourada, Marabá Paulista (SP). Estudos indicam que a preservação contemplada pelo antigo Código Florestal, com maior abrangência frente à dinâmica natural, é mais eficiente na proteção dos recursos naturais, enquanto a partir do atual Código Florestal a preservação não contempla tal proteção, o que contribui para agravar a problemática ambiental das áreas em estudo. Desta maneira, este projeto tem como finalidade levantar na bacia do alto curso do ribeirão Areia Dourada, as áreas de preservação permanentes de acordo com os Códigos Florestais de 1965 e de 2012, e verificar a eficiência dos dois códigos florestais associando a eficiência de conter os processos de erosão na bacia em questão.

Protocolo: 2160 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2014 - 5/2015 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): MARCOS NORBERTO BOIN

Resumo:
Em seu desenvolvimento ao longo de diversas pesquisas, as avaliações morfométricas vêm contribuindo significativamente nos estudos geomorfológicos, pois possibilitam, por meio da geometria dos terrenos, identificar os setores potencialmente mais suscetíveis a processos erosivos e gravitacionais. Para isso será utilizada a metodologia proposta por Mendes (1993), com objetivo de verificar a eficácia dos mapas de morfometria do relevo no contexto específico da alta bacia do Ribeirão Areia Dourada, em Marabá Paulista (SP). Assim, este trabalho discutirá os dados obtidos mediante as cartas de declividade, dissecação horizontal, dissecação vertical e energia do relevo, em associação a dados sobre as características físicas, edáficas e geomorfológicas da bacia, obtidos através de levantamentos em bibliografias, imagens orbitais e trabalhos de campo. Como resultado, as informações adquiridas devem contribuir de forma significativa na compreensão da configuração da bacia, principalmente na interdependência dos elementos físicos que compõem a paisagem.

Protocolo: 2157 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2014 - 5/2015 Programa: PPD - Programa de Pesquisa Docente/PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): RODRIGO COLADELLO DE OLIVEIRA
Professor(es): MARCOS NORBERTO BOIN

Resumo:
Em seu desenvolvimento ao longo de diversas pesquisas, as avaliações morfométricas vêm contribuindo significativamente nos estudos geomorfológicos, pois possibilitam identificar os terrenos mais suscetíveis a processos erosivos e gravitacionais. Com base na metodologia proposta por Mendes (1993), com o uso das técnicas de De Biasi (1970), Spiridonov (1981) e Mauro et. al (1991), e com objetivo de verificar sua eficácia no contexto específico da área estudada, este projeto prevê a elaboração das cartas de declividade, dissecação horizontal, dissecação vertical e energia do relevo do rio Santo Anastácio, Estado de São Paulo. Aliada as cartas morfométricas, devem ser consideradas ainda, as características litológicas, dos solos e das feições erosivas da área, a serem levantadas em bibliografias, imagens orbitais e trabalhos de campo. Como resultado, espera-se que os dados obtidos possam contribuir de forma significativa na compreensão da configuração da bacia, principalmente na interdependência dos elementos físicos que compõe a paisagem, permitindo orientar o uso da terra e contribuir no ordenamento das atividades antrópicas de forma mais adequada à dinâmica natural da bacia.

Protocolo: 2161 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2014 - 6/2016 Programa: PPD - Programa de Pesquisa Docente/PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): LUCAS PRADO OSCO
Professor(es): MARIA HELENA PEREIRA MIRANTE
ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
Devido à crescente importância da Gestão de operações nos processos produtivos, estudos são realizados para facilitar este gerenciamento, e para estes se faz necessário a criação de algumas ferramentas de avaliação dos métodos de trabalho. Antes que se possam desenvolver métodos melhores e mais fáceis de executar determinada tarefa, torna-se imprescindível que sejam obtidos todos os detalhes relativos ao trabalho com o levantamento de informações. Estas informações podem ser apresentadas de forma gráfica, o que auxilia o entendimento e visualização de um processo ou de uma operação. Os gráficos de fluxo de processo é uma técnica para se registrar um processo de forma compacta, a fim de tornar possível sua melhor compreensão e posterior melhoria. Assim, este trabalho objetiva realizar o estudo de movimentos e tempos por meio da montagem e implantação de gráficos de fluxos de processo e/ou mapofluxograma de uma linha de processamento de carnes. O desenvolvimento do trabalho se dará pela análise e acompanhamento do processo produtivo visando o entendimento de todas as etapas das operações que compõem o processo, elaboração dos gráficos de fluxos e mapofluxogramas. A metodologia empregada para realização do estudo será de caráter exploratório, descritivo e analítico de todo o processo produtivo findando com uma análise quantitativa e gráfica. Os resultados obtidos serão observados sob a forma de gráficos de fluxos de processo das operações e operadores, bem como mapofluxogramas das operações, confeccionados com o auxilio do programa Vision 2007.

Protocolo: 2093 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 8/2015 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JULIANA DE JESUS AMARAL
VIVIANI DIAS FABRIS PADOVANI
Professor(es): ANDREIA DE MENEZES OLIVO

Resumo:
Com o avanço na área da conservação do meio ambiente, atualmente tem-se uma preocupação maior por parte das empresas e do governo na preservação dos recursos naturais da nação. Percebe-se que existe uma adequação a um comportamento mais conservacionista em relação ao meio ambiente. As organizações têm se voltado para problemas que ultrapassam as considerações meramente econômicas, atingindo um patamar mais amplo, envolvendo preocupações de caráter político-social, tais como controle da poluição, segurança e qualidade dos produtos, proteção ao consumidor. Tal comportamento está relacionado com as atividades que o homem realiza visando reduzir o impacto sobre o meio ambiente no qual está situado. Tal preocupação e tomada de consciência já são perceptíveis em grandes cadeias varejistas, onde o comércio de produtos sustentáveis transformou-se em uma vantagem competitiva tanto para os fabricantes, quanto para as redes varejistas que comercializam estes produtos. Em função deste panorama, a sustentabilidade tem se tornado um fator de grande relevância para as indústrias, prestações de serviços, redes varejistas e população. Esta tem transformado as estratégias empresariais, buscando redução de custos, evitando desperdícios e perdas, e ainda gerando uma grande vantagem competitiva para as organizações, além de proporcionar a oportunidade de escolha para os consumidores. Desta forma, tendo em vista a importância da sustentabilidade para o presente e futuro da sociedade, este trabalho tem como objetivo fazer uma análise e reflexão de como as redes de varejo do município de Presidente Prudente incorporam a sustentabilidade em suas estratégias e qual a relação desta incorporação com a responsabilidade social. Para isto, será levado em consideração a quantidade de produtos sustentáveis que essas lojas possuem e seu portfólio; e também como esses itens são dispostos para o consumidor, quais são as práticas que as empresas utilizam para incentivar esse consumo, agregando valor as suas marcas. A metodologia que será utilizada será uma pesquisa de cunho exploratório, descritiva e analítica, pauta em uma sólida revisão bibliográfica de caráter técnico-cientifica.

Protocolo: 1733 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 10/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): THIAGO PEREIRA ZUCOLOTTO
EDIVAM JOSE DOS SANTOS
CAROLINE DIAS FIRMINO
Professor(es): ANDREIA DE MENEZES OLIVO

Resumo:
A Física, como uma ciência fundamental, tem por objetivo o estudo dos fenômenos naturais de nosso universo. Quando se trata desses fenômenos geralmente vêm à mente aqueles que estão ligados diretamente com a natureza macroscópica de nosso cotidiano, deixando-se de considerar, por diversas situações, aqueles fenômenos naturais microscópicos observados exteriormente a nosso organismo, assim como em seu interior. Dessa forma, a proposta desse projeto é desenvolver uma pesquisa minuciosa a respeito, inicialmente, dos conceitos da Física que são mais úteis no entendimento das ciências médicas e biomédicas e, posteriormente, da aplicação desses conceitos sobre as diversas situações envolvendo o contexto, mais especificamente, da biomedicina. Para tal, serão investigados, de início, as áreas da biomedicina que envolvem, em seu fundamento, conceitos físicos (básicos e/ou avançados), como por exemplo o diagnóstico por imagem envolvendo o uso de radiação ionizante ou não ionizante, ou até mesmo fenômenos da biofísica tais como o transporte de substâncias através da membrana celular. Finalmente, toda essa pesquisa de caráter preferencialmente teórico dar-se-á por um processo investigativo que será baseado nas referências, nacionais e internacionais, já existentes a respeito desses assuntos, assim como aquelas adquiridas em possíveis congressos, colóquios, encontros, workshops e afins. Sendo assim, o maior interesse desse projeto é, com o produto obtido em função de seu desenvolvimento, fornecer um material que sirva também de referência para os cursos da área médica que envolvem estudos de biofísica, física das radiações ou qualquer outra área correlata.

Protocolo: 1669 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2013 - 12/2014 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Aluno(s): RAFAEL HENRIQUE RIBEIRO DE OLIVEIRA
PRISCILA SILVA FIABANI
VITOR AFONSO PIRES DA SILVA
Professor(es): JOÃO LUCAS CORREIA SILVA
Alguma mensagem