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Sistemas para Internet

Tecnologia | 6 semestres letivos | Noturno

Pesquisa Científica


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Resumo:
Introdução: O número de óbitos por doenças cardiovasculares ainda lidera as planilhas de custo da rede pública de saúde, refletindo em aumento da incidência de seus fatores de risco, como hipertensão, diabetes melitus, hipercolesterolemia, sedentarismo estresse. Contudo, o perfil da população parece não ser linear a todas as regiões, mostrando influências do ambiente e social, os quais esses indivíduos estão inseridos, por isso faz-se necessário caracterizar os fatores de risco cardiovascular existente, a fim de promover intervenções preventivas efetivas, pelas quais visam proporcionar grande melhora na qualidade de vida dessa população. Objetivo: Desenvolvimento e validação de Software para avaliação e prescrição de exercício aeróbico para a prevenção primária e secundária de doenças cardiovasculares. Método: O software consistirá no preenchimento de dados cadastrais, informações quanto aos fatores de risco cardiovasculares e exames complementares cardiológicos específicos, esses dados serão colhidos e mensurados no momento da avaliação do profissional que utilizará o software. Baseado nestes dados será definida a estratificação de risco cardiovascular do paciente e assim calculada a intensidade de prescrição do exercício físico aeróbico. Para a definição dos fatores de risco cardiovasculares, sem subjetividade de respostas, o software utilizará questionários como Baecke e os testes de Fangström (tabagistas) e escala de estresse percebido, além disso, deverão ser mensurados dados antropométricos, valores de pressão arterial e frequência cardíaca em respouso. Baseando-se nestas avaliações os pacientes terão a sua estratificação de risco de acordo com as diretrizes do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), a Diretriz Brasileira de Reabilitação Cardíaca e pela diretriz do American Heart Association (AHA) e definido o risco e a intensidade dos exercícios aeróbicos a prescrição do mesmo será realizada de maneira individual e personalizada, utilizando a fórmula de Karvonen. Após a conclusão do desenvolvimento do software, por meio deste serão avaliados 20 voluntários, de ambos os sexos, entre 35 a 60 anos que apresentem fatores de risco cardiovasculares, e para meios de comparação, estes mesmos voluntários serão reavaliados, pelos mesmos critérios, por outros dois profissionais especializados e com experiência na área de reabilitação cardiovascular, para realizar a avaliação de modo convencional, e assim, por meio da conclusão das avaliações, poderá firmar a possível efetividade da prescrição de exercício realizada pelo software. Para as comparações entre dados será realizada a escolha do teste estatístico mais adequado respeitando os pressupostos determinados pelos resultados, características e comportamentos das variáveis do estudo. Para todos os testes será adotado o nível de significância de 5 .

Protocolo: 5175 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2018 - 1/2020 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAIO CESAR SANTOS MOURA
ALESSANDRO PIERUCCI
Professor(es): VINICIUS FLAVIO MILANEZ
ANA CLARA CAMPAGNOLO GONÇALVES TOLEDO

Resumo:
Este estudo de caráter qualitativo tem por objetivo desenvolver e validar, em uma perspectiva colaborativa e multidisciplinar, um serious game para apoiar a aprendizagem de conteúdos da educação médica. Para tanto, pretende-se criar um Jogo Digital Educativo, atendendo às premissas do conceito de serious games, como um recurso educacional para a área médica e colocá-lo em condições técnicas de observação e análise por docentes do ensino superior. No tocante ao levantamento de dados, este estudo fará uso da técnica da observação participante, uma vez que esta técnica permite a participação do pesquisador no controle e análise das variáveis técnicas e pedagógicas do Jogo Digital Educativo, observando seu processo de desenvolvimento no que se refere às suas reações aos estímulos exteriores e suas formas de adaptação. Além disso, serão convidados quatro professores do curso de Medicina para auxiliarem na concepção do Jogo Digital Educativo e emitirem suas impressões sobre o potencial do jogo para a aprendizagem de conteúdos da educação médica. Ainda sobre a coleta de dados, os requisitos para criação do jogo serão definidos por meio de Grupo Focal, que terá o intuito de garantir que os conceitos da área médica sejam contemplados pelo jogo. A coleta de dados acerca dos testes que definirão o potencial pedagógico do jogo acontecerá por meio de entrevistas com cada um dos professores voluntários desta pesquisa. Para o desenvolvimento do estudo serão consideradas cinco etapas: planejamento do Jogo Digital Educativo, baseado nos princípios dos serious games, visando estabelecer os requisitos técnicos e pedagógicos que deverão ser contemplados em seu desenvolvimento; implementação de um protótipo de um Jogo Digital Educativo para apoiar a aprendizagem de conteúdos da educação médica; testes para o levantamento de dados referentes às interações dos professores do curso de Medicina com o Jogo Digital Educativo; análise dos dados coletados para subsidiar o aprimoramento do Jogo Digital Educativo; divulgação dos resultados da pesquisa.

Protocolo: 4794 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 8/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GIOVANNA DUARTE BINOTTI
EDUARDO RODRIGUES SANTANA
CRISTIANO ALVES DUTRA JUNIOR
Professor(es): SIDINEI DE OLIVEIRA SOUSA

Resumo:
O presente projeto de pesquisa apresenta como principal finalidade desenvolver um protótipo de módulo digital que melhore e/ou adeque o acesso de pessoas com daltonismo ao ambiente virtual de aprendizagem "Aprender Unoeste", desenvolvido pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Esse ambiente virtual foi criado especialmente para viabilizar a oferta de cursos a distância edisciplinas semipresenciais, bem como para ser utilizado como ferramenta de apoio para os cursos (graduação, pós-graduação e extensão) presenciais da universidade. Como aporte teórico serão utilizados os estudos desenvolvidos por Sonza, Conforto, Santarosa (2008), Sassaki (2005), Martins (2004), Valente, Almeida, Prado (2007), entre outros. A pesquisa assumirá um caráter qualitativo, do tipo estudo de caso, uma vez que a proposta de investigação focará o estudo a respeito da acessibilidade de pessoas com daltonismo aos ambientes virtuais de aprendizagem, adotando como plataforma de referência o Aprender Unoeste. Espera-se, com isso, que os resultados obtidos possam contribuir com o entendimento da necessidade de se considerar determinadas especificidades para se promover o acesso efetivo de pessoas com daltonismo aos ambientes virtuais de aprendizagem, especialmente, ao Aprender Unoeste, favorecendo assim, uma melhor inclusão dessas pessoas a cursos oferecidos na modalidade a distância, propiciando condições mais eficientes de leitura das informações gerais e dos materiais didáticos, disponíveis nesses ambientes.

Protocolo: 2355 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2014 - 11/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RITA DE CASSIA MIRANDA DA COSTA
Professor(es): FERNANDA SUTKUS DE OLIVEIRA MELLO
ADRIANA APARECIDA DE LIMA TERÇARIOL

Resumo:
Este estudo tem por objeto planejar e desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) específico para a estratégia metodológica da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Para tanto, pretende-se desenvolver um estudo de caráter qualitativo focando uma experiência na qual o próprio objeto, ou seja, o AVA específico para o PBL, seja colocado em condições técnicas de observação e estudado em sua concretude como fonte de conhecimento. No tocante ao levantamento de dados, este estudo fará uso da técnica da observação direta, uma vez que esta técnica permite uma participação intensa do pesquisador no controle e análise das variáveis técnicas e pedagógicas do objeto em estudo, observando suas reações aos estímulos e suas formas de adaptação. Assim, para que o leitor possa conhecer quais as etapas que deverão ser desenvolvidas durante a pesquisa, são descritas a seguir as cinco fases em que esta proposta está dividida: 1ª) Elaboração do modelo conceitual para o ambiente de ensino e aprendizagem na Web mediante o paradigma do PBL; 2 ª) Implementação de um protótipo de um Ambiente Virtual de Aprendizagem adequado à metodologia PBL; 3 ª) Levantamento dos dados referentes às interações dos usuários com o AVA; 4 ª) Análise dos dados coletados; 5 ª)Discussão dos resultados à luz da teoria sobre o assunto.

Protocolo: 2307 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2015 - 1/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): GUNNAR CORREA PEREIRA FERREIRA
Professor(es): MARCELO VINICIUS CRERES ROSA
SIDINEI DE OLIVEIRA SOUSA

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo estudar a dicotomia envolvida na relação páginas estáticas e páginas dinâmicas, tendo como base a linguagem ASP.NET para criação das páginas dinâmicas e a utilização de frameworks que acelerem e otimizem a criação dessas páginas, bem como a integração entre estas duas tecnologias visando obter o melhor desempenho. Além disso, será desenvolvido um protótipo de um sistema de montagem de quadro de horários na Web visando a aplicabilidade das ferramentas estudas e a sua validação junto a coordenadores e alunos da FIPP.

Protocolo: 745 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2011 - 8/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ROBSON YOKOTA
Professor(es): MARCELO VINICIUS CRERES ROSA
ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO

Resumo:
As Instituições de Ensino Superior devem ter como missão propiciar e contemplar as formações gerais, sociais e específicas do corpo discente ao longo da permanência deste nos cursos de graduação. Muitas vezes os acadêmicos somente valorizam a sua formação técnica na área do seu curso, considerando desinteressantes temas como: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural dentre outras. Este projeto tem como objetivo a autoria e aplicação de gincanas de conhecimento baseadas em quiz, construídos a partir da base de conhecimentos com perguntas de temas transversais formatadas e apresentadas intuitivamente de acordo com temas previamente configurados. O intuito consiste em unir o mundo "não universitário" ao universitário, onde, os alunos poderão participar motivados pela disputa e/ou pelo oferecimento de prêmios ou horas-atividade aos melhores colocados. O trabalho será desenvolvido utilizando o ambiente de programação para internet Visual Studio .NET e a tecnologia multimídia Silverlight para enriquecer a apresentação de aplicações na internet e dispositivos móveis.

Protocolo: 223 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2010 - 10/2010 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): VICTOR HUGO DOS SANTOS
LUIZ FERNANDO DE SOUZA PACANHELLA
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA
MARCELO VINICIUS CRERES ROSA
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