Universidade do Oeste Paulista - 45 Anos

Área do Aluno/Professor

Área do
Aluno/Professor

INFORME CORRETAMENTE SEU RA/MATRÍCULA

ENCONTRE SEU CURSO
FAÇA UMA BUSCA NO SITE
(NOTA EM AVALIAÇÃO DO MEC)

SISTEMAS PARA INTERNET

Tecnologia: 6 semestres letivos (Noturno)

Pesquisa Científica


Buscar projeto por

Resumo:
O presente projeto de pesquisa apresenta como principal finalidade desenvolver um protótipo de módulo digital que melhore e/ou adeque o acesso de pessoas com daltonismo ao ambiente virtual de aprendizagem "Aprender Unoeste", desenvolvido pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Esse ambiente virtual foi criado especialmente para viabilizar a oferta de cursos a distância edisciplinas semipresenciais, bem como para ser utilizado como ferramenta de apoio para os cursos (graduação, pós-graduação e extensão) presenciais da universidade. Como aporte teórico serão utilizados os estudos desenvolvidos por Sonza, Conforto, Santarosa (2008), Sassaki (2005), Martins (2004), Valente, Almeida, Prado (2007), entre outros. A pesquisa assumirá um caráter qualitativo, do tipo estudo de caso, uma vez que a proposta de investigação focará o estudo a respeito da acessibilidade de pessoas com daltonismo aos ambientes virtuais de aprendizagem, adotando como plataforma de referência o Aprender Unoeste. Espera-se, com isso, que os resultados obtidos possam contribuir com o entendimento da necessidade de se considerar determinadas especificidades para se promover o acesso efetivo de pessoas com daltonismo aos ambientes virtuais de aprendizagem, especialmente, ao Aprender Unoeste, favorecendo assim, uma melhor inclusão dessas pessoas a cursos oferecidos na modalidade a distância, propiciando condições mais eficientes de leitura das informações gerais e dos materiais didáticos, disponíveis nesses ambientes.

Protocolo: 2355 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2014 - 11/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RITA DE CASSIA MIRANDA DA COSTA
Professor(es): FERNANDA SUTKUS DE OLIVEIRA MELLO
ADRIANA APARECIDA DE LIMA TERÇARIOL

Resumo:
Este estudo tem por objeto planejar e desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) específico para a estratégia metodológica da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Para tanto, pretende-se desenvolver um estudo de caráter qualitativo focando uma experiência na qual o próprio objeto, ou seja, o AVA específico para o PBL, seja colocado em condições técnicas de observação e estudado em sua concretude como fonte de conhecimento. No tocante ao levantamento de dados, este estudo fará uso da técnica da observação direta, uma vez que esta técnica permite uma participação intensa do pesquisador no controle e análise das variáveis técnicas e pedagógicas do objeto em estudo, observando suas reações aos estímulos e suas formas de adaptação. Assim, para que o leitor possa conhecer quais as etapas que deverão ser desenvolvidas durante a pesquisa, são descritas a seguir as cinco fases em que esta proposta está dividida: 1ª) Elaboração do modelo conceitual para o ambiente de ensino e aprendizagem na Web mediante o paradigma do PBL; 2 ª) Implementação de um protótipo de um Ambiente Virtual de Aprendizagem adequado à metodologia PBL; 3 ª) Levantamento dos dados referentes às interações dos usuários com o AVA; 4 ª) Análise dos dados coletados; 5 ª)Discussão dos resultados à luz da teoria sobre o assunto.

Protocolo: 2307 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2015 - 1/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): GUNNAR CORREA PEREIRA FERREIRA
Professor(es): MARCELO VINICIUS CRERES ROSA
SIDINEI DE OLIVEIRA SOUSA

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo estudar a dicotomia envolvida na relação páginas estáticas e páginas dinâmicas, tendo como base a linguagem ASP.NET para criação das páginas dinâmicas e a utilização de frameworks que acelerem e otimizem a criação dessas páginas, bem como a integração entre estas duas tecnologias visando obter o melhor desempenho. Além disso, será desenvolvido um protótipo de um sistema de montagem de quadro de horários na Web visando a aplicabilidade das ferramentas estudas e a sua validação junto a coordenadores e alunos da FIPP.

Protocolo: 745 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2011 - 8/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ROBSON YOKOTA
Professor(es): MARCELO VINICIUS CRERES ROSA
ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO

Resumo:
As Instituições de Ensino Superior devem ter como missão propiciar e contemplar as formações gerais, sociais e específicas do corpo discente ao longo da permanência deste nos cursos de graduação. Muitas vezes os acadêmicos somente valorizam a sua formação técnica na área do seu curso, considerando desinteressantes temas como: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural dentre outras. Este projeto tem como objetivo a autoria e aplicação de gincanas de conhecimento baseadas em quiz, construídos a partir da base de conhecimentos com perguntas de temas transversais formatadas e apresentadas intuitivamente de acordo com temas previamente configurados. O intuito consiste em unir o mundo "não universitário" ao universitário, onde, os alunos poderão participar motivados pela disputa e/ou pelo oferecimento de prêmios ou horas-atividade aos melhores colocados. O trabalho será desenvolvido utilizando o ambiente de programação para internet Visual Studio .NET e a tecnologia multimídia Silverlight para enriquecer a apresentação de aplicações na internet e dispositivos móveis.

Protocolo: 223 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2010 - 10/2010 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): VICTOR HUGO DOS SANTOS
LUIZ FERNANDO DE SOUZA PACANHELLA
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA
MARCELO VINICIUS CRERES ROSA
Alguma mensagem