CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Educação financeira nas escolas é tema de Enetec 2017

Com o foco em assuntos do cotidiano evento instruiu sobre economia desde cedo; escolas vieram apresentar projetos durante concurso Visual Class


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gustavo Justino Educação financeira nas escolas é tema de Enetec 2017
Abertura do evento contou com palestra do Dr. Reinaldo Domingos, presidente da DSOP

Ideias inovadoras envolvendo tecnologia e a evolução do ensino são premissas mínimas para os projetos apresentados pelos alunos e educadores das escolas que participam do 9º Encontro Nacional de Educação Tecnológica (Enetec). O evento realizado nesta sexta (27), no Teatro César Cava, vem da parceria entra a Unoeste, Visual Class e a Prefeitura de Presidente Prudente. O tema escolhido - Educação financeira nas escolas - tem relação com a situação atual do país.
 
E se o assunto é economia, o educador e terapeuta financeiro, Dr. Reinaldo Domingos, tem gabarito para falar. Durante sua apresentação mesclou a linguagem para atingir as crianças das escolas e os adultos presentes com senso de humor e simplicidade. “Vocês precisam chegar em casa e dizer para os pais que o Reinaldo ensinou vocês a poupar, ganhar e planejar como gastar o dinheiro com o que sonham”, disse. O palestrante classificou o evento como um dos melhores do Brasil e falou da amplitude da iniciativa. “É um orgulho muito grande participar, o Enetec ganhou uma dimensão especial, tem importância social”, detalha.
 
De Araguari (MG) para Presidente Prudente (SP), uma viagem de quase 600 km, os docentes da rede municipal trouxeram estudantes e vieram apresentar seus projetos durante o evento, como explica a professora Clélia Dias Mota, que já vem para o evento há sete anos. “Selecionamos o que trazer e viemos em 17 pessoas. Eu, por exemplo, vim apresentar o projeto Professor Multimídia que estimula os estudantes ao pensamento crítico”, conta. Assim como a Clélia, outras escolas vieram para participar do 14º Concurso Nacional Visual Class e o 11º Concurso Internacional Visual Class, também realizados no Teatro César Cava nesta manhã.
 
Foto: Gustavo Justino Mesa principal contou com a presença dos pró-reitores da Unoeste doutores José Eduardo Creste e Adilson Guelfi, além de autoridades
Mesa principal contou com a presença dos pró-reitores da Unoeste doutores José Eduardo Creste e Adilson Guelfi, além de autoridades
Quem também tem presença constante no Enetec é a Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste), já são nove anos colaborando na organização. “Nossa ideia é mudar o comportamento, é difundir as ferramentas da tecnologia na educação. Acho que estamos no caminho certo”, relata o diretor Moacir Del Trejo. Outro ponto ressaltado por ele foi a proposta central do evento, que é relacionada a um assunto cotidiano no Brasil. “É um tema transversal que nos estimula a buscar alternativas, e a tecnologia é sempre um caminho”, pontua.
 
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Extensão e Ação Comunitária, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, o Enetec contribui com a formação na educação moral do país, do cidadão. “A Unoeste como parceira colabora com um evento que serve como ferramenta de aprendizado, sempre direcionado para o conhecimento”, explica. Guelfi afirma que o papel da universidade é colaborar também com o público interno sediando este tipo de evento para alavancar a cultura de educação e tecnologia.
 
Ainda durante a tarde desta sexta (27), a programação do evento realizou a Oficina de Educação Financeira da DSOP, ministrada pela diretora Ana Rosa Vilches, das 15h às 18h.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem