CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste inicia entendimento para nova parceria internacional

Possível acordo de cooperação junto a Australian National University está voltado à produção científica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Unoeste inicia entendimento para nova parceria internacional
Dr. Archie Clements: ponte para a nova parceria internacional

Como parte de seu processo de internacionalização, a Unoeste mantém entendimento para uma nova parceria. Desta vez com a Australian National University (ANU). As tratativas preliminares ocorreram na manhã desta sexta-feira (17) com a visita do pesquisador Dr. Archie Clements. A proposta de produção de pesquisas interinstitucionais envolve a Faculdade de Ciência e Tecnologia – campus da Unesp em Presidente Prudente, que recebeu o australiano esta semana pelo São Paulo Researchers in International Collaboration (Sprint), programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que envolve pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
 
A estada de Clements na Unoeste ocorreu durante a manhã, acompanhado do Dr. Elivelton da Silva Fonseca, que faz pós-doutorados em ambas as instituições prudentinas. Teve início com visita à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária, nas quais foi recebido pelo pró-reitor Dr. Adilson Eduardo Guelfi, juntamente com a coordenadora do Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Dra. Alba Regina Azevedo Arana, e a coordenadora de relações interinstitucionais Adiane Mitidiero.
 
Além de expor sobre o seu trabalho de pesquisa e de obter informações quanto às produções científicas e pretensões da Unoeste, Clements recebeu de Guelfi um exemplar do livro dos 45 anos da universidade. Em seguida, conheceu o Hospital Veterinário, recepcionado pelos doutores Vamilton Álvares Santarém e Rogério Giuffrida e alunos da Medicina Veterinária. Depois esteve na Pró-reitoria Acadêmica, recebido pelo pró-reitor Dr. José Eduardo Creste.
 
O australiano tem suas pesquisas voltadas para doenças tropicais negligenciadas, especialmente a leishmaniose, doença que afeta milhões de pessoas pelo mundo e consiste em problema de saúde pública. Seus estudos têm foco na melhoria da eficiência e eficácia das intervenções de saúde pública para uma série de doenças infecciosas, incluindo as parasitárias, as transmitidas por mosquitos e as infecções emergentes adquiridas em tratamento de saúde, a exemplo de diferentes reações a antibióticos.
 
A Unoeste desenvolve vários estudos nas mesmas áreas de abordagem de Clements, em especial no mestrado em Ciências da Saúde, mestrado e doutorado em Ciência Animal e no mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional que tem o caráter interdisciplinar sustentado por seu corpo docente, formado por profissionais da geografia, biologia, medicina, fisioterapia, economia, química, engenharia civil, biomedicina, dentre outros. Os alunos também possuem diferentes formações.
 
Para a realização de parceria com a universidade australiana são cogitadas várias possibilidades, incluindo um amplo programa, contemplando as diversas ciências, para promover a melhoria de qualidade de vida da população do Pontal do Paranapanema. O Dr. Fonseca intermedia essa relação de seu colega australiano com a Unoeste, doutor em medicina veterinária. Eles se conheceram em um congresso na Suíça, em 2014. A relação interinstitucional das três instituições de ensino superior tem a pretensão em desenvolver pesquisas financiadas por agências de fomento dos governos brasileiro e australiano.
 
Poder se inserir em um importante centro de pesquisa de saúde pública, como é a Austrália, é visto por Creste como um ganho muito expressivo para a Unoeste. Em nome da Reitoria, parabenizou os professores envolvidos nessa e em outras iniciativas de internacionalização, como algo de grande relevância no mundo todo e que tem sido a palavra de ordem na construção do conhecimento. Clements manifestou-se surpreso com o tamanho da Unoeste e com a quantidade de cursos.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem