CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Aplicativos desenvolvidos na universidade aprimoram ensino

Por meio da TV Interativa, Unoeste traz recursos pensados nas necessidades acadêmicas e inova no mercado


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Aplicativos desenvolvidos na universidade aprimoram ensino
Antonio Sérgio Oliveira explica que simuladores facilitam a compreensão dos acadêmicos

A tecnologia a favor do ensino, quando bem direcionada, gera excelentes resultados. A Unoeste tem comprovado essa teoria por meio dos constantes investimentos em recursos de ponta que contribuem no processo de aprendizagem dos acadêmicos. A implantação da TV Interativa, que neste primeiro momento será utilizada pelos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Medicina Veterinária, traz como novidade uma biblioteca de aplicativos, os quais são produzidos na universidade de acordo com as necessidades acadêmicas.
 
O desenvolvedor dos aplicativos na universidade, Antonio Sérgio Alves de Oliveira, explica que a diferença desta TV para as outras do mercado é que ela serve apenas como capa para os conteúdos desenvolvidos. “A preocupação final não é a tecnologia, mas sim a didática, metodologia e pedagogia envolvidas em cada aplicativo”. Segundo ele, tudo parte de uma ideia e necessidade encontrada pelo professor de determinada disciplina. “Caso o docente tenha dificuldades relacionadas a determinado assunto, começamos a esboçar a ideia de desenvolver simuladores, que por meio de repetição, facilitam a compreensão dos acadêmicos”, esclarece.
 
Alguns desses aplicativos estão também disponíveis no sistema Aprender Unoeste, onde os acadêmicos conseguem acessar de qualquer computador ou dispositivo móvel e simular com detalhes o procedimento de parametrização em ventilador mecânico, por exemplo. Assim, os estudantes podem fazer o exercício quantas vezes quiserem.

Foto: Mariana Tavares Professora Renata ministrou a primeira aula utilizando a nova ferramenta
Professora Renata ministrou a primeira aula utilizando a nova ferramenta
Estreia – A TV Interativa foi utilizada pela primeira vez com a professora doutora Renata Calciolari, na disciplina de Patologia Geral para alunos do 3º termo de Medicina. Segundo ela, a experiência foi incrível, pois além de aproximar o aluno do conteúdo, a aula se tornou mais dinâmica atraindo olhares curiosos pelo tema exposto. A docente pontua ainda que quando se tem planejamento, a tecnologia funciona muito bem no processo ensino-aprendizagem. “Essa aula foi preparada em 15 dias, pois precisamos montar o esquema de apresentação e preparar o material. Também tive que me preparar para a exposição do tema utilizando uma ferramenta nova. Foi muito interessante e fiquei feliz em estrear essa importante tecnologia na universidade. Os alunos gostaram bastante, disseram que foi um cenário que aproveitaram muito”, finaliza Renata.
 
Visibilidade nacional – Conforme Oliveira, alguns aplicativos desenvolvidos pela Unoeste foram premiados em congressos científicos e, por conta da grande visibilidade, docentes de outras instituições passaram a procurar a universidade. Entre os destaques estão: Ausculta Cardíaca Fisiológica; Simulador de Ventilação Mecânica; Simulador de Classe IV (Odontologia); Simulador de Ausculta Cardíaca Veterinária; e Simulador de Instrumentação Cirúrgica (Medicina Veterinária).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem