CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Caravana da Saúde contribui nas prioridades de Mirandópolis

Fato que ocorre em relação à busca de conscientização da população sobre a importância da prevenção


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Caravana da Saúde contribui nas prioridades de Mirandópolis
Caravana da Saúde no centro de eventos em Mirandópolis

Para o diretor municipal de saúde Farid Haddad, Mirandópolis teve na Caravana da Saúde, realizada no sábado (18), um ganho que vai além do evento em si: o de ter contribuído na conscientização da população sobre a importância da prevenção. Algo que se insere nas prioridades do setor, estabelecidas entre as metas administrativas da prefeita Regina Célia Mustafa Araújo. A caravana ocorreu pela manhã no centro de eventos da matriz São João Batista, no centro da cidade. Realização que envolveu a Prefeitura e apoiadores locais, a Unoeste e a Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp).

Cirurgião dentista pela USP de Ribeirão Preto, Haddad classificou como fantástico o papel da Unoeste em praticar a responsabilidade social através de um evento tão expressivo, que promove prevenção à saúde com fácil acesso, rapidez e gratuitamente. “A saúde é um problema social e a atuação da universidade é indispensável para municípios como Mirandópolis, cuja rede municipal de saúde é bem estruturada, mas precisa de auxílio capaz de dar atenção à demanda de uma população de quase 30 mil habitantes”, comentou.

O produtor rural Pedro Costalongo Filho utilizou os serviços e recebeu as orientações da caravana. Disse que foi uma oportunidade de medir o índice glicêmico, preocupado com o diabetes; e foi muito bem atendido. A ajudante de cozinha Aparecida da Silva José aproveitou as orientações para entender o quanto é importante à prevenção; elogiou a eficiência do atendimento que superou a média na área de saúde, e afirmou que é a primeira vez que a cidade tem um evento como esse, que poderia acontecer uma vez por mês.

 A diretora municipal de desenvolvimento, indústria e comércio Roseli Ferri Ferreira, mãe de um aluno do curso de Odontologia, intermediou inicialmente com o pró-reitor acadêmico Dr. José Eduardo Creste a vinda da caravana para sua cidade, ela comentou estar feliz e com a expectativa de que esse tenha sido o primeiro de vários eventos em parceria com a Unoeste. A residente em Mirandópolis e domiciliada em Prudente, Ellen Tiyemi Tsutsumoco da Silva, estudante de Medicina, ficou radiante com a caravana em sua cidade.

“Não achei que viesse aqui na minha cidade, até pela distância [mais de 150 km). Para mim e para outros estudantes que são daqui, isso é muito bom. Nasci aqui, cresci aqui e tenho mais afinidade com as pessoas daqui. Isso tudo torna mais fácil quebrar o gelo nessa questão de relacionamento com as pessoas, o que fazemos enquanto estudantes e o que faremos profissionalmente. Minha mãe é médica daqui e achou muito legal que a universidade onde estudo veio fazer o que está fazendo”, contou Ellen.

Os atendimentos e os serviços foram ótimos, na avaliação da prefeita Regina que já tinha manifestado as melhores expectativas quando falou na abertura do evento, juntamente com o diretor Haddad, os vereadores Almir Marini e Carlos Weverton Ortega Sanches, e o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão da Unoeste, Dr. Adilson Eduardo Guelfi,  que veio acompanhado para esta 54ª edição pelo presidente da Acipp, Ricardo Anderson Ribeiro. Também esteve presente o padre Alexandre Santos; que foi quem cedeu o centro de eventos.

Compareceram prefeitos, vereadores e diretores municipais vinculados ao Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo (Ciensp), estes buscam a parceria da universidade para diversas ações, incluindo o mutirão de saúde no dia 20 de maio em Murutinga do Sul, acertado com o prefeito Gilson Pimentel que preside essa entidade municipalista. Em atendimento à administração municipal, contribuíram com a caravana entidades como a Associação Comercial e Industrial de Mirandópolis (Acim) e Sebrae.

Dentre os parceiros prudentinos, compareceram o médico Ênio Perrone, pela instituição Serviços de Urologia de Presidente Prudente e Região Associados (Suppera); Elaine de Oliveira Almeida e Célia Harumi Tarumoto, pela Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim); e a superintendente da Acipp, Maria Eugênia Leandro. Estiveram envolvidos os seguintes cursos da Unoeste: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, História, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Radiologia. Os estudantes foram orientados e acompanhados pelos professores juntamente com o relações públicas da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) Darci Galbiati. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem