CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisa comprova efeito prejudicial do narguilé à voz

Estudo realizado pelo curso de Fonoaudiologia da Unoeste traça o perfil vocal de usuários e descreve os efeitos nocivos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Divulgação Pesquisa comprova efeito prejudicial do narguilé à voz
Pesquisa mostra que 8% das mulheres relataram queixas vocais, sendo que associadas à soprosidade e aspereza chegam a 35%

Um passatempo comum entre adolescentes e jovens, o narguilé é um frasco de vidro com mangueiras e tem efeitos nocivos à saúde humana assim como um cigarro. O que as pessoas não sabem é que pode trazer problemas a voz. Uma pesquisa realizada no curso de Fonoaudiologia da Unoeste, sob a orientação da docente Débora Godoy Galdino, avaliou o perfil vocal de usuários do narguilé e descreveu a qualidade da voz destes por meio de parâmetros acústicos e análises percepto-autiditivas. O estudo também teve destaque no site do Estadão e no Portal UOL.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma sessão de uma hora de uso do narguilé faz com que você inale o equivalente à fumaça de 100 cigarros ou mais. Pensando nisso, as pesquisadoras montaram dois questionários estruturados com perguntas fechadas, além de ter usado técnicas de gravação da voz para verificar possíveis alterações nos avaliados. Esses testes foram realizados na Clínica de Fonoaudiologia da Unoeste e mostraram se o fumante apresenta queixas relacionadas à voz, se possui hábito de fumar, entre outras considerações.
 
O estudo mostrou que 8% das mulheres relataram queixas vocais, alegando rouquidão, voz alta e grossa, sendo que associadas à soprosidade e aspereza chegam a 35%. O que pode ser um sinal de alerta para disfonia. A OMS explica que o fumo provoca uma inflamação crônica nas cordas vocais, uma espécie de edema ou acúmulo de muco que vai engrossando a voz e a deixando mais rouca, efeito mais perceptível nas mulheres. Mas não parou por aí, a pesquisa aponta que o tom da voz das mulheres, que é a frequência fundamental, se mostrou abaixo do esperado. “Pode não ser grave ainda, mas é um agravamento da voz, a voz tende a ficar mais grossa e rouca”, detalha Débora.
 
Outro item que apresentou variação foi o shimmer e jitter, que verificam a perturbação de intensidade e frequência ciclo a ciclo na voz, a medida física da acústica vocal. As medidas foram encontradas acima do esperado para o normal mostrando alteração nas vozes masculinas também. Quanto mais perturbada, mais alterada a voz está. A média considerada normal para esta medida shimmer é de 6,5%, enquanto a dos participantes da pesquisa foi de 8,7%.
 
Quem são eles?
Com tantos efeitos negativos à saúde, o questionário mostra que os usuários de narguilé não apresentam consciência dos riscos que este hábito tem na saúde geral e vocal, assim como não se mostram dispostos a deixá-lo. Trata-se de um grupo de jovens e adultos, de 18 a 26 anos de idade, sendo que 80% nunca usaram outro tipo de tabaco. A grande maioria (60%) experimentou e começou a usar o narguilé por curiosidade, sendo que 92% utilizam quando está com o grupo de amigos, e muitos (80%) consomem bebida alcóolica quando fuma. Do total, 68% já fazem o uso há mais de dois anos, e a mesma quantidade com a frequência de duas a cinco vezes por semana. Mesmo sem ter a intenção de parar de usar (88%), 32% já sentiram dificuldade para respirar em razão do uso.
 
Dia Mundial da Voz – Nesta segunda-feira (17), o curso de Fonoaudiologia realizou uma ação no Prudenshopping, em alusão ao Dia Mundial da Voz. No local, alunos e professores entregaram folders e orientaram as pessoas sobre hábitos e cuidados com a voz, bem como sobre higiene vocal. A coordenadora da graduação, Dra. Maria Cristina Corazza, explica que também foi aplicado questionário aos interessados em saber como anda a qualidade da sua própria voz. No período da noite haverá palestra no Teatro César Cava com a fonoaudióloga Thaissa Garcia dos Santos, que atua nas prefeituras dos municípios de Oriente e Presidente Bernandes, e atende em consultório com enfoque em voz profissional. Para finalizar, cada participante receberá uma maçã, por ser a fruta conhecida pelos benefícios para a voz.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem