CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Programa na UBS do Brasil Novo faz orientação sobre hepatite

Mulher que teve marido com a doença aprova trabalho de prevenção feito por estudantes universitários


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Programa na UBS do Brasil Novo faz orientação sobre hepatite
Após orientação, usuários responderam às perguntas sobre hepatite

O Programa de Extensão em Promoção à Saúde, que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Brasil Novo recebe de parceria da Unoeste com a secretaria municipal, promove a cada mês ação específica de orientação e prevenção a uma das doenças elencadas pelo governo federal no rol da atenção básica. Neste mês de abril, o programa está trabalhando a hepatite e a ação na tarde dessa segunda-feira (24) compreendeu a doença humana e canina, com o envolvimento de estudantes dos cursos de Biomedicina e Medicina Veterinária, acompanhados e instruídos por professoras.

Para Elza Pereira Barbosa da Cruz, usuária do serviço público de saúde no populoso bairro (6,2 mil habitantes) da zona norte de Presidente Prudente, foi ótima a escolha sobre a prevenção de hepatite, enfermidade da qual seu marido foi acometido quando fazia tratamento contra o câncer.  “Doença que tem tratamento e, se descoberto logo, pode ser mais eficiente”, disse para contar que, no caso, houve a cura, aliviando um pouco o sofrimento do homem que acabou sendo vencido pelo câncer, em 2011.

A eficácia do tratamento da hepatite para o morador do Brasil Novo decorreu dá descoberta rápida, por conta da frequência em que ia aos serviços médicos. A mulher diz que ele estava com os olhos e a pele amarelos, mas achavam que era por causa do câncer. No seu entendimento, ter informações sobre os sintomas, como esse da cor, é muito importante para proceder a busca pelo serviço de saúde. Em suas variações, cada tipo de hepatite apresenta seus sintomas, sobre os quais os usuários da unidade de saúde receberam orientações.

Thainá Fernanda Pereira Ferreira, do 3º termo de Biomedicina, participou de uma ação no Brasil Novo pela primeira vez. Achou muito proveitoso o ensinamento teórico transformado em prática, pelo programa multidisciplinar desenvolvido desde 2010. Para a vida profissional, acredita que levará, principalmente, o aprendizado de trabalhar com usuários da saúde pública. Ana Flávia Grillo Silva está no último ano de Medicina Veterinária e também se envolveu pela primeira vez.

“O veterinário não mexe somente com animais, mas com a saúde pública em geral. Então, é muito boa essa ação de poder lidar com pessoas”, comentou. Explicou que o trabalho com estudantes da Biomedicina foi bem interessante, possibilitando trocas de experiências, em momentos presenciais (encontros às segundas-feiras na UBS) e a distância, por meio de rede social. Os 17 estudantes envolvidos puderam trabalhar a construção do conhecimento, juntamente com as professoras, e a produção do material de apresentação foi desenvolvida 100% por eles.

A professora Aline Duarte Ferreira afirmou que a integralidade proporcionada pelas ações representa um grande ganho à população beneficiada, contemplada com vários olhares, das diferentes profissões, para um mesmo cenário. Outros cursos, com ações sobre o mesmo tema, são os de Medicina, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Estética e Cosmética, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia.

A coordenação do programa, cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), é da professora da Medicina Ilse de Lima Arruda Storel. A professora da Veterinária, Adriana Falco de Brito, citou que a doença canina não é transmitida para o homem e vice-versa. Em ambos os casos a vacinação continua sendo a melhor prevenção. Aline e Adriana elogiaram os estudantes pelas apresentações feitas aos usuários da UBS, no espaço de recepção. Para o próximo mês todos os cursos trabalharão o tema obesidade.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem