CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Equipe vencedora do Startup Weekend é vinculada à Unoeste

Na abertura do evento ocorreu o anúncio oficial de instalação do Centro de Inovação de Presidente Prudente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Marcos Sanches Equipe vencedora do Startup Weekend é vinculada à Unoeste
Equipe vencedora do 1º Startup Weekend de Presidente Prudente

O 1º Startup Weekend de Presidente Prudente, evento voltado para estimular projetos tecnológicos inovadores, foi além do esperado nos mais diferentes aspectos. Um deles foi sobre o número de inscritos: 125, quando a expectativas era 60. Devido a grande adesão, quem não participou da primeira edição está na lista de espera da segunda, prevista para o segundo semestre deste ano. Na competição entre 10 equipes, venceu a com a quase totalidade dos participantes vinculados à graduação, pós-graduação e centro da pesquisa da Unoeste.
 
Instalada às 18h de sexta-feira (28), a realização foi até às 21h de domingo (30) na Fundação Educacional Vicente Furlanetto, no jardim Villa Real, na zona oeste da cidade. “Entre mais de 100 participantes, o projeto vencedor obedeceu às características de inovação”, comentou o secretário municipal de tecnologia da informação e presidente da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) Rogério Marcus Alessi sobre a startup StresScan, que apresentou soluções de baixo custo para monitoramento de estresse em plantas na área da produção rural.
 
Vinculados à Unoeste, integraram a equipe o doutor Gustavo Francisco Rosalin Saraiva, membro do Centro de Estudo de Ecofisiologia Vegetal do Oeste Paulista (Cevop), pela Gestão em TI Thiago Sousa Silva, pela Ciência da Computação João Vitor Crepaldi Facholli, Lucas de Almeida Trevisan, Augusto César Silva Cruz, Maria Carolina Álvares Bagli e Rafael Jacomeli Chirolli, de Sistemas de Informação, Raphael Augusto Micheloni Marques, Engenharia da Produção Rudy Sarquis e Luan Tiburcio de Souza e da Gestão Empresarial Nicolas Domingos Chizzolini; juntamente com o aluno da Fatec do curso análise e desenvolvimento de sistemas Daniel Nunes Andrade Fernandes. Atuaram como jurados Alexandre Horta, Matheus Monteiro Lima e Walter Dalari.
 
A Unoeste tem, ao longo dos anos, ocupado posição de vanguarda para o avanço na criação de produtos e serviços na área das novas tecnologias da informação e comunicação; mediante o trabalho desenvolvido pela Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), que está entre as parceiras da administração municipal e dos principais eventos realizados na cidade. O diretor da Fipp, Moacir Del Trejo, esteve na abertura do 1º Startup Weekend, em companhia do coordenador Emerson Silas Dória e do gerente da Intepp, Luís Horácio Ramos Isique, dentre outros.
Foto: João Paulo Barbosa Solenidade de abertura, realizada na noite de sexta-feira
Solenidade de abertura, realizada na noite de sexta-feira

Centro de inovação – A realização do 1º Startup Weekend consistiu no momento de anúncio oficial da criação do Centro de Inovação, com o prefeito Nelson Bugalho dizendo que remeterá à câmara de vereadores o projeto de alteração de finalidade da fundação. O investimento será de R$ 1 milhão para adequação, reforma e aquisição de equipamentos. A inauguração está prevista para o aniversário da cidade em 14 de setembro deste ano, quando a cidade irá completar 100 anos. A área total construída é de 4 mil metros quadrados e o prédio pertence ao município, o qual abrigou por muitos anos a escola de couro.
 
A remodelação do espaço está comprometida com questões ambientais, incluindo instalações de células para transformação de energia solar e em energia elétrica e o aproveitamento de água da chuva para descarga em vasos sanitários, limpeza em geral e regar as plantas. O espaço é suficiente para abrigar simultaneamente 100 projetos de startups, possibilitando o desenvolvimento de pesquisa científica e acadêmica (universitárias), além de prestação de serviços de análises químicas e microbiológicas, dentre outros.
 
O amplo prédio será divido em três blocos. No A, estarão a administração do Centro de Inovação, a Polo In – Associação de Empresas de Software do Oeste Paulista (APL Software), parte da estrutura da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setec), sala para uso de Empresas Juniores conveniadas e sede do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação. No B, ficarão os laboratórios de química, microbiologia e espectrômetro atômico; e o Centro de Formação Técnica Profissionalizante.
 
No C: desenvolvimento de startups, laboratórios de realidade virtual e de realidade aumentada, salas de reunião, de atendimento e de pesquisa (leitura e biblioteca) e refeitório. O Centro de Inovação terá ainda auditório e internet 24 horas por dia, sem fio e de alta velocidade. Sua localização é classificada como geograficamente estratégica, por estar na avenida Comendador Alberto Bonfiglioli e nas imediações das rodovias Raposo Tavares e Júlio Budisk, com acesso às vias urbanas de trânsito rápido, a partir da avenida Manoel Goulart, e num dos caminhos para o aeroporto Adhemar de Barros.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem