CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Docentes da Medicina participam de oficina sobre ATS

Evento foi realizado no HR e contou com a participação da Dr. Patrícia Nieri Martins, membro da Rede Paulista de Avaliação Tecnológica em Saúde


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Docentes da Medicina participam de oficina sobre ATS
Participaram da oficina docentes do curso de Medicina e convidados do Mestrado em Ciências da Saúde da Unoeste

O Núcleo de Avaliação Tecnológica em Saúde (Nats) do curso de Medicina da Unoeste promoveu no último dia 10 uma oficina de capacitação para docentes da graduação e convidados do Mestrado em Ciências da Saúde. O evento, que foi realizado no Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente, contou com a participação da Dra. Patrícia Nieri Martins, membro da Rede Paulista de Avaliação Tecnológica em Saúde (Repats).
 
De acordo com a docente e coordenadora do Nats, Dra. Édima de Souza Mattos, o objetivo da oficina foi apresentar e discutir a articulação entre ensino, pesquisa e Avaliação Tecnológica em Saúde (ATS) em pesquisa clínica, tipos de estudos e saúde baseada em evidências no contexto da realidade local e regional. “Nas instituições de ensino e pesquisa as oficinas de capacitação em ATS consistem em oportunidades de habilitação para realizar projetos que visem comprovar aspectos de sua segurança, benefícios, custos, logística, ou outros aspectos diferenciais em comparação aos programas existentes. Estas oportunidades ímpares podem permitir sistematizar conhecimentos existentes e novos para o Brasil, angariar fomentos à pesquisa, gerar teses originais ou outras inovações, bem como planejar e adaptar o saber fazer de acordo com as necessidades locais”, salienta. 
 
Foto: Cedida Dra. Patrícia Nieri Martins, membro da Repats, foi a ministrante da oficina
Dra. Patrícia Nieri Martins, membro da Repats, foi a ministrante da oficina

A ministrante da oficina, Dra. Patrícia Nieri Martins, focou sua fala nas principais linhas de fomento público e privado para pesquisas. Ela explica que a área de ATS utiliza metodologia internacional específica para avaliar os desfechos de novos medicamentos, materiais, equipamentos, técnicas cirúrgicas de todo o complexo da saúde. “As decisões dos gestores e prescritores devem ser baseadas em evidências visando principalmente a segurança do paciente. A pesquisa e produção científica nessa área são fundamentais para consolidar e difundir os conhecimentos visando construir o cenário da realidade brasileira, permitindo compará-la com a realidade internacional”, explica. 
 
A professora do curso de Medicina Ilse Storel foi uma das docentes que participou da oficina. Ela conta que o dia foi de muito aprendizado e que saiu com vontade de se aprofundar e explorar cada vez mais o tema abordado. “A oficina foi excelente. A Dra. Patrícia mostrou uma vivência enorme e sua experiência no tema enriqueceu o evento. Com sua metodologia clara e objetiva, ela mostrou os passos para a construção de um bom projeto em ATS, desde a construção até o financiamento”, diz. 
 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem