CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Aluno da Medicina Veterinária fará intercâmbio na Espanha

Estudo na Universidade de Santiago de Compostela será possibilitado com bolsa do Programa Fórmula Santander


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Aluno da Medicina Veterinária fará intercâmbio na Espanha
Yuri Ferreira Vicentini: selecionado para intercâmbio na Espanha

Sai o resultado final do processo de seleção dos inscritos no Programa Fórmula Santander 2017. Entre 284 inscritos, foi classificado em primeiro lugar o estudante do curso de Medicina Veterinária Yuri Ferreira Vicentini. Seu intercâmbio ocorrerá durante o primeiro semestre do ano que vem na Espanha, na Universidade de Santiago de Compostela, campus de Lugo.

Em busca de intercâmbio internacional, para conhecer outras culturas e estabelecer um diferencial em sua formação profissional, foi a terceira tentativa em diferentes programas de mobilidade internacional, pelos quais o banco Santander disponibiliza bolsas para alunos da Unoeste. Vicentini comenta que ganhou a bolsa por sua insistência, mas sua atuação acadêmica revela ter sido por vários méritos.

Associado ao bom histórico escolar, o aluno tem envolvimentos em iniciação científica, projeto de extensão, participação em eventos científicos, cursos rápidos e estágios, além de atuação no Centro Acadêmico de Medicina Veterinária Dr. José Giometti (Cagio). Seu primeiro projeto de pesquisa foi sobre ectoparasitas (carrapatos), com orientação do professor Luís Flávio da Silva Costa e que resultou em apresentação no Encontro Nacional de Esino, Pesquisa e Extensão (Enepe 2016) e publicação de artigo na revista Colloquium. Participou de simpósio na Unesp em Botucatu, juntamente com a residente da Clínica de Grandes Animais, Marina Avante, e orientação do professor Dr. Luís Carlos Vianna.

Desde o começo deste semestre está envolvido em outra pesquisa, com aporte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com orientação da professora Dra. Cecília Braga Laposy está pesquisando, na área de biotecnologia, sobre cicatrização de feridas. Sua intenção é apresentar o estudo em algum congresso na Espanha.

Também tem envolvimento no projeto de extensão “Castração é a Solução”, voltado para o controle da super população de rua de cães e gatos no Jardim Morada do Sol, na zona norte de Presidente Prudente.  Tem feito estágios no Hospital Veterinário da Unoeste, participado de cursos rápidos e eventos como fará nesta sexta-feira (22) e sábado (23) no 3º Encontro Internacional de Medicina Veterinária (Ibvet 2017), em Atibaia.

Para o Enepe 2017, de 23 a 26 de outubro na Unoeste, estará participando de sete trabalhos produzidos em grupos. Na universidade espanhola a previsão é para quatro disciplinas: inglês técnico, clínica médica, oncologia clínica e medicina e cirurgia clínica. Seu interesse é se preparar para trabalhar com equinos. É o que sempre quis e se viu mais inclinado para isso quando uma égua da chácara da família deu cria.

Embora seja prudentino, ingressou no ensino superior em Bragança Paulista, quando seus pais estavam morando em Jundiaí. Ao mudarem para João Ramalho, então transferiu-se para a Unoeste que já conhecia desde criança, quando criou um vínculo afetivo com a universidade ao visitar os animais da chácara da Zootecnia aos finais de semana. Afetividade mantida pelo fato de sua tia, Érica Vicentini, lecionar história na Faculdade de Artes, Ciências e Letras de Presidente Prudente (Faclepp).

“A Unoeste nos oferece o que há de melhor em ensino, pesquisa e extensão. Para o intercâmbio também escolhi uma ótima universidade, com a vantagem de utilizar as línguas espanhola e portuguesa, de tal forma que não precisei fazer o exame de proficiência. Aliás, a cidade de Lugo está a cerca de 100 km de Portugal”, comenta Vicentini e conta que sua família está eufórica. “Como são descendentes de italianos queriam até fazer festa”, revela.

Seus pais são Aristeu Carlos Vicentini Júnior e Rocilda Conceição Alencar Ferreira Vicentini. Seu irmão Calebe Ferreira Vicentini é biólogo formado pela Unoeste e trabalha no Instituto HR. Sua avó Esmeralda Vicentini é uma conhecida professora que, depois de aposentada, mantém um curso de alfabetização de adultos na Igreja Presbiteriana Independente, a IPI Central.

Fazendo parte da quinta geração de uma família cristã, Yuri Ferreira Vicentini promete empenho e tem fé em Deus de que obterá bons resultados no intercâmbio, em gratidão ao apoio familiar e dos colegas; professores; da coordenadora, Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira; da diretora, Gláucia Prada Kanashiro; e da Assessoria de Relações Interinstitucionais da Unoeste que conduz a seleção do intercâmbio junto às pró-reitorias Administrativa, Acadêmica, Pesquisa e Pós-graduação e Extensão e Ação Comunitária; e do banco Santander.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem