CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

GE qualifica quase 100% dos cursos submetidos da Unoeste

Dentre os vários cursos indicados com selo de qualidade pela publicação da Editora Abril, Artes Visuais conquistou 5 estrelas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Dennis Pereira GE qualifica quase 100% dos cursos submetidos da Unoeste
Licenciatura em Artes Visuais recebeu qualificação máxima (5 estrelas) do Guia do Estudante

Orgulho! Essa foi a palavra mais usada pelos coordenadores das graduações da Unoeste quando perguntados sobre a sensação de terem seus cursos estrelados pelo Guia do Estudante (GE), da Editora Abril. Em 2017, a Unoeste recebeu o selo de qualidade com 3, 4 e 5 estrelas em 34 cursos superiores, sendo que nesta edição além dos bacharelados também foram acrescentadas as licenciaturas. Essas informações serão disponibilizadas na publicação GE Profissões Vestibular 2018, que passa a circular nas bancas a partir do dia 16 de outubro deste ano.  

A licenciatura em Artes Visuais estreou no GE com a qualificação máxima – 5 estrelas. De acordo com a coordenadora, Denise Penna Quintanilha, é o resultado do trabalho de uma equipe que tem se esforçado muito para sempre melhorar a qualidade do ensino. Ela fala que professores e alunos lutando por um mesmo objetivo só mostra como essa união dá certo. “Acredito que um dos nossos diferenciais seja a estrutura. Os laboratórios de prática, por exemplo, garantem que a prática artística em junção com a teoria traga um resultado muito bom para o aprendizado.

Estamos trabalhando também bastante a parte de pesquisa e extensão. Nossos projetos têm a preocupação de juntar tudo isso com o que os acadêmicos veem em sala de aula”, salienta.
Sobre o futuro, a coordenadora revela que sente a responsabilidade em manter o conceito. “Temos essa batalha de melhorar cada vez mais nossos espaços para que o aluno tenha a condição de ter essa prática artística sempre presente. Prezamos muito pela conscientização do estudante e queremos que ele sinta orgulho pela sua profissão. É o futuro deles que está em jogo”, frisa.

O curso de Direito da Unoeste confirma sua qualidade em cada avaliação externa realizada. Neste ano recebeu o conceito máximo (5) do Ministério da Educação (MEC) em avaliação in loco e, agora, recebeu 4 estrelas do Guia do Estudante. “Esses recentes resultados comprovam o porquê temos o melhor curso de Direito de Presidente Prudente e região e estamos entre os melhores do Brasil entre universidades, conforme ranking divulgado pela Revista Exame, baseado na última avaliação do MEC. Temos uma excelente organização didático-pedagógica, que prioriza o ensino aliado à prática, numa estrutura completa. Mais de 80% de nossos professores são mestres ou doutores e temos alto índice de aprovação dos nossos concluintes nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil [OAB]. Os operadores do Direito formados pela Unoeste saem preparados para os desafios do mercado de trabalho”, informa o coordenador da graduação, Sérgio Ricardo Ronchi.

“Comemoramos o resultado alcançado com muito orgulho. Para nós tem um significado muito grande, pois constitui uma divulgação positiva do nosso curso, da nossa universidade. É o resultado de uma excelente infraestrutura, corpo docente qualificado, equipe coesa, grade curricular atualizada, e trabalho contínuo em relação ao processo de formação profissional. Escolher uma universidade com qualidade acadêmica é relevante para a carreira profissional. A conquista estimula os alunos que estão fazendo o curso e também engrandece o currículo dos egressos. Mostra-nos que estamos trilhando o caminho certo”, afirma a coordenadora da licenciatura em Letras, que também iniciou no GE com 4 estrelas.

Para Larissa Crepaldi Trindade, coordenadora de Publicidade e Propaganda, curso que recebeu 4 estrelas, esta qualificação é resultado da constante preocupação por aprimorar a graduação, tanto o conteúdo curricular quanto a metodologia, corpo docente qualificado e remodelação do projeto pedagógico. “Esse reconhecimento é importante para todos os alunos, tanto ingressantes como para os que estão no meio ou terminando a graduação. Dá a sensação de que eles fizeram a escolha certa e que realmente estão fazendo um ótimo curso que garantirá a eles um bom futuro profissional. É motivo de muito orgulho para todos nós”, conta. O curso de Jornalismo, outra graduação da área de Comunicação Social oferecida pela Unoeste, também recebeu o selo de qualidade do Guia do Estudante com 4 estrelas.

A graduação em Enfermagem, coordenada pela docente Maria Nilda Camargo de Barros Barreto, também foi reconhecida recebendo 4 estrelas na classificação. “É resultado de um trabalho em conjunto que envolve todos os professores, os alunos. Nosso diferencial para outras instituições são as práticas, as atividades diferentes”, explica. A partir da avaliação, a responsabilidade aumenta. “Temos que melhorar cada vez mais a qualidade do curso, justificar as estrelas”, pontua Maria Nilda. 

O curso de Medicina Veterinária é outro com 4 estrelas. De acordo com a coordenadora Rosa Maria Barilli Nogueira, esta avaliação é importante porque vem para ressaltar um trabalho que está sendo feito dentro da graduação no sentido de buscar a excelência no ensino da profissão. “Isso nos dá visibilidade nacional e mostra que o curso está atendendo a todos os requisitos. O nosso grande diferencial é estarmos sempre antenado às novas políticas de ensino. Nosso objetivo é implementar as metodologias ativas e aprimorar cada vez mais”, diz.

O diretor da Faculdade de Informática (Fipp/Unoeste), Moacir Del Trejo, lembra que o GE é uma avaliação externa, sendo professores de outros centros avaliando os cursos do Brasil todo, o que, para ele, dá um peso maior. “Sendo externa e sendo boa comprova que estamos num bom caminho. São avaliados vários pontos e isso comprova a qualidade”. Ele reforça ainda que além da excelência no ensino, a universidade está atenta à formação do cidadão ético, comprometido com o desenvolvimento econômico e social do país. “Importante é que temos uma sequência histórica nos últimos 10 anos sempre mantendo o alto nível nas avaliações externas”, ressalta o diretor que comemora o selo de 4 estrelas aos dois bacharelados da Fipp: Ciência da Computação e Sistemas da Informação.

Cursos estrelados – Ao todo, o GE Profissões Vestibular 2018 estrelou 34 graduações da Unoeste. Os bacharelados em Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química, Sistemas de Informação e Zootecnia; e as licenciaturas em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem