CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos fazem visita técnica à hidrelétrica de Salto Grande

Ação de extensão da Fipp promoveu conhecimento sobre tecnologias na área de produção de energia elétrica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Alunos fazem visita técnica à hidrelétrica de Salto Grande
Alunos da Fipp durante a visita à usina de Salto Grande

Em mais uma prática de extensão da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), um grupo de 32 alunos estiveram nesta terça-feira (13) em visita técnica à Usina Hidrelétrica de Salto Grande “Lucas Nogueira Garcez”, localizada no rio Paranapanema, entre Salto Grande (SP) e Cambará (PR). Foi uma oportunidade de conhecer tecnologias na área de geração de energia e medida de compensação ambiental no setor de piscicultura.

Os estudantes foram acompanhados pelos professores doutores Francisco Assis da Silva e Édima de Souza Mattos, que cadastraram a extensão juntamente com o professor Dr. Sidnei de Oliveira Souza e o coordenador de cursos Haroldo Alessi. A recepção foi monitorada por Luiz Carlos Fillipini e José Luiz das Neves. O primeiro setor visitado foi de piscicultura, onde é mantido o Programa de Manejo Pesqueiro para soltura de peixes em oito reservatórios no rio, de concessão da CTG Brasil.

Conforme Édima, o objetivo é promover compensação ambiental por danos provocados com as instalações de usinas hidrelétricas. “O senhor Filipini explicou toda tecnologia de criação de peixes, desde a incubadora até a fase adulta”, comenta e afirma que a visita à usina foi um sucesso, considerando que os alunos ficaram encantados com o que viram e as informações recebidas, prestadas pelo monitor com o qual interagiram o tempo todo, fazendo perguntas. 

 “Foi um novo mundo de tecnologia apresentado aos olhos de todos. Os alunos conheceram a tecnologia necessária para funcionamento das turbinas pela água; a geração e distribuição de energia; e a interligação entre os vários procedimentos tecnológicos. Creio que, além dos conhecimentos em tecnologias, tenha sido importante a conscientização de muitos alunos sobre a descoberta da importância da água em nossa vida e a premente necessidade de economiza-la”, pontua Édima.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem