CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Curso de Estética e Cosmética recebe conceito máximo do MEC

Avaliadores analisaram organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, além de infraestrutura; somatória resultou na nota mais alta: 5


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Marcelo Gomes Curso de Estética e Cosmética recebe conceito máximo do MEC
Infraestrutura do curso de Estética e Cosmética da Unoeste foi um dos pontos destacados pelos avaliadores

Mais do que cuidar da beleza externa, o curso de Estética e Cosmética da Unoeste preza pelo bem-estar, pela saúde e pela autoestima das pessoas. Esses aspectos foram confirmados, recentemente, durante avaliação in loco feita por representantes do Ministério da Educação (MEC), os quais não tiveram dúvidas em conceder o conceito máximo (5) à graduação. Foram analisadas três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, além de infraestrutura; e o resultado foi “excelente” em todos os requisitos.
 
No relatório, os avaliadores ressaltam que a área da estética e cosmética exerce papel importante no aspecto social local, já que atua em diferentes níveis de atenção à saúde, e consideraram que o projeto pedagógico do curso “contempla, muito bem, as demandas efetivas de natureza econômica, social, cultural, política e ambiental”. As ações de extensão e de pesquisa também foram enaltecidas no documento. “Atualmente, a Unoeste oferece um ensino que atende as necessidades técnicas, culturais e humanas do acadêmico, visando a sua formação integral, numa perspectiva ética e de responsabilidade social, buscando desenvolver o pensamento reflexivo e crítico, na construção e aplicação do conhecimento científico e do aperfeiçoamento cultural e profissional do acadêmico. Assim, em uma análise sistêmica e global, as políticas institucionais de ensino, de extensão e de pesquisa constantes no PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional] estão implantadas, de maneira excelente, no âmbito do curso”.
 
Para a coordenadora da graduação, Dra. Bruna Corral Garcia de Araújo, o conceito é um reconhecimento do trabalho realizado por toda a equipe, em especial do Núcleo Docente Estruturante. “O comprometimento do nosso corpo docente foi um dos fatores que levaram à nota máxima. São professores qualificados, que produzem, e estão envolvidos com pesquisa e extensão. Nossa estrutura também foi apontada como excelente, com equipamentos modernos, o que não existe em outra instituição de ensino”, relembra. A coordenadora relata sobre o diferencial do curso com relação à pesquisa, isso porque, embora a inserção em iniciação científica não seja obrigatória, nessa graduação, muitos alunos estão envolvidos em pesquisa.
 
Conforme a Dra. Bruna, os estudantes têm a disciplina de Empreendedorismo e como conclusão do curso eles apresentam um plano de negócio, o que facilita até na inserção deles no mercado de trabalho, inclusive colocando em prática o plano desenvolvido na graduação. Foram muitos pontos bem vistos pelos representantes do MEC e a extensão esteve em destaque, como as ações desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde do Brasil Novo, onde são realizadas práticas integrativas, que são reconhecidas pelo SUS; as atividades no Hospital Regional com pacientes do pós-operatório; além das diversas ações desenvolvidas com públicos diversos, “em que o aluno consegue colocar em prática tudo o que é ensinado em sala de aula e ainda podem prestar serviços à comunidade”, ressalta Bruna.
 
O alto conceito de Estética e Cosmética é comemorado também pelos acadêmicos, principalmente por quem está prestes a se formar. Luiza Mascarenhas Molina, 20, do 6º termo, pontua que a área é muito ampla e sempre surge muita novidade. “O curso da Unoeste sempre traz essas atualidades, tem muitas aulas práticas, o que é essencial em nossa profissão”, frisa. “Tenho muita gratidão a Deus, primeiramente, e também à coordenadora [Bruna], que sempre está lutando por nós, indo atrás de melhorias, além da Reitoria que sempre nos atende”, relata a estudante Izabela Luiza de Araujo Chagas, também do 6º termo.
 
Izabela destaca ainda que apesar de ser um curso relativamente novo, oferecido desde 2011, ele cresceu rapidamente. “Possui uma infraestrutura completa, com laboratórios superequipados, além de variedade de aparelhos e produtos. Nossa biblioteca possui um acervo maravilhoso! E ainda temos a possibilidade de atuar dentro de unidades de saúde e fazer estágios no HR ou na própria Clínica de Estética da Unoeste. Saímos aptos para o mercado de trabalho!”, afirma a estudante, que é maquiadora e já trabalha em um salão de beleza. Para o futuro, ela pretende ingressar na pós-graduação em Cosmetologia Clínica, na própria Unoeste.

Foto: João Paulo Barbosa Atividades de extensão também foram vistas como “excelente” no relatório entregue pelo MEC
Atividades de extensão também foram vistas como “excelente” no relatório entregue pelo MEC


É a sua vez!
Estética e Cosmética é um dos cursos ofertados no Vestibular Unoeste 2019. As inscrições para o processo seletivo vão até 18 de novembro (exceto para Medicina Prudente). Ao todo, 55 cursos presenciais, em todas as áreas do conhecimento são ofertados.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem