CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Facopp anuncia vencedores do 2º Prêmio de Fotografia

Premiação foi realizada na última sexta-feira (9) e firma o compromisso de se tornar um evento tradicional para o campo da imagem fotográfica como forma de comunicação e expressão da atualidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Marlene Reverte Facopp anuncia vencedores do 2º Prêmio de Fotografia
Cerimônia foi realizada no Teatro César Cava e teve início com uma apresentação de sapateado

A Faculdade de Comunicação Social da Unoeste encerrou na última sexta-feira (9) a 2ª edição do Prêmio Facopp de Fotografia com a cerimônia de entrega dos vencedores nas categorias profissional e amador. A premiação foi realizada no Teatro César Cava, no campus I.
 
O jornalista Maycon Morano fez o cerimonial do evento e logo de início chamou ao palco seis alunos da Escola de Dança Beth Libório. Os bailarinos apresentaram ao público uma dança no estilo sapateado. “É uma apresentação para um evento de nível nacional e o grupo se sente privilegiado por ter sido escolhido para isso”, destaca a professora responsável pelo grupo, Gabriela Gimenez, sobre a importância da participação no evento.
 
Após a apresentação foram chamadas ao palco as coordenadoras da Facopp, Carolina Mancuzo e Larissa Trindade. No discurso que fizeram, elas comemoraram a abrangência nacional do prêmio e a oportunidade que fotógrafos de todo o Brasil tiveram em participar. Carol Mancuzo enfatizou que concursos que valorizem a fotografia são sempre muito importantes porque mais do nunca, a imagem é fator de comunicação e união entre os povos. “Desde sua invenção, a fotografia sempre colocou em evidência os protagonistas dos grandes momentos da humanidade.”
 
Para Larissa Trindade, o prêmio de fotografia faz parte de uma visão mais sistêmica da faculdade com a comunidade e insere-se no plano de levar o ensino da Fotografia, Jornalismo e Publicidade a níveis cada vez mais adequados ao mundo digital. “Tanto que no ano de 2019 a Facopp contará com novas estruturas curriculares para atender a nova geração digital”, diz.
 
Quem recebeu a homenagem nesta edição do concurso foi a professora e crítica de fotografia, Simonetta Persichetti. Ela subiu ao palco para receber uma placa e um presente, mas especialmente para reforçar a importância da imagem fotográfica. “A fotografia nasceu para contar histórias, apresentar mundos desconhecidos e registrar momentos que depois se tornam documentos da história.”

Nacional
O tema do concurso foi Mobilidade Urbana e ao contrário da primeira edição, o Prêmio Facopp de Fotografia deste ano teve abrangência nacional. Além de Presidente Prudente, foram contabilizados participantes de Londrina, Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Manaus, Assis, Fortaleza, Joinville, Santo André, Ortigueira, Taguaí, Porto Velho, Contagem, Belo Horizonte, Ouro Preto e São Paulo.
 
Além disso, os participantes foram divididos em duas categorias: amador e profissional. O professor Everton Tomiazzi, um dos organizadores da premiação, explicou que tanto a ampliação quanto a divisão de categorias serviram de estímulo para que mais pessoas participassem. “Essas duas novas vertentes do concurso abriram um espaço para que tivéssemos novos olhares voltados para a realidade urbana”.
 
No total foram 59 inscritos e 188 fotografias submetidas. No total, foram escolhidas 26 imagens, 13 no amador e 13 no profissional. O júri foi formado pela crítica fotográfica Simonetta Persichetti, o professor e autor de livros de fotografia, Thales Trigo, os fotógrafos prudentinos Adriano Kirihara, Anselmo Ueti e Andrey Torres, além do jornalista Sinomar Calmona.

Foto: Felipe Piquione Flávio Conceição concorreu ao prêmio amador junto dos vencedores da categoria profissional Alexsandro Gonzaga, Marcel Sachetti e Bruno Fernandes
Flávio Conceição concorreu ao prêmio amador junto dos vencedores da categoria profissional Alexsandro Gonzaga, Marcel Sachetti e Bruno Fernandes

 
Vencedores
Na categoria Amador quem ocupou o primeiro lugar e levou para casa uma câmera semi-profissional da Sony foi Flávio Benedito Conceição, com a foto “Londrina”. O segundo e o terceiro lugar foram ocupados, respectivamente, por Lilian Freire Noronha e Henrique Hokamura, ambos premiados com brindes.
 
Já na categoria Profissional, quem levou o primeiro prêmio foi Alexsandro Silvestre Gonzaga, com a imagem “O Motociclista”. Ele ganhou um iPhone 7 Plus, entregue pelo pró-reitor administrativo da Unoeste, Guilherme de Oliveira Lima Carapeba. Em segundo ficou Bruno Fernandes, que recebeu um iPad, e em terceiro Marcel Freitas Sachetti, que levou para casa um Samsung J7.
 
A estudante do 2º termo de Jornalismo, Victória Pereira Domingos, elogiou a premiação, a escolha do tema e dos vencedores. “Foi uma escolha muito pertinente, pois esse tipo de registro é necessário a medida que as cidades vão crescendo e a mobilidade urbana vai se expandindo e alterando”. Victória concluiu afirmando que sua fotografia favorita foi justamente a vencedora “O Motociclista”.
Todas as fotografias escolhidas pelos jurados participarão de uma exposição itinerante sobre Mobilidade Urbana, que ocorrerá durante todo o primeiro semestre de 2019. As 13 fotografias escolhidas na categoria profissional também vão ilustrar um calendário de mesa e receberão certificado de menção honrosa.
 
Confira os vencedores.

Serviço
A cerimônia de premiação foi transmitida ao vivo pela TV Facopp Online e o vídeo pode ser conferido no canal da emissora no YouTube.


Por Assessoria de Imprensa Facopp e Portal Facopp

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem