CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste integra o maior evento de design da América Latina

Universidade esteve representada pelo coordenador dos cursos de Design Gráfico e de Interiores, Marcelo José da Mota; evento ocorreu em Joinville (SC)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Unoeste integra o maior evento de design da América Latina
Apresentação de trabalho, palestras e workshop marcaram a apresentação de Mota no P&D Design

O Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design, conhecido como P&D Design é o maior evento da área no Brasil e está entre os mais relevantes da América Latina. A 13ª edição da iniciativa foi realizada na última semana, na cidade de Joinville (SC), e contou com a participação da Unoeste, por meio do coordenador dos cursos de Design Gráfico e de Interiores, Marcelo José da Mota.

A iniciativa proporcionou um espaço diferenciado para a difusão, trocas e reflexões sobre a investigação e atuação do design, envolvendo profissionais, instituições de ensino, empresas e organizações globais. Mota comenta que o envolvimento no evento foi bem intenso. Conta que realizou a apresentação oral do trabalho “Design, layout e sistemas tipográficos”, inscrito na categoria artigo completo. Relata que o estudo foi desenvolvido em parceria com a professora Mariangela Fazano e propõe um modelo de criação com os principais sistemas de diagramas para a composição com tipos gráficos.

Pontua que o estudo pode servir de guia para estudantes e pesquisadores em design, na tentativa de aproximar a prática projetual dos conceitos metodológicos sobre a linguagem tipográfica e os sistemas que a compõem. “A análise sistemática da tipografia enquanto linguagem visível requer uma compreensão profunda dos aspectos formais, técnicos, históricos, cognitivos e culturais que envolvem a prática do design de tipos e do design com tipos, algo que esta reflexão no artigo pode oferecer”. O professor revela também que o artigo foi escolhido para ser publicado na revista Projetica, periódico da Universidade de Londrina (UEL) que possui selo qualis B1.

Além da apresentação, o coordenador destaca a participação em palestras e no workshop “Interação significante: as dimensões pragmática e emocional no design de produtos”. Dentre os destaques, cita a abordagem da Dra. Ana Pellizzari, especialista em design de materiais, com mais de 25 anos de experiência no ramo e diretora executiva da Material ConneXion Itália. “Ela mostrou um bioplástico que é feito a partir da poluição urbana (fuligem) entre outras novidades. Outro nome foi o Ph.D. Srini Srinivasan, empresário, diretor executivo da Lumium Design, premiada empresa de design sediada no Vale do Silício, que atua no desenvolvimento de produtos eletrônicos, equipamentos médicos, industriais, de segurança entre outros. Esse profissional explanou sobre o design e a sua importância na produção de cultura e do estilo de vida para um futuro desejável”.

Mota relata ainda, a abordagem da Ph.D. Rita Couto, coordenadora do laboratório interdisciplinar de design e educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). “Ela mostrou a importância de processos metodológicos no design e a formação profissional em ambientes que promovam a interação entre outras áreas. Rita citou ainda o construtivismo de Antonio Teixeira e Piaget no processo de teorização e reflexão do design”.

O coordenador declara que o evento contou com a participação de diversas instituições de ensino nacionais e internacionais. “Representar a Unoeste com uma publicação científica e em outras atividades, reforçam o compromisso da universidade no incentivo à pesquisa e à extensão. Fomos aplaudidos na apresentação do artigo, onde tive a oportunidade de falar sobre as graduações e a infraestrutura da instituição, além das nossas produções e os novos projetos para 2019”.
Segundo ele, o congresso também proporcionou uma nova visão do futuro da educação e dos processos do design que serão transmitidos aos acadêmicos durante as aulas e, também, na gestão dos cursos que coordena. “Outra contribuição positiva foi o encontro com outros profissionais e professores de diversos cursos de design do país e do exterior. Essa troca de informações, reflexões e ideias são importantes para o fomento da área”, conclui.
Foto: Cedida Palestras reuniram profissionais nacionais e internacionais
Palestras reuniram profissionais nacionais e internacionais

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem