CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste recebe ativista socioambiental referência no Brasil

Dr. Genebaldo Freire Dias ministrou palestra de abertura da 5ª Jornada Acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Unoeste recebe ativista socioambiental referência no Brasil
“Falta gratidão pela vida”, afirmou o Dr. Genebaldo Freire Dias

As consequências ambientais causadas pelas atitudes do homem em relação à natureza, não são mais novidades para ninguém. E com tudo o que se vê e se vive no mundo, mesmo com todas as catástrofes, por que nada mudou ainda? Essa é uma pergunta que coloca qualquer ser humano para pensar! E foi assim que o ativista socioambiental, Dr. Genebaldo Freire Dias, referência nacional para milhares de estudantes com suas obras relacionas ao tema, deu início à palestra de abertura da 5ª Jornada Acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unoeste, na noite dessa quarta-feira (18).

“O que falta? Falta gratidão pela vida!”, afirmou o palestrante que tem 44 anos de atuação acadêmica e ativismo ambientalista, e é um dos autores mais citados nos processos de educação ambiental. “Vivemos uma grande falha de percepção. Entender as razões das adversidades e aprender com os erros são fundamentais. Precisamos estar lúcidos num ambiente que não é lúcido. É preciso rever conceitos e valores. Precisamos agir para mudar o agora”, frisou o doutor em ecologia pela Universidade de Brasília (UnB).

Durante sua exposição, de forma lúdica e agradável, colocou todos para refletir sobre a importância da planta para a sobrevivência humana, mas que continua sendo desprezada pelo homem. “Somos uma espécie totalmente dependente da água. Então, por que será que poluímos rios e acabamos com as nascentes se precisamos tanto desse bem?”, questionou. “O desafio é enorme e o cenário é complicado. Certamente a vocês, futuros profissionais, está o papel da retomada do juízo da sociedade para a questão do meio ambiente”, disse aos acadêmicos que prestigiaram a palestra com muita atenção.

E sobre a paixão pela área ambiental, Dias contou que começou ainda na infância, na cidade em que nasceu, em Pedrinhas, interior de Sergipe, que atualmente tem aproximadamente 7 mil habitantes. “Cresci cercado de florestas e lagos, não se falava em água poluída. Na década de 50, meu pai me disse que um dia eu iria comprar água numa garrafa, e achei um absurdo. Então, essa curiosidade veio desde criança”.    

Ao ser perguntado sobre sua visão em relação ao aquecimento global, ele ressaltou que esse assunto é tema de um dos seus livros sobre mudança climática, o qual deixou um exemplar à Rede de Bibliotecas da Unoeste. “No momento em que estamos vivendo, o mais importante é agir, pois já sabemos as consequências, ou chove demais ou de menos, ventos fortes... Aquela velha discussão se aquece ou não, não tem a menor importância, mas, temos que mudar o cenário que temos agora. Essa discussão irá levar décadas, pois é movida a vaidade, a orgulho e principalmente a jogo de interesse econômico. A nossa relação com o ambiente que nos cerca tem que ser profunda”, frisou.
Foto: Mariana Tavares Bateria Desestrutura abriu o evento na noite dessa quarta-feira
Bateria Desestrutura abriu o evento na noite dessa quarta-feira

Abertura – O evento, realizado pela Unoeste, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) e Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Presidente Prudente (AEAAPP), teve início com a apresentação da Bateria Desestrutura, seguido do show de humor e arte com o mímico Everton. Além do Dr. Genebaldo, a mesa principal contou com as presenças do presidente da associação, o engenheiro Ronaldo Florentino dos Santos; da chefe do Crea-SP, Cristiane Aquino Bernardo; da coordenadora do curso, Leila Maria Sotocorno e Silva; da docente Leila Maria Couto Esturaro; além da aluna do 3º termo, Kezia Batista Mendonça Silva, responsável pelos primeiros contatos com o palestrante da noite.

“Essa jornada é uma das mais especiais, pois pela primeira vez, graças ao apoio dos parceiros e empenho dos docentes e alunos, conseguimos promover um evento totalmente gratuito e de muita qualidade. Vimos também a importância de se acreditar num sonho, como aconteceu com a Kezia, que sempre quis trazer o Dr. Genebaldo para a universidade, e conseguiu. Nem acreditei quando ele mesmo me ligou dizendo que viria, e o melhor, de graça! Então, só tenho o que agradecer”, disse a coordenadora da Engenharia Ambiental e Sanitária. 

Programação – Nesta quinta-feira (19), o diretor de controle e licenciamento ambiental da Cetesb, Geraldo do Amaral Filho, abordará o tema “Licenciamento Ambiental”, destacando aspectos preconizados pela Política Nacional de Meio Ambiente e como é aplicada no Estado de São Paulo.  “O regramento dos processos produtivos, de utilização dos recursos naturais e da própria proteção do meio ambiente estão cada vez mais restritivos e difíceis de serem cumpridos. Nestes eventos podemos discutir essas regras e possibilitar que os projetos sejam desenvolvidos em consonância com elas, de modo que os processos de licenciamento tenham uma tramitação mais célere e objetiva. Aos que estão entrando no mercado de trabalho, isso é um diferencial no atendimento a seus clientes”, ressalta.

Sobre a realização da jornada acadêmica, o profissional destaca que a universidade tem um papel fundamental na sociedade, que é o desenvolver o conhecimento científico e fazer com que esse conhecimento possa ser empregado em benefício da população. “Encontros como este propiciam essa saudável aproximação, apresentando novos conhecimentos e reciclando os antigos, permitindo aos profissionais da área na região um contínuo aprimoramento. Na área de engenharia sanitária e ambiental essa reciclagem de conhecimento é fundamental para assegurar uma melhor qualidade de vida à população”, conclui.

As atividades da jornada prosseguem até esta sexta-feira (20), com a realização de palestras e minicursos nos períodos da tarde e da noite. Confira a programação no site.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem