Acadêmicos encaram desafio de convencer investidores
2º Camping de Administração – Looking for Angels reuniu alunos de Administração e Agronegócio na sexta-feira (17)
O desafio de convencer um grupo de seis potenciais investidores, em apenas cinco minutos, foi encarado por nove equipes formadas por acadêmicos dos cursos de Administração e Agronegócio da Unoeste. A segunda edição do Camping de Administração – Looking for Angels, realizada na noite de sexta-feira (17), no Auditório Azaléia, evidencia a técnica Pitch Elevator, que se popularizou no Brasil com o programa Shark Tank.
A técnica se refere a uma apresentação rápida de uma ideia ou oportunidade de negócio a investidores, onde segundo o professor Lechan Colares Santos, se revela uma proposta única. A atividade faz parte da disciplina Projeto Integrador (PI) que o docente leciona. “Eles precisam explicar o ramo, o potencial de crescimento, os problemas que envolvem o mercado. Aí anunciam de quanto seria o investimento necessário, a previsão de faturamento, lucros e outras projeções”, explica Santos.
Só que depois da apresentação de cinco minutos das “empresas” formadas por acadêmicos, os investidores (jurados) tinham mais cinco para fazer perguntas questionando as propostas. Espaço para treinar o quesito comunicação, de acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente, João Carlos Marcondes. “Alguns se saem melhor por ter o diferencial da apresentação, a forma de comunicar é importante. Daqui pode sair muito produto novo, que pode ser aprimorado e depois desenvolver em algo para o município”, afirma.
Só que para o Elvis Freitas Vicente da Cruz, do 6º termo de Administração, um dos sócios da “empresa” Belc Consultoria, o desafio inicial é controlar a tensão da primeira apresentação. “Estou ansioso, um pouco nervoso. Dá aquele frio na barriga”, conta. A Belc foi criada no 3º termo da graduação, e enxerga como nicho uma falha da maioria dos empreendedores. “Pesquisamos que todo mundo que quer abrir empresa se especializa no que quer fazer, mas não entende nada sobre gestão. Não adianta focar na técnica e não pensar na gestão. Aí oferecemos a consultoria”, detalha Cruz.
"Empresas" vencedoras
As propostas foram avaliadas e pontuadas por empresários e representantes de entidades, atendendo a critérios como performance da apresentação, o grau de inovação, proximidade com a realidade e inclusão no mercado. Estes elegeram as três empresas vencedoras:
3º lugar – Barbearia Exclusivo
2º lugar – Salada Truck
1º lugar – Pedacinho de Céu
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste