CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Intepp gradua e recebe novos projetos na área da inovação

Outro fato comum é o de que todos têm a participação, seja de professores, alunos ou egressos da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Intepp gradua e recebe novos projetos na área da inovação
Silva e Isique: graduações e recepção de novos projetos na Intepp

Como principal diferencial competitivo das empresas, as startups primam pela inovação e isso tem sido uma prática comum aos projetos apresentados e desenvolvidos na Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), que acaba de promover cinco graduações e a recepção de quatro propostas para incubação. Além da inovação, há em comum nos projetos encerrados ou iniciados, nesta ocasião, o envolvimento de professores, alunos ou egressos da Unoeste.

O pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi disse durante a cerimônia que o interesse é colocar Presidente Prudente e região em um patamar mais elevado no campo da inovação. Fato ocorrido no final da tarde de sexta-feira (18) na sede da Intepp, que tem o envolvimento de vários parceiros e está localizada no campus II da Unoeste. Citou a Intepp e a Fundação Inova Prudente como fomentadoras de inovação, tecnologia e desenvolvimento.

Estão ingressando na Intepp as seguintes startups: E-Estética, que tem o envolvimento do egresso Paulo de Souza Carneiro em parceria com Vânia Cristina da Silva Batista; Genises Bovinocultura de Precisão, dos alunos José Aparecido Santos e  Holacy Odilon do Nascimento; OhamAR, do egresso Alessandro Altino  e Thiago Otávio de Freitas; e iStep Soluções Inteligentes – dos egressos Marcos Roberto Hungaro e Samuel Toledo, juntamente com Celso José de Lima.

A iStep ingressa na condição de hotel de projeto, com direito de participar de ciclos de palestras e de eventos realizados pela Intepp, além de apoio técnico para que possa, em estágio máximo de dois anos, vir a ser pré-residente, que é a empresa sem necessidade do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Outro tipo de incubada é a residente, já com o cadastro. As graduadas são as que finalizaram o processo de incubação e devem manter o vínculo participando de palestras e eventos afins, mas seus membros podem propor novo negócio para incubar.

Foto: João Paulo Barbosa Pró-reitor Guelfi: incentivo à inovação, tecnologia e desenvolvimento
Pró-reitor Guelfi: incentivo à inovação, tecnologia e desenvolvimento
O engenheiro civil Hungaro afirma que estar na Intepp é manter seu relacionamento com a Unoeste, que nasceu com sua formação em engenharia, e teve continuidade com sua mulher Cristina Paes. Ela fez Farmácia e Bioquímica, alcançou estreito laço familiar e grande afinidade já que seus dois filhos são egressos da mesma instituição, do curso de Tecnologia da Informação. Bruno está em São Paulo, onde atuou nas mídias sociais do programa Pânico na TV (Band) e atualmente trabalha para a multinacional Accenture, do ramo de consultoria.

André está há dois anos no Canadá e trabalha em Vancuver na área de fintech: produção de serviços financeiros. Hungaro participou da 2ª Startup Weekend Prudente, em outubro do ano passado. Fez parte do projeto vencedor, o No Stop Market. Agora, integra uma equipe que criou o iStep, um aplicativo de compras para comparação de preços de combustíveis ou produtos em supermercados, além de ser um localizador de produtos, com capacidade de leitura do código de barras e o pagamento sem precisar enfrentar a fila do caixa.

O professor na Unesp e presidente da Intepp, João Fernando Custódio da Silva chamou a atenção ao fato da incubadora ajudar nos primeiros passos, que são muito difíceis diante de um mercado predador.  Fez uma ponderada crítica à mídia, ao dizer que, muitas vezes, as boas coisas, como são os projetos inovadores das startups, ficam relegadas ao mundo silencioso. O diretor da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) Moacir Del Trejo esteve no evento e parabenizou a todos os envolvidos.

O secretário municipal de tecnologia da informação Rogério Marcus Alessi, que já presidiu a incubadora por mais uma vez, disse que a Intepp tem desenvolvido um bom papel, de fundamental importância para o desenvolvimento tecnológico do oeste paulista e que a Fundação Inova Prudente, vinculada à administração municipal e criada recentemente pelo prefeito Nelson  Roberto Bugalho, veio para fortalecer ainda mais esse segmento.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem