CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Medicina atende mais 1,1 mil escolares sobre a saúde visual

Projeto junto ao Banco de Olhos aproxima de 17 mil atendidos e fecha o balanço do semestre com dados positivos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Medicina atende mais 1,1 mil escolares sobre a saúde visual
Teste de acuidade visual para alunos da escola Joel Antônio

Realizado pelo nono ano consecutivo, o Projeto Saúde Visual do Escolar, ao fechar o balanço semestral, aproxima dos 17 mil atendimentos prestados para alunos do ano inicial no segundo ciclo do ensino fundamental. Estudantes da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), orientados e acompanhados por professores, juntamente com profissionais do Banco de Olhos, por conta de parceria da Unoeste com a Santa Casa e o Lions Centenário, durante este primeiro semestre foram em 14 das 26 escolas estaduais na cidade. Aplicaram 1125 testes de acuidade visual, encaminharam 217 alunos para consultas, dos quais 176 passaram a usar óculos, dois apresentaram problemas de córneas, teve um caso de tratamento de retina e outro de estrabismo.

Considerando que dos 217 encaminhados para exame clínico, 180 apresentaram algum problema de visão, os acertos dos testes foram de 82,9%. Ainda em termos percentuais, são 19,3% dos alunos que passaram pelos testes, aplicados com a Tabela de Snellen (impressa com letras de diferentes tamanhos) e com figuras de Ishihara para detectar daltonismo. Os números de 8 anos e meio do projeto são bastante significativos: 16.813 prestados para os alunos em suas escolas, inicialmente no 5º ano e, com a reformulação do ensino, passou a ser no 6º ano. Destes, 3426 precisaram de consulta no Banco de Olhos da Santa Casa, 879 passaram a usar óculos e 94 receberam cuidados médicos, oferecidos gratuitamente.

A iniciativa do projeto é do Lions e a escolha das escolas de rede estadual de ensino decorre de que na rede municipal o aluno é atendido quando ingressa no primeiro ano do primeiro ciclo, sendo que esse mesmo aluno receberá novo atendimento ao ingressar no segundo ciclo, conforme o presidente Irineu Sesti Filho. O projeto tem o acompanhamento permanente do diretor técnico do Banco de Olhos da Santa Casa, o médico oftalmologista Edson Rikio Fudo, da assistente social Fátima Elisabete Rota e da enfermeira Daiane Graciela da Silva Hilário. Pelo curso de Medicina da Unoeste o acompanhamento é da professora Elenice Morini, com o envolvimento de outros professores.

O feedback proporcionado por familiares, professores e diretores das escolas é de que o cuidado com a saúde visual melhora a aprendizagem do aluno, pois ao usar óculos enxerga melhor a lousa e tem mais facilidade em escrever, sendo que o mesmo acontece com a leitura. Neste primeiro semestre, os atendimentos ocorreram nas escolas Marietta Ferraz de Assumpção, Marrey Júnior, Miguel Omar Barreto, Teófilo Gonzaga da Santa Cruz, Placidio Braga Nogueira, Tannel Abbud, Monsenhor Sarrion, Anna Antônio, Joel Antônio de Lima Genésio, João Alfredo da Silva, Arlindo Fantini, Francisco Pessoa, Pedro Tófano e Hugo Miele.

Após as férias de julho, o projeto será retomado e levado para as escolas Antônio Fioravante de Menezes, Fátima Falcon, Oracy Matricardi, Clotilde Veiga de Barros, Mirella Pesce Desideri, Fernando Costa, Florivaldo Leal, Dr. José Foz, Maria Luiza Bastos, João Carlos Padilha de Oliveira, Celestina de Campos Toledo Teixeira e Maria Luiza Formozinho Ribeiro.
Foto: João Paulo Barbosa Consulta no Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, na Santa Casa
Consulta no Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, na Santa Casa

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem