CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Descontração e humanização marcam 26ª edição da Sipat

Tradicional Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho ocorre entre terça e quinta-feira (5)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gustavo Justino Descontração e humanização marcam 26ª edição da Sipat
“Sirvio Santos”, o palestrante Edward Cunha fez palestra interpretando o homem do baú

“Quem quer dinheiro?”, “você é da caravana de onde?”. Em ritmo de festa, a 26ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), que visa a qualidade de vida e bem-estar do colaborador da Unoeste, teve início nesta terça-feira (3) e segue até a próxima quinta (5). Na abertura, o convidado foi “Sirvio Santos”, ou melhor, o palestrante Edward Cunha, que falou sobre a motivação no trabalho de uma forma divertida, interpretando o homem do baú.
 
Promovido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Seesmt) e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), o evento é voltado aos mais de 2 mil colaboradores da universidade e acontece em dois períodos: de manhã no auditório Jasmin, no campus I e, a tarde no auditório Azaléia, campus II. A cada dia um tema diferente será apresentado, são três: a “Motivação EPI”, “Trabalho em equipe” e “Depressão e suicídio”.
 
“A segurança no trabalho é uma obrigação legal de toda empresa. Este ano os temas foram selecionados pelos próprios funcionários e são assuntos interligados”, comenta Paulo Henrique Teixeira, coordenador do Seesmt. Ele explica que o funcionário motivado tem melhor adesão ao trabalho em equipe, o que automaticamente reduz o estresse causado pela função exercida e afasta as chances de depressão, que, em muitos casos, leva ao suicídio. “É importante que o funcionário desenvolva a tolerância, o respeito; não precisa ter afeto por todo mundo. O objetivo é proporcionar condições para que o colaborador consiga dar 120% do seu melhor”, detalha Teixeira.
 
A Sueli Tartulina Neves da Silva é funcionária do setor de limpeza da Unoeste há seis anos, é de Presidente Bernardes, mas mora em Presidente Prudente; se sente cada vez mais engajada para a realização do seu trabalho na Unoeste e participou ativamente do evento na manhã desta terça-feira (3). “Me sinto motivada, tenho facilidade para trabalhar em equipe”, afirma. Ela abre facilmente o sorriso para falar da palestra do “Silvio Santos” Edward Cunha. “Achei muito boa, a gente conseguiu se distrair um pouco e aprender. Foi muito engraçado”, pontua Sueli.
 
Foto: Gustavo Justino Interação é marca registrada no evento que contou com público expressivo
Interação é marca registrada no evento que contou com público expressivo

Descontração com seriedade – Além da descontração tradicional do evento, os brindes também atraem a atenção dos participantes. Na edição 2018, com o período de Copa do Mundo, até “Kit copa” está entre os itens para sorteio. Os setores se uniram para oferecer grande parte dos prêmios, como os bancos produzidos pela Marcenaria, os quadros pintados pelos cursos de Artes Visuais, os vale-refeição e salgados ofertados pelo Restaurante Universitário e Gastronomia, além de outros. Só que o evento está só começando. Nesta quarta (4), o assunto é trabalho em equipe e, na quinta-feira (5), é a vez do psiquiatra Samuel Augusto Ferreira Aurélio falar sobre depressão e suicídio. “Não podemos ignorar assuntos como esse, é muito sério. A Unoeste tem sim a preocupação de identificar e saber lidar com estes possíveis casos no ambiente de trabalho”, alerta o coordenador Paulo Teixeira.
 
Tabagismo em pauta – Na quinta-feira (28), a Cipa em parceria com a Medicina do Trabalho realizou uma palestra para conscientizar funcionários sobre o risco que o cigarro proporciona a saúde de quem mantém o vício. A médica Mariane Caravina ministrou palestra abordando a baixa qualidade de vida do fumante e, para isso, trouxe números atualizados. Além dela, a assistente social Valéria Cristina explicou o funcionamento do programa que a Unoeste desenvolve para estimular pessoas a parar de fumar.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem