CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

1º Simpósio Satélite reúne referências em oftalmologia

Evento que integra o Comepp foi realizado nesta sexta-feira (17), no Salão Social do Tênis Clube


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gustavo Justino 1º Simpósio Satélite reúne referências em oftalmologia
Salão do Tênis Clube, com 600 lugares, recebeu acadêmicos, residentes e médicos para o evento

Considerado um evento jamais visto no oeste paulista, o 1º Simpósio Satélite de Oftalmologia, que integra a programação do 26º Congresso Médico Estudantil de Presidente Prudente (Comepp), reuniu acadêmicos de Medicina da Unoeste, residentes e médicos no Salão Social do Tênis Clube nesta sexta-feira (17). Para proporcionar uma visão atualizada sobre a oftalmologia foram convidados 10 médicos, referências na área, nomes como o do Dr. Wilson Takashi Hida, pesquisador e médico do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).

“Como será a atuação do médico no futuro?” questiona Hida, egresso da Unoeste que colaborou para a realização do simpósio convidando profissionais, custeando sua vinda ao evento e até auxiliando alguns colegas médicos durante a apresentação. “Eu nunca deixei de ajudar a escola que me formei, sempre quis estar no Comepp e agora tive a oportunidade”, conta. Takashi veio para falar sobre “Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) na Cirurgia de Catarata”, ele acredita que a tecnologia só tem a agregar à medicina. “Além de pesquisas, sou um dos primeiros no país a trabalhar com RA e RV no mundo. Por isso, ministrei palestras na Europa”, detalha Hida.

O médico afirma que eventos como este reduzem as diferenças que existem entre a teoria e a prática médica. “A gente precisa pensar no futuro da medicina. A realidade é que SUS e convênios têm diferenças gritantes, e isso interfere na questão do emprego, da economia”, analisa Hida. Ele ressaltou a satisfação de participar e o que pensa dos futuros profissionais. “Eu já estive do lado que eles estão... assistindo. O que eu posso dizer é que o céu é o limite. Todos têm capacidade. Só precisam seguir seus objetivos”, pontua Takashi.
Foto: Gustavo Justino Integração entre direção da Unoeste, Diretório Acadêmico e participantes do simpósio
Integração entre direção da Unoeste, Diretório Acadêmico e participantes do simpósio

Contar com referências deste porte era o grande objetivo da organização do evento, como explica a vice-presidente do Diretório Acadêmico, a acadêmica Julia Mendonça Rezende, do 7º termo. “Nossa ideia foi trazer profissionais que se formaram aqui para servir como exemplo. Por meio deles podemos conhecer o que existe de inovação na área. É muito importante”, detalha. Ela conta que a dinâmica do evento também foi pensada para extrair o máximo de cada profissional. “Cada um dos 10 palestrantes apresentou seu tema em 15 minutos. Depois virou um debate com outros médicos que dão novas visões”, completou a vice-presidente.

Orgulho para o médico e diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste, Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, que assumiu a direção em 2012 em Presidente Prudente e, desde então, orienta os diretórios a apostar em egressos nos eventos do Comepp. “Porque o aluno vê que é possível. Ele tem contato com um profissional renomado, que dá palestras no mundo todo e vê que o cara saiu daqui” destaca Carapeba, que tem mais um motivo para acreditar que a universidade está no caminho certo. “O Takashi dizendo que realidade virtual e aumentada é uma tendência da área. E a Unoeste já utiliza isso nas suas aulas. Mostra que estamos em sintonia com o futuro”.

Comepp
O 1º Simpósio Satélite de Oftalmologia integrou a programação do Comepp, que termina neste sábado (18). As salas do bloco G e H, no campus I, e os auditórios do Hospital Regional (HR) recebem essas atividades do evento. Na segunda-feira (20), será possível acompanhar uma reportagem de tudo o que foi destaque no Comepp 2018.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem