CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ação de extensão contribui com ensino nas séries iniciais

Trabalho articulado entre a Escola Gisele Dalefi e o curso de Pedagogia está aberto para outras escolas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Ação de extensão contribui com ensino nas séries iniciais
Após conto infantil, atividade lúdica para, de olhos vendados, colocar o rabo no macaco

As práticas pedagógicas da Escola Municipal Gisele Dalefi estão com as suas dimensões ampliadas desde o segundo semestre de 2016, quando começou a desenvolver trabalho articulado com a Pedagogia presencial e EAD da Unoeste. O projeto pedagógico de extensão, que contribui com o ensino nos anos iniciais, está aberto para atender outras escolas, conforme anúncio feito nesta terça-feira (18) pelos responsáveis pelas atividades lúdicas desenvolvidas em espaço universitário. As atividades de hoje estiveram inseridas na 14ª Campanha de Responsabilidade Social, desenvolvida nesta semana pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).
 
O projeto “Brinquedoteca: espaço de aprendizagem e ludicidade” traz para o ambiente universitário os alunos de 2º ano da escola do bairro Residencial Universitário, localizado ao lado do campus II da Unoeste. Com atividades uma vez por semana, toda terça-feira no começo da tarde, há um revezamento de três turmas com 30 alunos cada e suas respectivas professoras. Eles são recebidos em sala de aula e na brinquedoteca da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp). As ações são de literatura infantil, artes e o corpo em movimento. A professora Dra. Augusta Boa Sorte Oliveira Klebis afirma que tem sido uma parceria muito profícua.
 
Conta que aos alunos da escola municipal são ofertadas atividades lúdicas e que os estudantes do curso de Pedagogia, inseridos no projeto, têm na formação docente uma prática enriquecedora de convivência com a realidade do ensino básico. Comenta que a ludicidade é um dos pilares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na qual estão estabelecidos conhecimentos, competências e habilidades esperadas que os alunos desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Augusta diz ainda que a formação da criança acontece com pequenos passos, sendo que alguns podem ser bem significantes, ao ponto de serem levados para a vida toda.
 
O fato de o projeto acontecer no espaço universitário contribui com o enriquecimento cultural da criança e um detalhe chama a atenção: o de volta e meia elas dizerem, em manifestação espontânea, que irão estudar na Unoeste. Pedagoga pela mesma instituição e pós-graduada em pedagogia empresarial, a professora de educação básica Eliane Rodrigues comenta que as crianças gostam bastante, que o projeto é muito interessante para elas e que ajuda bastante no aprendizado escolar. A estudante de pedagogia Lucicleide Gomes dos Santos, com a vivência de quem está no projeto desde o começo, tem observado que as crianças se sentem motivadas e isso é positivo para o desenvolvimento escolar.
 
Os professores do curso de Pedagogia Janaína Pereira Duarte Bezerra e Josué Pantaleão trabalham, respectivamente, com atividades de arte e o recurso do PlayMais Basic Large - Brinquedo de Montar, criativo e educativo, estimulador do movimento da coordenação motora para todas as crianças, incluindo pessoas com necessidades especiais, como é o caso da aluna que escreve e pinta com o lápis na boca, por falta de coordenação nos braços e nas mãos. O projeto também contempla a educação especial inclusiva, sendo que na manhã desta terça-feira (18) ocorreu atividade prática na escola, proporcionada pelos envolvidos na disciplina Ludicidade no Ensino Fundamental.
 
Nas aulas do dia anterior, estudantes do ensino presencial e a distância, produziram alguns recursos de tecnologia assistiva de baixo custo, mediante processos de adaptação de materiais. Foram três jogos e modelos de adaptação de lápis e de copos, todos doados à escola municipal. Augusta chama a atenção para o fato de que a escola abraçou o projeto, com as portas abertas pela diretora Célia Zuniga Ferri. Antes, quando a Faclepp funcionava no campus I, a parceria era com a Escola Municipal Professora Francisca de Almeida Goes Brandão, localiza na Vila Liberdade, a apenas uma quadra da universidade.
 
O deslocamento dos alunos do ensino fundamental inicialmente era a pé, mas agora é feito por ônibus liberado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc). A questão do transporte tem sido o empecilho à adesão ao projeto por algumas escolas interessadas. Porém, quem tiver essa disponibilidade pode fazer o agendamento junto à secretaria da Faclepp, que irá repassar para a coordenação do curso de Pedagogia, pela qual responde a Dra. Danielle Aparecida Nascimento dos Santos.
 
Serviço – O atendimento na secretaria da Faclepp é pelo telefone: (18) 3229-1098.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem