CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Retorno às aulas mobiliza as seguranças pública e privada

Universidade trabalha preventivamente e conta com o apoio da Polícia Militar e de secretarias municipais


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Retorno às aulas mobiliza as seguranças pública e privada
Participantes da reunião sobre a volta às aulas na próxima semana

Na condição de maior instituição de ensino superior do oeste paulista, que abriga milhares de estudantes, além de professores e outros profissionais, a Unoeste gera um fluxo de pessoas muito grande no retorno às aulas. O que produz impacto interno e externo de diferentes naturezas, especialmente no trânsito ao seu entorno.
 
Para prevenir incidentes, o setor de segurança da universidade promove entendimentos com os setores públicos para possibilitar o bem-estar da comunidade acadêmica e a de bairros circunvizinhos. Estão envolvidos alguns setores da administração municipal e a Polícia Militar, cujos representantes estiveram reunidos esta semana.
 
Além da PM, representada pelo tenente Emerson de Barros Bermudes, participaram do encontro no campus II da Unoeste representantes da Secretaria Municipal de Assuntos Viários (Semav), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Sedepp) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).
 
Em nome da população, também esteve representado o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). A intenção dos gestores da universidade é manter a tranquilidade de sua comunidade, especialmente os calouros que são incluídos em várias ações do Trote do Bem, realizado desde meados dos anos 90.
 
A Unoeste está entre as instituições pioneiras em ações para abolir o trote violento e seu serviço de segurança é orientado a coibir qualquer atividade que exponha os calouros à humilhação ou risco a integridade física. O Trote do Bem está voltado para promover integração saudável entre calouros, veteranos e comunidade.
 
Cada curso escolhe sua ação de recepção aos calouros, dentre as quais estão arrecadação de ração destinada para entidades de proteção aos animais, pela Medicina Veterinária; doação de medicamentos e cesta básica, pela Medicina; arrecadação de escovas e pasta de dentes a serem destinadas para entidades assistenciais (Odontologia).
 
Ações como as do Trote do Bem são multiplicadas o ano todo em cada curso, em atividades de extensão. Em 2018, foram 519 ações em Prudente e região, envolvendo 5,5 mil alunos e 150 professores. Foram atendidas 361.507 pessoas, mais que a metade da população dos 32 municípios do Pontal do Paranapanema que é de 620.953 (IBGE).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem