CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Evento traz chefs com destaque em confeitaria e panificação

Congresso Internacional de Confeitaria e Panificação é uma realização do curso de Gastronomia da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Erika Foglia Evento traz chefs com destaque em confeitaria e panificação
“Técnicas de bolachas decoradas” foi uma das atividades que chamou a atenção dos participantes

Presidente Prudente recebeu nesta semana profissionais de renome na área gastronômica para o Congresso Internacional de Confeitaria e Panificação da Unoeste. Entre eles, Diego Lozano, que faz parte da elite de confeiteiros mundiais. Ele comanda uma escola de confeitaria em São Paulo, capital, com o seu nome e conduziu uma das atividades mais aguardadas do evento com a abordagem teórica e prática sobre “Chocolate”.

A atividade teve participação de estudantes, profissionais da área e pessoas da comunidade que atuam no ramo nessa e em outras regiões. Lozano contou que a paixão pela gastronomia foi despertada com um erro na cozinha, ainda na infância. “Quando fui preparar um bolo inverti a quantidade de açúcar com a pitada de sal [risos]. Aí pensei em reforçar o doce na calda, imagina só o que virou, o salgado ficou ainda mais ressaltado”. Nada que o impediu de ainda jovem fazer cursos e ser convidado para ministrar aulas em diversos países.

Foto: Aline Blasechi Diego Lozano faz parte da elite de confeiteiros mundiais
Diego Lozano faz parte da elite de confeiteiros mundiais

Outra participação de grande relevância no evento foi a de Sandra Canela Rowls. Graduada na Johnson & Wales University em Culinary arts, major baking and pastry (Culinária artística, panificação e pastelaria), tem quase 30 anos de experiência em gastronomia e já lecionou na Le Cordon Bleu, uma das principais escolas da área no mundo.

Durante o congresso, além de oficinas de confeitaria e panificação, Sandra ministrou a palestra “Tendências da confeitaria e panificação” nessa quinta-feira (7). De acordo com ela, as duas áreas, embora sejam sempre colocadas juntas, são muito diferentes. Ela explica que a panificação é extremamente estruturada, existe uma combinação de ingredientes e uma porcentagem que precisa ser respeitada.

“Respeitando-se os métodos, técnicas e esses padrões, podemos produzir da maneira como a sociedade e a moda ditam essas tendências. Uma dessas tendências da panificação atual está em oferecer o menos, que são o glúten free [livre de glúten], sugar free [livre de açúcar], dairy free [livre de laticínios], ou seja, produtos que não têm alguma coisa. São muitas as tendências como também o que eu chamo de dieta mais, que se baseia em menos carboidratos e mais proteínas, há também o uso de raízes na panificação, a fermentação curta e a fermentação longa, entre muitas outras”, fala.

Sobre a confeitaria, Sandra salienta que é necessário analisar a cultura e preferência de cada país, já que são muito diferentes as tendências em cada localidade. “O Brasil tem uma forte conotação na questão alimentar. Somos um país muito preocupado em retirar um pouco do açúcar, ser um pouco menos calóricos e procurar por opções mais saudáveis. Diferente dos Estados Unidos, por exemplo, que possuem a gula de maneira muito explícita. O americano quer um prato imenso, quer variedade e intensidade. A experiência para ele é quantidade e excesso em tudo, até mesmo em sabor. E tudo isso é muito diferente nos demais países como Japão e China, que são confeitarias mais delicadas, França, com os clássicos e elegantes, e por aí vai”, comenta.

Ainda dentro da confeitaria, a gastrônoma e engenheira de alimentos e proprietária do Petit Sucre Confeitaria, em São José dos Campos (SP), que produz bolos e doces personalizados para festas, Tatiana Gaeta, ministrou a oficina “Técnicas de bolachas decoradas”, também nessa quinta-feira.

Para ela, que trabalha com diversas técnicas para decoração em bolachas como a aerografia, o uso do papel de arroz e a aquarelada, este é um trabalho que está entrando no Brasil somente agora, mas que tem tudo para ficar. “É uma forte tendência. No sul do país é um produto muito mais conhecido, os gaúchos já possuem mais o costume de trabalhar com as bolachas decoradas, principalmente na época do Natal. É um mercado que só tende a crescer, por isso a importância de eventos como este proporcionado pela Unoeste, pois precisamos mostrar o produto e as técnicas para as pessoas conhecerem. É um trabalho artístico que os estudantes de gastronomia precisam saber que existe”, conta.

Marcelo Spósito veio de Bauru (SP) para participar do congresso. Graduado em gastronomia, professor universitário e empresário da área de panificação artesanal, conta que quando soube do evento e dos profissionais de renome que estariam presentes, procurou se inscrever de imediato. “Não é todo dia que temos um evento desta magnitude no interior do estado, com presenças internacionais e profissionais ilustres. Estou inscrito para todos os dias e me esforçando ao máximo para estar no maior número de atividades possível para agregar conhecimento ao meu trabalho e empresa. Minha maior expectativa era ter a aula prática com a Sandra Canela e conhecer o chef Carlos Mancuzo, está sendo muito bacana ter acesso a essas pessoas”, diz.

Julia Bergamaschi está no 3º termo do curso de Gastronomia da Unoeste e também se diz muito animada em poder participar de um congresso com nomes tão importantes do cenário gastronômico dentro da universidade em que ela estuda. “Está tudo incrível! Não é algo que eu imaginava ter acesso aqui em Presidente Prudente. Geralmente congressos deste tipo são muito caros e temos que ir para outras cidades para participar, ter isso aqui dentro é uma oportunidade única. Gosto muito da área de confeitaria e estava bastante ansiosa para a atividade do Diego Lozano, que aconteceu no primeiro dia e foi maravilhosa. Tenho certeza que até o final do evento, nesta sexta [8], aprenderei muito mais”, finaliza.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem