CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Filósofo pode suprir demanda por profissionais qualificados

Instituições de ensino, ONGs e igrejas carecem de uma assessoria filosófica na docência e na presença e contribuição por meio da reflexão


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Divulgação Filósofo pode suprir demanda por profissionais qualificados
Graduação proporciona a reflexão de temas fundamentais como a vida, a morte, o tempo, a natureza, a amizade e o amor

Ser ou não ser? Eis, a questão! A conhecida frase de Hamlet na peça de William Shakespeare se tornou uma famosa pergunta sobre a própria existência. É justamente essa reflexão profunda que se consiste a filosofia, mãe de todas as ciências. “Estudá-la é ir além das aparências e daquilo que vemos e ouvimos. Um filósofo é um apaixonado pelo saber e pela verdade. Ele faz da filosofia um método de transformação da própria vida, das próprias certezas, dos acontecimentos e das relações humanas”, explica Thiago Calçado, coordenador do bacharelado em Filosofia da Unoeste.
 
No oeste paulista existe um grande número de universidades, escolas, ONGs e igrejas que carecem de uma assessoria filosófica, tanto na docência, quanto na presença e contribuição através da reflexão. “Não há nenhum curso de graduação em filosofia ainda estabelecido em nossa cidade. O bacharelado em filosofia da Unoeste contribuirá com futuros profissionais para preencher vagas que exigem uma formação diferenciada e completa”, afirma Thiago.
 
Quando se fala de mercado de trabalho, ele explica que o bacharel em filosofia pode se dedicar a assessoria de instituições, Organização Não-Governamentais (ONGs), partidos ou organizações políticas, igrejas e comitês de ética. “O profissional também terá oportunidades de trabalhar em agências de comunicação, jornais e diversos organismos sociais. Além disso, poderá seguir o caminho da pesquisa e da vida acadêmica por meio de uma pós-graduação, preparando-se para lecionar em faculdades”.
 
Ser apaixonado pela sabedoria, estar disposto a percorrer os mais de 2,8 mil anos de tradição filosófica ocidental e se deixar questionar sobre o sentido de sua própria vida são características daqueles que optam pela carreira. “O acadêmico deve estar pronto para investigar as questões mais profundas da existência sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos”, afirma o professor.
 
Para quem tem interesse em estudar na área, Thiago revela que a graduação contempla disciplinas clássicas como Metafísica, Lógica e Antropologia, mas também discutirá a realidade a partir das tecnologias, dos desafios do mundo virtual e das implicações na política, religião, arte e natureza. “Dentre os conteúdos que são originalidade do nosso curso, pensamos uma filosofia peripatética, ou seja, que não se restringe ao espaço da sala de aula para a discussão de temas fundamentais como a vida, a morte, o tempo, a natureza, a amizade e o amor”, afirma.
 
O bacharelado em Filosofia é um dos novos cursos ofertados pela Unoeste. De acordo com o coordenador, a graduação traz uma proposta de estudo diferenciada e integrada a várias áreas do conhecimento. “Para tanto, permitirá aos estudantes um diálogo com outras ciências, já estabelecidas na universidade, tais como saúde, direito, psicologia, entre outras. Além disso, o curso busca inovar o aprendizado da filosofia através de encontros temáticos em espaços públicos de debates e reflexão”.
 
VestVerão
O curso de Filosofia é um dos oferecidos no processo seletivo da Unoeste, que acontecerá no dia 25 de janeiro de 2020. As inscrições ainda podem ser feitas exclusivamente pelo site. São mais de 60 cursos presenciais em todas as áreas do conhecimento.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem