CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Prefeito participa de atividade inovadora da Administração

Nelson Bugalho foi convidado para participar da mesa-redonda “Política e gestão – Tem relação?”, na noite dessa segunda (11), no campus II da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Erika Foglia Prefeito participa de atividade inovadora da Administração
Nelson Bugalho tirou as dúvidas dos estudantes sobre gestão pública

Com o objetivo de oferecer aos acadêmicos do curso de Administração da Unoeste conhecimentos sobre a gestão pública, foi realizada na noite dessa segunda-feira (11), a mesa-redonda “Política e Gestão – Tem relação?”. A atividade, que aconteceu no auditório Azaleia, no campus II, contou com a presença do prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho, e teve como mediadores os professores doutores Marco Antônio Catussi e Erika Mayumi Kato.
 
A dinâmica da atividade surpreendeu os presentes e utilizou a tecnologia para possibilitar a interação do público com os integrantes da mesa. Através de um aplicativo de perguntas e respostas, os acadêmicos, divididos em grupos, tiveram que responder a dez questões relacionadas à gestão pública diretamente de seus celulares. Depois de cada pergunta, o prefeito, juntamente com os docentes, comentavam e explicavam o contexto daquele assunto, relacionando a política e a gestão nos casos apresentados.  
 
De acordo com o professor Marco Antônio, a ideia desta atividade surgiu para que os alunos entendessem sobre a organização mais complexa que existe, os governos estaduais e municipais. Dessa maneira, trazer o prefeito para discutir a política e a gestão, quais são as relações delas como finanças, negociações, questões estratégicas, entre outras, é importante para qualquer organização em que eles possam trabalhar depois de formados. “Por mais que no futuro esses estudantes não atuem dentro de uma gestão municipal, eles estarão sempre negociando com o município. Essa atividade faz parte do escopo do curso de Administração da Unoeste, já que focamos no empreendedorismo e desenvolvimento regional”, explica.
 
O docente conta que a graduação tem se aproximado das prefeituras da região, principalmente com o intuito de integrar a parte de inovação dos municípios. “Estamos bem próximos de todos os prefeitos e sempre chegamos com a ideia de colaborar com eles, já que muitos deles gastam excessivamente por não entender os processos realizados. Nosso objetivo é ajudar a impulsionar essas gestões e isso possibilita que os alunos tenham contato com o que acontece no dia a dia, no funcionamento de uma prefeitura”, fala.
Foto: Erika Foglia Coordenadora Nancy Okada e os demais docentes de Administração ao lado do prefeito
Coordenadora Nancy Okada e os demais docentes de Administração ao lado do prefeito


Para Bugalho, essa maneira de aprender oferecida pelos professores organizadores da atividade o deixou muito surpreso, já que nunca tinha participado de uma atividade tão inovadora e dinâmica. “É sempre um grande prazer estar na Unoeste, universidade na qual fui docente por oito anos. O curso de Administração está de parabéns pela iniciativa, achei sensacional, essa é a palavra que resume a metodologia aplicada hoje. Unir a tecnologia com o debate de questões pertinentes à graduação é a ideia da nova educação”, salienta.
 
Sobre a importância dos acadêmicos terem acesso à gestão pública, o prefeito revela que apesar da linguagem talvez parecer diferente, a importância do diálogo é essencial para qualquer área em que forem atuar. “O setor público sozinho tem suas limitações impostas pela realidade econômica do país e essas parcerias estabelecidas com o setor privado são de fundamental importância para a cidade, o estado e o país, ou seja, para todos os níveis de governança. É dessa forma que eu vejo esse intercâmbio de experiências de gestão do setor público com o privado”, diz.
 
Débora Batista está no 5º termo e também achou muito interessante a dinâmica da atividade proposta pelo curso. “É importante que tenhamos a oportunidade de ampliar nossa visão sobre outros aspectos fora da nossa rotina de estudante. Qualquer maneira de obter mais conhecimento e informações sobre o município, principalmente através do prefeito, agrega à nossa formação e visão enquanto futuros gestores, seja da área pública ou privada”, finaliza. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem