CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Rede de proteção infantojuvenil debate prevenção ao suicídio

Evento com especialistas fecha o ciclo de palestras no campus II da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Rede de proteção infantojuvenil debate prevenção ao suicídio
Professora Ana Paula Fabrin falou sobre ideação, tentativa e comportamento suicida

Ciclo de debates sobre proteção às crianças e adolescentes foi encerrado na manhã desta sexta-feira (8) com o envolvimento de profissionais que atuam na rede de políticas públicas de Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) em Presidente Prudente.  O assunto em pauta foi suicídio.

A psicóloga Ana Paula Fabrin, professora do curso de Psicologia da Unoeste, falou sobre a abordagem multidisciplinar no suicídio infanto-juvenil. O policial bombeiro 1º tenente Lucas Kusunoki discorreu sobre abordagem técnica a tentativa de suicídio. O maior foco foi instruir os participantes em como lidar com a prevenção.

A coordenadora do Creas, a advogada Elaine Cristina Dias Spiguel, disse que a realização do ciclo neste ano de 2019 envolveu o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Câmara Técnica. O primeiro evento foi em maio, sobre abuso e exploração sexual.

O segundo foi em junho e o terceiro em agosto, respectivamente sobre trabalho com famílias e negligência. O último agora em novembro foi realizado na Torre de Cristal, no campus II da Unoeste, por conta do envolvimento de Ana Paula, convidada para palestra, e entendimento com a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), junto ao pró-reitor Dr. Adilson Eduardo Guelfi.

A presidente do conselho, Ariane Vieira Jacinto, disse que tratar do suicídio é um tema complexo quando se trata de adulto, o que se torna ainda mais complicado em relação a crianças e adolescentes. Daí a escolha de profissionais com expertise no assunto para instruir os envolvidos na rede de proteção social.

Os palestrantes conduziram as suas exposições sobre o assunto da forma mais didática possível, dando informações gerais, apresentando dados sobre os índices de suicídio e explicando como agir, especialmente no sentido de promover a prevenção, detectando situações como as de ideação, tentativa e comportamento suicida.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem