CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste Transforma em Iepê proporciona 1,6 mil atendimentos

Mais de 110 alunos e 22 professores estiveram envolvidos no mutirão de prestação de serviço à comunidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Unoeste Transforma em Iepê proporciona 1,6 mil atendimentos
Aferição de pressão arterial pelo curso de Medicina

A penúltima edição do Unoeste Transforma, o maior programa itinerante de responsabilidade social do oeste paulista, ocorreu sábado (9) em Iepê. Foram prestados 45 serviços para a comunidade, com 1663 atendimentos realizados por 119 alunos orientados e acompanhados por 22 professores.
 
Grande parte dos serviços foi de prevenção à saúde, o que para o prefeito Murilo Nóbrega Campos representa significativo reforço ao trabalho dos profissionais de saúde do hospital, das três estratégias de saúdes e das duas farmácias municipais. “A prevenção acaba onerando menos o cofre público”, disse o prefeito.
 
Prevenir é gastar menos com internação hospitalar, com remédio e com transporte de pacientes, especialmente para Rancharia e Presidente Prudente. Advogado com formação pela Unoeste, Campos enalteceu a oportunidade de parceria com a instituição que já conhece e também com o serviço itinerante de prevenção ao câncer.
 
O ônibus da Associação de Apoio ao Portador do Câncer também esteve em Iepê, para a realização de exames preventivos, estacionado em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental João Antonio Rodrigues, cujas salas de aula e o pátio foram ocupados pelas ações desenvolvidas pela Unoeste.
 
Dentre os serviços prestados pelos universitários estiveram acuidade visual, aferição de pressão arterial, aplicação de teste mini mental, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), teste de glicemia (diabetes), oficinas de produção de brinquedos pedagógicos, atendimento animal (cães e gatos) e distribuição de mudas de árvores, dentre outros.
 
Aparecida Mendes de Oliveira passou por vários serviços, gostou do atendimento e comentou que o prefeito poderia programar mais vezes. De volta há pouco tempo de Indaiatuba, cidade onde seu marido trabalhou até se aposentar, Aparecida disse ser bom voltar a morar em sua cidade de origem e ser bem atendida pelo poder público.
 
A professora de educação física Mercedes Rodrigues Rocha Alves Barbosa participou da oficina de Kirigami, dada pelos cursos de Design Gráfico, de Interiores e de Moda, ofertados nas modalidades presencial e a distância.  Falou da importância do trabalho manual para os alunos, no desenvolvimento da coordenação motora.
 
Uma realização diferente entre a universidade e a comunidade, em comparação com outras edições do Unoeste Transforma, foi proporcionada pela inspetora de alunos Leila Antonia Aparecida Garbuio. Ela doou para o Viveiro de Mudas uma peroba-rosa, espécie rara e que faz parte da lista de espécies para conservação no Brasil.
 
Ao lado da quadra coberta da escola tem um pé de peroba-rosa plantado em abril de 1958; portanto, com 61 anos e mais de 20 metros de altura. Foi de lá que extraiu a semente e plantou em vaso há três anos, para fazer a muda que doou à Unoeste e não foi a única doação, já que presenteou a universidade com outras espécies.
 
Com o hábito antigo de produzir mudas, boa parte plantada em sua chácara de dois alqueires, Leila doou mudas de palmeira rabo-de-raposa, espécie australiana da qual colheu semente na igreja matriz de Trindade, em Goiás; e tamareira com semente da árvore plantada por Oswaldo Cruz no Instituto Butantan, em São Paulo.
 
O técnico florestal e em meio ambiente, estudante do curso de Agronomia, Antonio Donizete Gonçalves ficou encantando com duas espécies raras de árvores na escola: peroba-rosa e jequitibá-rosa, também com 61 anos, no jardim da frente da escola. Ficou muito agradecido com as doações, na condição de funcionário do Viveiro da Unoeste.
 
No mutirão de serviços levados para Iepê, o curso de Agronomia ofereceu para a comunidade espécies nativas e exóticas, além de mudas de alface. O evento foi bem-sucedido e acompanhado pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi, dando suporte à caravana de estudantes e professores.
 
O professor do curso de Artes Visuais Josué Pantaleão pintou um quadro que foi entregue, junto a Guelfi, ao prefeito Campos e à primeira dama Iris Fernanda. A próxima edição do Unoeste Transforma, que será a última do ano, está programada para Marabá Paulista, no dia 24 deste mês na escola estadual, das 8h às 12h.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem