CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Especializações médicas são proporcionadas em alto nível

Profissionais são preparados para especialidades em 8,6 mil horas de estudos com atuação em período integral


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Especializações médicas são proporcionadas em alto nível
Mobilização dos candidatos ao processo de seleção realizado no HR

Dentre as parcerias bem sucedidas entre a Unoeste e o Hospital Regional (HR) “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”, está o programa de pós-graduação em especialização médica. Nesse final de ano acontece mais um concorrido processo seletivo. Foram 98 candidatos disputando 16 vagas em oito especializações proporcionadas em alto nível de qualidade, com 8,6 mil horas de estudos e atuação prática em período integral.
 
Para o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, esse é um momento importante, por estabelecer a continuidade dessa parceria marcada pelo sucesso, assim como tem sido com as demais entre as duas instituições. A especialização nos moldes da residência médica geram benefícios à qualificação profissional em áreas específicas, o que reflete nos atendimentos que o hospital presta à população de Presidente Prudente e região.
 
Os aprovados no processo seletivo têm os estudos custeados pela universidade, como contrapartida do convênio com o hospital.  Estritamente do ponto de vista profissional, a especialização gera condições para prestar provas de títulos aplicadas por órgãos de classe, que são as sociedades brasileiras em suas diversas especialidades. “Essas especializações vão ao encontro com o comprometimento da Unoeste na formação de alto nível”, afirma o pró-reitor.
 
A seleção teve início no dia 4 deste mês, com a aplicação de avaliação objetiva. Na manhã desta quarta-feira (11), ocorreu a segunda e última fase com o exame de suficiência em língua inglesa e entrevistas aos candidatos para as seguintes vagas em oito especialidades: duas em cardiologia, quatro em clínica médica, duas em cirurgia geral, duas em dermatologia, duas em ecocardiograma, uma em endoscopia, duas em geriatria e uma em psiquiatria.
 
Os resultados serão conhecidos na sexta-feira (13) desta semana, com a publicação no site da Unoeste. A maior procura foi por dermatologia, com 62 candidatos por duas vagas. A professora Dra. Marilda Aparecida Milanez Morgado de Abreu explica que esse interesse advém das possibilidades diversificadas para a atuação profissional, tais como: clínica, cirurgia, estética e oncologia cutânea. Outro fator está associado ao atendimento em consultório, regrado por hora marca.
Foto: João Paulo Barbosa Dra. Marilda Abreu: residente ou especialista sai muito bem preparado
Dra. Marilda Abreu: residente ou especialista sai muito bem preparado


A professora da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), que faz parte da equipe de preceptores da residência ofertada pelo HR e da especialização, oferecida pela Unoeste, comenta que os médicos em geral fazem atendimentos de emergência, o que significa não ter hora marcada para trabalhar. Com o dermatologista isso ocorre com bem menos frequência. Mas, geralmente, quando acontece, são casos como os de alergia ou infeções que podem resultar em outros problemas.
 
No caso da dermatologia, tomada como exemplo entre as demais especialidades, os novos médicos interagem com os próprios colegas, preceptores e profissionais de outras áreas, como é o caso da atuação em conjunto com o endocrinologista se a doença de pele estiver relacionada com o diabetes. A especialização em dermatologia dura três anos, para dar vazão a algumas especificidades. Outras duram dois, mas com cargas horárias idênticas. Conforme a Dra. Marilda, fato é que o médico sai muito bem preparado em sua especialidade, fazendo residência ou especialização.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem