CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estética da culinária japonesa deixa pratos mais atrativos

Chef do restaurante Banzai ensina técnicas de pratos típicos dessa cozinha


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Estética da culinária japonesa deixa pratos mais atrativos
Culinária japonesa está cada vez mais presente na rotina dos brasileiros

A culinária japonesa está cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros. Para chegar ao gosto do paladar nacional, algumas adaptações foram feitas e, a cada dia, surge uma novidade que atrai ainda mais adeptos. Fato é que essa culinária desperta a atenção principalmente pela sua estética e gera aquela conhecida expressão: “comer com os olhos”. Dominar essa arte pode ser o diferencial para os futuros profissionais de cozinha, por isso, os alunos do 3º termo da Gastronomia Unoeste participaram, nessa segunda-feira, da oficina sobre o tema com o chef do restaurante Banzai, Altieres Lopes.

Foi abordada a parte inicial da culinária, como preparo do arroz, filetar o peixe, utensílios utilizados, além da prática com o preparo de várias receitas típicas. O chef falou ainda da origem do sushi, a diferença do tradicional e do contemporâneo, além de questões sobre armazenamento. “Hoje, no Brasil, encontramos muito menos o sushi tradicional. É bem marcante o contemporâneo. O tradicional é mais o arroz, peixe e legumes. Atualmente, os restaurantes adequam os sabores à região, então, se utiliza especiarias para agregar sabores daquele país”, explica.

Para quem se interessa em seguir no ramo, o chef salienta que a culinária japonesa preza pela estética, pelo bom acabamento. “É preciso estar atento aos detalhes do sushi, as técnicas utilizadas, não é nada de outro mundo, o começo parece complicado, mas com a prática você chega ao conteúdo final. A dica é estudar e praticar bastante”, afirmou Lopes, destacando que o Banzai contrata muitos profissionais formados no curso de Gastronomia da Unoeste e recebe vários estagiários dessa graduação.
Foto: Mariana Tavares Oficina com o chef do restaurante Banzai, Altieres Lopes
Oficina com o chef do restaurante Banzai, Altieres Lopes


O professor responsável pela atividade, o chef Fábio Pimentel, salienta que a experiência com um convidado externo foi ótima. “Trazer um profissional da área tem muitos ganhos. Primeiro que é sempre bom trazer membros da comunidade gastronômica para as nossas salas e estimular relações. O segundo é ter alguém com experiência diária em alguma técnica para nossos alunos terem um proveito ainda maior. Eu sou o titular de cozinha asiática, por exemplo, domino as técnicas de sushi e sashimi, mas alguém que tem 9 anos de prática diária nessas preparações tem muito a acrescentar. Eu e os alunos aprendemos mais, o profissional da área ganha em conhecimento didático e os laços são estreitados... Então, todos ganham!”, pontua.

A aluna Maria Júlia Bassan aprovou a atividade e destacou a questão de ter contato com um profissional especialista no assunto, que deu a oportunidade de os estudantes participarem dos preparos. “Foi mão na massa, literalmente. Essa atividade me surpreendeu demais. Por não comer comida japonesa, eu nunca me interessei, mas na prática eu percebi que a cultura e os métodos de preparo são fantásticos e encantadores. O chef Altieres deixou bem claro que existe uma cultura por trás de cada preparo, exigindo muito cuidado e respeito”.

Quem também aprovou a oficina foi o aluno Gabriel Nunes Martins, que descreve o momento como dinâmico e rico em conhecimento teórico e prático. “É um ramo complexo e diferente. É uma das cozinhas que mais estão em alta, principalmente por ser bastante diversificada e utilizar técnicas diferenciadas. Quando recebemos profissionais de fora, podemos ter novos conceitos, uma nova visão. A aula foi excelente”, conclui.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem