CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste faz seu primeiro vestibular de Medicina em Guarujá

Prova ocorreu simultaneamente na cidade litorânea e em Presidente Prudente e teve candidatos de várias partes do Brasil 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Unoeste faz seu primeiro vestibular de Medicina em Guarujá
Candidatos chegaram cedo ao Colégio Adélia, em Guarujá (SP)

O sonho de ser tornar médico motivou centenas de pessoas a prestarem o primeiro vestibular da Unoeste para a Faculdade de Medicina de Guarujá. O processo seletivo foi realizado neste domingo (17) e as provas ocorreram, simultaneamente, na cidade litorânea e em Presidente Prudente (SP). A tradição na formação médica, a qualidade de ensino e a infraestrutura diferenciada foram os aspectos mais citados pelos candidatos ao justificarem a escolha pela instituição que é considerada pelo MEC, a segunda melhor universidade particular do estado.
 
Na cidade litorânea, os candidatos chegaram cedo ao Colégio Adélia, no bairro Santa Rosa. Uma ansiedade que não só podia ser percebida entre os candidatos, mas também entre os familiares que vivem a mesma expectativa pela tão sonhada aprovação. Como Nathalia Castro, 19, que veio com a mãe Tânia, de Santos (SP).  “Medicina sempre foi a minha primeira opção”, disse a jovem, que se disse ansiosa, mas esperançosa pelo bom resultado.
 
Também de Santos, os jovens Lucas Rocha, 17, e Eduardo Campos de Oliveira, 20, estavam acompanhados de suas mães Danielle e Ana Lúcia, respectivamente. Lucas, por exemplo, acabou de sair do ensino médio e foi um dos primeiros a chegar ao local da prova neste domingo.
 
Mas, teve gente que viajou mais de 1 mil km de carro para prestar o processo seletivo. Shaolee Gilarducci Lima, 39, é de Goiânia (GO). Apesar de o cansaço da viagem, a vontade de ingressar no curso médico o motivou a pegar a estrada em busca desse seu objetivo. Antes de entrar para a sala, onde realizaria a prova, ele conheceu outra jovem que também buscava uma vaga Mariana Lima, 20, que tem a mãe formada em Enfermagem e, por isso, sua ligação com a área da saúde é muito forte. Ela é da Baixada Santista também, cujas cidades marcaram presença no vestibular como o próprio Guarujá, Bertioga e cidades vizinhas. 
 
Foto: Ector Gervasoni Jovens Nathalia, Lucas e Eduardo estavam acompanhados de suas mães e vieram de Santos (SP)
Jovens Nathalia, Lucas e Eduardo estavam acompanhados de suas mães e vieram de Santos (SP)

Já em Presidente Prudente (SP), os candidatos do interior paulista e de outros estados como o Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais compareceram ao campus I da universidade para a prova.
 
O casal de namorados Amanda Labarce e Victor Buscariolo são moradores de Jaú (SP), cidade que também possui o campus da universidade. Contam que sempre tiveram interesse pela formação médica e as ótimas referências da Unoeste motivaram a tentarem uma vaga para a primeira turma da graduação da instituição na baixada santista. Os pais de Victor, Adriane e Ricardo, vieram com os candidatos para o processo seletivo. “Estamos confiantes e acreditamos que eles vão estudar em uma instituição que investe em educação e oferece uma formação diferenciada”, diz Adriane.
 
Eduarda Maia Cruz é de Guarujá, mas prestou o vestibular em Prudente, pois iniciou, recentemente, os estudos na área em Assis (SP). Ela comenta que pretende voltar para a cidade natal. “Tenho boas referências da Unoeste e saber que agora estará na Baixada Santista me anima bastante. Para mim, vai ser a chance de realizar o sonho de estudar Medicina, pertinho de casa”, pontua.
 
As amigas Ana Luiza dos Reis Mendonça e Layla Gabriela Alves de Lima percorreram mais de 700 km para prestar o vestibular no oeste paulista. Moradoras de Patos de Minas (MG), contam que, desde pequenas sonham em se tornarem médicas. “Quando soubemos que haveria processo seletivo da Unoeste para iniciar os estudos, ainda neste semestre, ficamos muito animadas”, diz Ana Luiza. “Não conhecíamos a universidade, mas ao pesquisar sobre ela, o que mais nos chamou a atenção foi a estrutura e a qualidade de ensino. Esses aspectos nos motivaram a prestar a prova para fazer parte da primeira turma da Faculdade de Medicina de Guarujá”, completa Layla.
 
Laura Triz é de Diamante do Norte (PR) e conta que desde a infância quer ser médica. “Faço cursinho há um ano para prestar o vestibular e se eu for aprovada, pretendo me mudar para Guarujá”, diz. Comenta que as expectativas sobre o novo campus da universidade são as melhores possíveis. “Acredito que a excelência no ensino e a infraestrutura de qualidade também serão disponibilizadas aos estudantes desse novo campus da instituição e isso me anima muito”, conclui.
 
Gabriela Tavares Fachineli esteve acompanhada da mãe Elenice e da cachorrinha Pink. Prudentina, ela expõe que decidiu pela medicina no terceiro ano do ensino médio e essa vontade foi aumentando cada vez mais. Revela que, aos 4 anos de idade, o pai Nelson, faleceu em decorrência de um câncer. “Quero me especializar em cirurgia oncológica pediátrica”. Emocionada, diz que a concretização desse sonho também será em memória ao pai. “Estou fazendo isso por ele e tenho certeza que lá de cima ele está me olhando”. Destaca conhecer de perto a trajetória da universidade, o que motivou a escolha pela instituição. “As expectativas são boas e espero ser aprovada nesse vestibular. Inclusive, as malas já estão prontas para me mudar para o litoral”, revela.
 
Resultados
De acordo com o edital do processo seletivo, a divulgação dos classificados será na próxima terça-feira (19), ou até o término da correção das redações. A matrícula dos candidatos classificados será recebida na secretaria da universidade no campus de Guarujá, localizado na Avenida Emílio Carlos, 109, Vila Maria. Especificamente aos candidatos de Presidente Prudente e região, a matrícula poderá ser efetuada na secretaria da universidade no campus I de Presidente Prudente, à rua José Bongiovani, 700, bairro Cidade Universitária. O horário de funcionamento das secretarias é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, das 8h às 12h.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem